FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como funciona o Alimentador Automático para Bezerras CF1000S

POR DELAVAL

DELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTE

EM 13/07/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

A fase de aleitamento de uma bezerra é um dos períodos mais importantes. Afinal, o aleitamento é um processo essencial para gerar animais fortes e com uma boa imunidade. Bezerras de leite requerem cuidados específicos para o seu desenvolvimento e o alimentador automático para bezerras tem como função principal facilitar o manejo alimentar. Usando a tecnologia, é possível contar com um sistema robotizado que garante a quantidade de alimentos e nutrientes ideal para cada animal. 

O que é o Alimentador Automático para Bezerras?

A criação de bezerras em grupo através de um alimentador automático é hoje um dos métodos mais eficientes de criação. Isso porque cada modelo de alimentador permite pré-estabelecer planos de alimentação, levando em conta o volume de leite, a concentração de matéria seca, as quantidades mínimas e máximas de ingestão e fornecimento de leite fresco ou sucedâneo lácteo, de acordo com a idade dos animais. 

Através do alimentador automático para bezerras, o produtor programa a quantidade de leite/sucedâneo conforme a necessidade do animal. Isso melhora o desenvolvimento e o bem-estar da bezerra. O sistema, além de favorecer o rebanho, também facilita o dia a dia do tratador e otimiza a mão de obra da propriedade.

Qual volume de leite devo dar para a bezerra mamar?

O volume de leite é controlado de forma individual, de acordo com a necessidade de cada bezerra. Nos primeiros 45 dias de vida é recomendado aumentar o volume, saindo dos habituais 4L/ dia para valores acima de 6L/dia. 

Vale destacar que, quanto maior o volume de leite, maior a dificuldade de fornecimento quando se trabalha com aleitamento manual. Por isso, um alimentador automático para bezerras representa praticidade, já que todo o controle do volume é feito de forma automática.

O que é o Alimentador Automático CF1000S?

O alimentador automático para bezerras CF1000S da DeLaval é um sistema robotizado que proporciona melhorias no fornecimento de leite, considerando as necessidades do rebanho.  O sistema trabalha leite integral, sucedâneo lácteo ou os dois, sempre misturando e aquecendo o alimento no momento do fornecimento.

Quando a bezerra se aproxima da estação de alimentação, CF 500 ou CF 1000 S, o animal é reconhecido por um transponder e, a máquina prepara a quantidade de leite conforme o plano de alimentação pré-determinado, na temperatura e concentração correta. 

A temperatura do leite, por exemplo, é importante para auxiliar no processo de digestão e redução de diarreias alimentares. Assim, uma das funcionalidades da CF1000S é o controle da temperatura. O sistema também trabalha com pequenas porções por visita (por exemplo 2L), favorecendo que a bezerra faça várias mamadas ao longo do dia.

Com o alimentador automático para bezerras CF1000S DeLaval, a alimentação é feita de forma bastante similar ao processo natural. Isso aumenta o bem-estar do rebanho e permite que a bezerra expresse um comportamento natural, através da socialização com o grupo.

Quantas bezerras devo usar por Alimentador Automático CF1000S?

O CF1000S pode atender até 120 bezerras/equipamento distribuídas em 4 grupos com 1 estação de alimentação por grupo. Dessa forma, é possível ter até 4 bezerras mamando ao mesmo tempo. 

Os alimentadores CF 500 trabalham com 2 postos de alimentação, permitindo que até 60 animais sejam alimentados. 

Como fazer a limpeza do Alimentador Automático CF1000S?

A limpeza de um alimentador automático é extremamente importante, pois evita a disseminação de doenças no rebanho.

O CF1000S possui dois sistemas de limpeza: um sistema totalmente automático que pode ser programado para até 4 limpezas por dia e outro semiautomático.  No primeiro, o equipamento conta com uma dosagem automática de detergente para a higienização da parte interna do equipamento. No sistema limpeza semiautomático, é necessário retirar as mangueiras de fornecimento de leite de forma manual e conectar no equipamento. Após este processo, a limpeza ocorre toda de forma automática em 100% das partes por onde passa o leite. 

Como o Alimentador Automático CF1000S vai ajudar nas tarefas da minha fazenda?

O alimentador automático para bezerras CF1000S DeLaval possui uma série de vantagens para o produtor, tais como:

Otimização de mão de obra

O equipamento otimiza o tempo do tratador responsável pelas bezerras. Como toda a alimentação é automatizada, o profissional tem mais tempo para outros manejos tais como:  verificar a saúde dos animais, fazer pesagem, medicar, vacinar entre outros.

O profissional também tem mais controle sobre o rebanho, pois tem acesso a todas informações geradas durante a mamada (volume de leite, velocidade de mamada, número de visitas). Além disso, todos os dados podem ser acessados via aplicativo. Assim, é possível avaliar em tempo real o desempenho alimentar das bezerras de qualquer lugar

Desmame gradual

O equipamento permite que o desmame seja feito de forma gradativa, assim como a introdução do concentrado. Isso reduz o estresse de desmame e evita a perda de peso do animal, melhorando sua saúde. 

Sobre a DeLaval

A DeLaval torna possível uma produção sustentável de alimentos. Desenvolvida com base na tecnologia e inovação, trabalha constantemente para encontrar maneiras de ajudar clientes e produtores de leite a fazerem mais com menos, fornecendo soluções e equipamentos de ordenha líderes de mercado.

Atualmente, a DeLaval conta com aproximadamente 4.500 profissionais apaixonados e focados, que trabalham em mais de 100 mercados ao redor do mundo. 

A empresa faz parte do Grupo Tetra Laval. Saiba mais em www.delaval.com/pt-br.

Acesse www.delaval.com para saber mais sobre a empresa. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint