ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite é pró-inflamatório?

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

EM 19/03/2021

1 MIN DE LEITURA

2
17

O leite e seus derivados são consumidos pela humanidade há cerca de 5 mil anos a.C. Mas, nos tempos atuais, estamos em dúvida se devemos manter este consumo ou abandonar. Afinal, o leite é um alimento saudável? 

Um estudo publicado na prestigiada revista da área de Nutrição (Critical Reviews in Food Science and Nutrition) tratou especificamente do risco deste produto ser pró-inflamatório. Para fazer esta avaliação, o grupo de pesquisadores analisou diversos estudos e propôs um escore de inflamação.

O artigo mostrou justamente o contrário, efeito anti-inflamatório para o leite em indivíduos com desordens metabólicas, mas pró-inflamatório para pessoas alérgicas às proteínas do leite. Ou seja, confirmou-se o que já sabíamos, alérgicos não devem consumir lácteos.

Outra observação interessante é que os produtos fermentados são ainda mais associados com resposta anti-inflamatória. Ou seja, melhor ainda!

É notável que o tema "inflamação" está despertando interesse de muitas pessoas e inclusive da comunidade científica.

Ainda assim, é importante esclarecer que classificar alimentos como pré ou anti-inflamatórios é algo muito novo e um tanto arriscado, visto que outros fatores devem ser mais decisivos nas respostas metabólicas de nosso organismo assim como a alimentação como um todo, estilo de vida, tipo de metabolismo e assim por diante.

Além disso, inflamação não será sempre ruim. Muitas vezes ela é essencial para nos livrar de algum agente infeccioso. O importante é manter a lei do equilíbrio. Saúde para todos nós!

Aproveite para conferir também a entrevista que a Professora Doutora Adriane Antunes concedeu ao Canal A Faca e o Queijo sobre o consumo de leite por adultos. Confira no vídeo abaixo: 

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Referência

Bordoni et al. (2017) Dairy products and inflammation: A review of the clinical evidence, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 57:12, 2497-2525, DOI: 10.1080/10408398.2014.967385.

*Fonte da foto do artigo: Freepik

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSMAR PEDRON

EM 22/03/2021

Acho interessante os temas abordados neste informativo
ADRIANE MORAES

EM 22/03/2021

Olá Sr. Osmar

Fico feliz com o feedback.

Atenciosamente

Adriane
MilkPoint AgriPoint