ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alimentador móvel: como facilitar o aleitamento de bezerras?

DELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTE

EM 12/04/2021

4 MIN DE LEITURA

0
3

O aleitamento das bezerras é uma das tarefas mais importantes desta fase da criação, sendo necessário uma rotina rígida com horário e temperatura do fornecimento do leite, mantendo uma constância na alimentação. Para cumprir essa rotina, todos os dias os responsáveis pelas bezerras passam por um enorme desafio para aquecer o leite, deslocar grandes volumes de leite que seja o suficiente para atender todas as bezerras e fornecer a quantidade correta para cada animal. O sucesso na execução desses desafios e rotinas resultam em melhoras no desempenho e saúde das bezerras.

Como o aleitamento incorreto pode ser prejudicial para a saúde e desenvolvimento das bezerras?

Aleitamento de BezerrasO leite é a principal fonte de nutrientes para as bezerras nos primeirs dias de vida até que ela apresente consumo satisfatório de concentrado inicial e esteja pronta para desaleitar. Portanto, as variações e inconsistências de manejo afetam de forma direta no desempenho e saúde das bezerras. Dentre as variações podemos destacar a qualidade do leite, quantidade fornecida e padronização da temperatura, como já falamos antes, na criação de bezerras é necessário ter rotina. A qualidade do leite é um dos principais fatores que influenciam o desempenho e saúde, variações diárias na materia seca podem reduzir o ganho de peso, já a temperatura do leite é outro fator importante, principalmente na constância da temperatura fornecida. A temperatura do leite consumido tem influência na velocidade de coagulação do leite dentro do abomaso e cosequentemente ao início do processo de digestão, disponibilização dos nutrientes. O segundo ponto relacionado a temperatura é que bezerras que recebem leite com temperatura abaixo de 38°C precisam utilizar a tempertaura corporal para aquecer o leite conumido, gastando energia e consequentemente reduzindo o ganho de peso esperado.

Qual a dose ideal de leite a ser fornecida para as bezerras?

É muito difícil estabelecer a quantidade ideal de leite que a bezerra deve receber por mamada, no entanto, para animais com alto consumo de leite/dia o ideal é que seja feito pelo menos 3 mamadas, dividindo em porções menores que também estimularão o consumo de concentrado. Em criações feitas por alimentadores automáticos, por exemplo, a média de mamadas por dia varia entre 4 e 5 vezes, dependendo do consumo total diário e o tamanho da refeição fica em torno de 1,5 L/mamada mesmo quando esta disponível 2L/mamada; este resultado mostra que as bezerras possuem uma preferencia comportamental por mamar mais vezes e em porções menores. Na média, é recomendado entre 2 e 3 L/mamada quando é possível fornecer o leite mais de duas vezes/dia; para fazendas onde são realizadas apenas 2 mamadas/dia geralmente são oferecidos até 4L/mamada. O importante é garantir que quantidade programada no plano de alimentação seja ofertada para as bezerras durante todo o período de aleitamento para que os cálculos de ganho de peso possam ser calculados corretamente e relacionados ao consumo de leite e concentrado inicial.

Qual a temperatura ideal do leite fornecido às bezerras?

Cada vez mais tentamos fazer a criação artificial, criação feita pelo homem, ficar o mais próximo possível da criação natural, onde as bezerras ficariam com a mãe. Portanto, pensando neste sentido a temperatura ideal do leite para o fornecido à bezerra é próximo a temperatura corporal da vaca, por volta de 38.5°C que seria a temperatura que a bezerra mamaria no teto da vaca. Esta temperatura auxilia na rápida coagulação do leite dentro do abomaso, melhorando a eficiência da digestão e cosequentemente aumentando o ganho de peso. Quando o leite é fornecido em temperatura abaixo de 38°C a bezerra precisa utilizar a temperatura corporal para aquecer o leite ingerido e isto resulta em grande gasto de energia que pode levar a diminuições no ganho de peso (Flipot et al., 1972; Elligsen-Dalskau et al., 2020), quanto menor a tempertaura maior gasto energético. Em um estudo realizado com o objetivo de avaliar o desempenho de bezerras recebendo leite aquecido (38°C) ou frio  (8°C), eles observaram que bezerras alimentadas com leite a 8 ° C tremiam por vários minutos após mamarem, indicando redução da temperatura corporal (Elligsen-Dalskau et al., 2020). Outro fator que podemos correlacionar com a temperatura do leite é a facilidade do consumo voluntário, quando o leite esta aquecido as bezerras mamam mais facilmente em comparação ao leite fornecido frio.

Como driblar as dificuldades de deslocamento dos alimentadores nas propriedades em geral?

Uma forma de driblar a dificuldade que existe em deslocar grande volume de leite para alimentar as bezerras e manter a temperatura correta do começo ao fim do fornecimento é a utilização do Calf Milk Mobile (CMMTM), carrinho de distribuição de leite da DeLaval. O CMMTM permite deslocar 120 ou até 200 L de leite com o menor esforço possível com auxílio do seu sistema autmático de deslocamento e mantem a temperatura programada até a última bezerra receber o leite, são duas versões disponíveis o CMM120+ e o CMM200+. Este sistema possui um dosificador que pode ser programado até 3 doses diferentes de leite, assim, basta posicionar o dosificador no baldinho da bezerra e apertar 1 botão para fornecer a quantidade correta e esperada para cada animal. Além de todos os benefícios já descritos, o CMMTM também possui sistema de limpeza por spray ball que limpa o depósito de leite por completo.

Para saber mais clique aqui e acesse o site da Delaval para saber mais sobre os alimentadores. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures