ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controle de mastite: como escolher o dip ideal para a fazenda?

POR DELAVAL

DELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTE

EM 12/05/2020

3 MIN DE LEITURA

0
2

Dentro de uma estratégia de controle de mastite, a seleção correta do pré e pós dipping contribuirá para a redução de novos casos da doença. Essa é a ferramenta chave para atingir as metas estabelecidas.

O que considerar na sua estratégia de controle de mastite?

Diante de tantas opções existentes no mercado, a fazenda e seu consultor de qualidade do leite devem levar em conta alguns pontos, como:

  • Desafio atual da fazenda, % atual de mastite e qual a meta estabelecida para controle de mastite;

  • Agente causador, que demonstrará qual o principal foco onde ocorrem as transmissões, e o produto e processo em que devemos focar nesse momento para melhorias imediatas;

  • Selecionar um produto com eficácia germicida comprovada, e claro com registro no Ministério da Agricultura, o MAPA;

  • Capilaridade do produto, que demonstrará a capacidade do produto em penetrar no canal do teto;

  • Facilidade no uso;

  • Capacidade de remoção de resíduos em especial ao pré dipping;

  • Tempo de ação, velocidade em matar microorganismos;

  • Se o produto possui ação de barreira (proteção dos tetos entre as ordenhas);

  • Consumo do produto durante a aplicação (gotejamento);

  • Segurança aos ordenhadores e animais;

  • Nível de cuidado que esse produto pode oferecer à pele do teto.

  • Custo x benefício.

Como avaliar o custo-benefício do dip (desinfetante para tetos) para o controle de mastite?

Analisando todos os custos referentes ao controle de mastite, é muito provável que o produto mais eficiente seja aquele com a melhor relação custo-benefício, considerando que o custo do produto é muito inferior ao custo de uma mastite.

A avaliação para essa escolha não é uma tarefa fácil, pois os desafios na fazenda também variam ao longo do tempo. O importante é conhecer as características que você deseja que o produto tenha e, com o seu produto selecionado, avaliar os resultados que comprovam a sua eficiência. Assim, você terá mais segurança em utilizá-lo para atingir as metas estabelecidas.

Além de toda a lista acima, é necessário escolher o principio ativo, que pode variar de acordo com a espécie bacteriana que deseja eliminar. Os produtos são testados por métodos in vitro, infecções experimentais ou infecções naturais, esse último sendo o mais aceito. 

Atualmente, o princípio ativo mais utilizado é o iodo. Um ponto crítico para os produtos iodados é a concentração de iodo livre, que é a pequena parte do iodo que não está complexada. Este é o componente ativo que realmente possui capacidade germicida, por isso é essencial conhecer a concentração dele, uma vez que o percentual de iodo total não demonstra a eficácia real do produto e não deve ser parâmetro para tomada de decisão.

Agora com os principais requisitos desejáveis na escolha do desinfetante de tetos listados e avaliados, chega a hora da decisão. Na hora de escolher o dip (desinfetante para tetos) ideal para o controle de mastite, leve em conta que a empresa que irá fornecer os produtos também seja uma parceira no dia a dia da sua fazenda e que, além dos produtos, lhe ofereça serviços de acompanhamentos, treinamentos e esteja com você nas metas estabelecidas. Afinal, sabemos que a mastite possui causas multifatoriais que vão além de produtos, por isso é preciso de conhecimento antes da execução.

O que é o programa DeLaval InService™ All Inclusive (ISAI)?

DeLaval InService™ All Inclusive (ISAI) é um plano completo de serviços e consumíveis personalizados para cada fazenda. Um representante autorizado DeLaval calcula a demanda de produtos e manutenção necessárias para o perfeito funcionamento de seu equipamento, planeja as entregas e executa os serviços de manutenção preventiva.

 

 

Para saber mais sobre o programa DeLaval InService™ All Inclusive (ISAI), acesse o site ou envie um email para comunicacao@delaval.com

Sobre a DeLaval

A DeLaval torna possível uma produção sustentável de alimentos. Desenvolvida com base na tecnologia e inovação, trabalha constantemente para encontrar maneiras de ajudar clientes e produtores de leite a fazerem mais com menos, fornecendo soluções e equipamentos de ordenha líderes de mercado.

Atualmente, a DeLaval conta com aproximadamente 4.500 profissionais apaixonados e focados, que trabalham em mais de 100 mercados ao redor do mundo. 

A empresa faz parte do Grupo Tetra Laval. Saiba mais em www.delavalcorporate.com.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures