ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Você sabe escutar uma vaca?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 05/04/2021

4 MIN DE LEITURA

0
11

Cada vez mais o consumidor final exige produtos de origem animal que sejam oriundos de propriedades que ofereçam o máximo de saúde e bem-estar a seus rebanhos, tornando a produção cada vez mais exigente e preocupada em oferecer conforto aos animais, para assim, poder ofertar um produto limpo, saudável e de qualidade à quem consome. Desta maneira, dentro da atividade leiteira surgem muitas inovações que facilitam a produção de leite, desde equipamentos de ordenha e instalações até softwares de gestão e monitoramento, que além de gerarem maior conforto aos animais, proporcionam ganho de tempo aos produtores e também geram maiores lucros.

O monitoramento dos rebanhos vem se tornando cada vez mais necessário dentro das propriedades, pois é através disto, que o produtor pode tomar decisões mais rápidas e precisas. O sistema de monitoramento COWMED permite que as vacas sejam ouvidas! Mas como assim, ouvidas?

Ouvidas pois a partir da mudança de comportamento delas, que o sistema de monitoramento gera um alerta de saúde que chega até o produtor de uma forma muito simples: pelo celular. É como se a vaca mandasse um WhatsApp dizendo assim: “Oi! Não estou bem hoje, você pode vir me ver?” E é assim, através dos alertas precisos de saúde, que o produtor sabe qual dos seus animais necessita de maiores cuidados.

Antes da enfermidade tornar-se clínica, há muitos sinais subclínicos que não são perceptíveis aos olhos, e com a inteligência artificial, é possível ver estas mudanças comportamentais e agir antes que o problema se agrave. A COWMED permite que o produtor fique passos à frente da doença, podendo ofertar mais saúde e conforto às suas vacas, através de manejos corretos nas horas certas.

Além do mais, com a gestão de dados que o sistema oferece, é possível analisar quais as enfermidades que mais acometem o rebanho leiteiro de uma propriedade e assim, tomar medidas de controle e prevenção de determinada doença, evitando que outros animais sejam prejudicados. Monitorar e utilizar os dados oferecidos pela COWMED é saber: quais as necessidades que as vacas têm, quais medidas e manejos deram certo e quais não deram. Desta maneira, o produtor poderá ofertar ao seu rebanho o que realmente é preciso.

Os prejuízos que as propriedades têm com gastos em medicamentos e com o descarte do leite, é muito grande, e pior, estes problemas podem sim ser evitados, mas muitas vezes não são. Evitar que as vacas fiquem doentes é um investimento não somente na saúde e bem-estar, mas também no produto de qualidade que será produzido e consequentemente, no maior lucro do produtor. Atualmente, o cuidado com as vacas é levado muito em consideração no momento em que o consumidor final irá adquirir sua caixinha de leite no mercado. As pessoas têm buscado por isso. O leite é melhor pago ao produtor, em função disso! Logo, aliada a estes aspectos, a CowMed ajuda os produtores a melhorarem as condições de saúde do rebanho, garantindo o melhor desempenho dos animais durante a lactação e consequentemente, a terem maiores lucros.

No exemplo abaixo, o gráfico mostra o comportamento de uma vaca no período de transição, desde a secagem até o pós parto, aonde é possível observar os seguintes aspectos:

 

Mudança de comportamento da vaca seca

Figura 1 - A partir do dia em que esta vaca foi seca, houve uma mudança de comportamento, o que é normal, pois foi realizada uma troca de lote para o pós-parto, proporcionando que o ócio (linha azul) ficasse mais elevado e a atividade (linha vermelha) e ruminação (linha verde) mais baixas.

 

Alerta de saúde das vacas

Figura 2 - Com a mudança repentina e maiores variações no padrão de comportamento, o sistema gerou alertas de saúde, informando ao produtor a necessidade de maior observação e acompanhamento do animal.

 

Alerta de saúde próximo ao parto da vaca

Figura 3 – Perto do momento do parto o sistema gerou um alerta, informando que a vaca precisa ser observada mais vezes. E após parir, o animal recuperou-se rapidamente.

 

É possível observar que esta vaca em específico, demonstrou grandes mudanças no período de transição, porém, o trabalho em conjunto entre os alertas de saúde e a observação visual do animal, permitiu que após a concepção a vaca se recuperasse rapidamente, de forma estável e com boas médias nos parâmetros comportamentais, que permanecem até o presente momento.

Assim, com o acompanhamento do animal em um período mais crítico, foi possível tomar ações preventivas, garantindo que a vaca tivesse uma boa recuperação.

Escute mais suas vacas! Saiba o que elas querem te dizer! Uma propriedade só terá sucesso de verdade na cadeia leiteira, se souber olhar seus animais com outros olhos, os de empatia, e a COWMED oferece isso, na palma da mão!

 

Maria Eduarda Cesar SalvadorMaria Eduarda Cesar Salvador

Acadêmica de Zootecnia da UFSM

Analista de Sucesso do Cliente da COWMED

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures