ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtividade e sustentabilidade de mãos dadas

AGROEFICIENTE NZ

EM 22/05/2024

3 MIN DE LEITURA

0
7

Modelo em sustentabilidade, agricultura regenerativa, inovação e boas práticas, a fazenda Lácteos Tronador, no Chile, que se inspira no modelo de produção de leite neozelandês, abriu suas porteiras para uma delegação convidada pela NZTE - New Zealand Trade and Enterprise, revelando suas práticas inovadores e seu compromisso com o meio ambiente. 

Com mais de 19 anos de experiência, a Lácteos Tronador, pertencente à divisão agrícola da Drake Investments, opera sob um sistema misto de produção. Parte da produção é proveniente do sistema a pasto, enquanto a outra se beneficia do sistema confinado. A propriedade possui 1.962 hectares e conta com uma ordenha carrossel para ordenhar suas 2.900 vacas em lactação. 

Ordenha lácteos tronador
Ordenha carrossel da Lácteos Tronador.

Para otimizar essa integração dos sistemas, a Lácteos Tronador, que iniciou sua jornada com a raça Holandesa, incorporou ao seu rebanho as raças kiwicross e Jersey, conhecidas por sua menor estatura, adaptabilidade ao pastejo e maior quantidade de sólidos do leite. Essa escolha estratégica visa garantir o bem-estar animal através de uma melhor adaptação ao ambiente, além de agregar valor nutricional ao produto. 

Rebanho da fazenda
Rebanho da fazenda.

Acompanhando a transição para o sistema misto, a fazenda investe na seleção genética, utilizando sêmen de touros das raças menores. Essa prática garante que as futuras gerações de animais estejam adaptadas às novas condições de manejo, proporcionando maior conforto, saúde e produtividade.

Bem-estar animal e ambiente em foco

A Lácteos Tronador prioriza o bem-estar animal e a proteção ambiental em suas operações. Possui certificações internacionais que comprovam suas boas práticas e investem em energias renováveis, como a fotovoltaica. A fazenda realiza o manejo eficiente de dejetos, direcionando-os para a fertilização orgânica de parte de sua pastagem, completando um ciclo da produção sustentável.

Separador de sólidos  Piscina de dejetos  
Separador de sólidos de dejetos (à esquerda) e piscina de dejetos (à direita).

Buscando a excelência e a manutenção de suas certificações, a Lácteos Tronador incorpora tecnologias neozelandesas de ponta em suas atividades diárias. Além do manejo de dejetos, a fazenda utiliza tecnologia para irrigação, pesagem, cercas e até mesmo na seleção de sementes para suas pastagens.

Pivô de irrigação ao fundo
Área de pastagem e pivô de irrigação ao fundo.

Superando a escassez da mão-de-obra

O gerente geral, David Van der Jagt, relatou que, assim como no Brasil, a produção de leite no Chile sofre uma escassez de mão-de-obra. Reconhecendo a importância da mão-de-obra qualificada, a Lácteos Tronador investe no desenvolvimento de seus colaboradores, oferecendo programas de treinamento e retenção de talentos. Essa iniciativa demonstra o compromisso da fazenda com seus funcionários e contribui para a superação da escassez de mão-de-obra que afeta o setor.

Pilar do sucesso e futuro

Ao final do tour pela fazenda, David compartilhou seus três pontos chave para uma produção leiteira de sucesso: longevidade, fertilidade e saúde animal. Ele ressaltou que, quando esses pilares estão alinhados, a maioria dos problemas da fazenda é sanada, resultando em maior rentabilidade e sustentabilidade.

David e a federação da Nova Zelândia
David Van der Jagt ao centro, funcionários da fazenda (à esquerda) e parte da delegação (à direita).

David também revelou que seu plano para o próximo ano é aumentar o percentual das raças Kiwicross e Jersey no seu rebanho, mantendo a boa produtividade e o leite orgânico puro Jersey comercializado. 

A Fazenda Lácteos Tronador se configura como um modelo inspirador para o setor agropecuário, demonstrando que é possível alcançar bons níveis de produtividade em harmonia com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar animal. A fazenda serve como referência para outras propriedades que buscam aprimorar suas práticas e contribuir para um futuro mais verde e próspero.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures