ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Análise do comportamento animal na produção leiteira

DELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTE

EM 14/08/2023

4 MIN DE LEITURA

0
8

Analisar o comportamento animal é crucial para definir os caminhos da sua produção. Notar algo fora do padrão, antecipar problemas e até evitá-los, tudo isso pode ser percebido através do comportamento animal.
 

Comportamento animal e a interação com humanos

A interação humano-animal é essencial para o bem-estar porque impacta as emoções dos animais. Foi descrito que a frequência e o tipo de interações humano-vaca podem alterar profundamente o relacionamento.

As vacas têm a capacidade de reconhecer as pessoas. Atitudes negativas por parte das pessoas podem resultar em estresse, medo ou dor.

Para medir este tipo de interações podemos utilizar alguns indicadores como a "distância de fuga" que corresponde à distância máxima de aproximação de uma pessoa à vaca sem que esta mude de posição, bem como os indicadores do tratamento às vacas durante pastoreio e durante a ordenha.
 

Expressão do comportamento animal positivo

Existem três aspectos do comportamento social dos animais que afetam seu bem-estar: Comportamentos afiliativos, relações hierárquicas e agressividade.

Os comportamentos sociais positivos ou afiliativos que os animais manifestam naturalmente em grupos são interações sociais que contribuem para manter a coesão e o bom funcionamento do rebanho. Entre os comportamentos afiliativos mais conhecidos estão o aliciamento social, a brincadeira e a proximidade com outro membro do rebanho.

A ciência mostrou que o hormônio oxitocina é um mediador desse tipo de comportamento positivo, promovendo a expressão desses comportamentos e amortecendo a resposta ao estresse.

Cada fazenda deve promover condições para que os animais expressem um comportamento social positivo.
 

Comportamento animal durante a ordenha

Na hora da ordenha, as vacas devem se sentir seguras e confortáveis.

Importante observar e avaliar o comportamento dos animais durante a ordenha. Verifique sinais como: movimentos excessivos, coices, contenção inadequada do animal, mugindo, urinando ou defecando excessivamente durante a ordenha.

A presença de qualquer um desses comportamentos na área de ordenha são indicadores de que os animais podem estar sentindo desconforto e a causa desses comportamentos deve ser revisada.
 

Comportamento social de vacas leiteiras em sistemas convencionais

As vacas leiteiras são animais de comportamento social "gregário", que possuem uma estrutura social hierárquica e em sistemas convencionais se deslocam em grupos, como na ordenha.

O "comportamento natural de rastreamento" do gado pode ser explorado para facilitar seus movimentos.

Além disso, isso quer dizer, por exemplo, que é mais fácil tratar uma vaca se ela tiver outra ao seu lado, portanto, o isolamento dos animais deve ser evitado, a menos que seja estritamente necessário e sempre mantendo contato visual com o restante do rebanho.
 

Comportamento social de vacas leiteiras em sistemas robóticos

A avaliação do comportamento como indicador de bem-estar pode ajudar a conhecer como os animais estão lidando com seu ambiente e sua condição fisiológica.

Em sistemas com ordenha robotizada, o comportamento das vacas tende a ser mais "assíncrono", pois há maior "voluntariedade" por parte de cada animal, o que difere em parte quando comparamos a um sistema com ordenha convencional, onde as vacas saem a sala de ordenha em grupos resultando num comportamento subsequente "sincronizado" para alimentação, bebida e descanso, neste caso podemos observar um aumento dos comportamentos de dominância/ dominado devido à maior competição pelos mesmos recursos ao mesmo tempo.


Comportamento social de vacas leiteiras em sistemas a pasto

A caminhada diária das vacas para a sala de ordenha é um procedimento de rotina, que na maioria dos casos acontece 2 ou 3 vezes ao dia. As vacas devem andar no seu ritmo, sem serem apressadas em nenhum momento.

O passo normal de uma vaca é quando ela pisa com um membro posterior onde pisou com o membro anterior do mesmo lado. O trote voluntário durante a condução é aceito, porém o trote forçado por uma pessoa não é.

Do ponto de vista comportamental, um grupo de vacas que está sendo tocado por uma pessoa tende a formar "fileira única" enquanto se move em uma velocidade adequada, se o rebanho for tocado de forma inadequada, elas caminharão de forma "amontoada" com o risco de perder o passo normal ao caminhar, predispondo a problemas nos cascos e aumentando a probabilidade de acidentes.

 

Comportamento das vacas em trabalho de parto

O comportamento é um dos pilares a serem avaliados quando se trata de entender o estado de bem-estar que um animal pode ter em um determinado momento.

Mudanças no comportamento social, em repouso ou na hora da alimentação nos darão informações úteis para saber o que está acontecendo com o animal.

O parto é um processo natural que envolve mudanças no comportamento, como sinais de inquietação, diminuição do consumo de ração, redução da ruminação, mudanças frequentes de postura, a vaca olha para sua parte traseira e aumenta o comportamento exploratório, além de levantar e arquear a cauda, ??e em um estágio mais avançado a vaca permanece deitada em decúbito lateral ou em posição de repouso.

Conhecer esses comportamentos nos permite identificar se o parto esta evoluindo normal ou se está sendo difícil (distocia), o que indicará se é necessário auxiliar a vaca.

Após o parto, a vaca deve começar a lamber o bezerro. O treinamento constante é recomendado para que o pessoal da fazenda conheça o comportamento no momento do parto e, assim, tenha um sistema de supervisão e assistência que permitam partos seguros.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures