ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leitaria Yurkoski: Tecnologia para sucessão familiar

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 11/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
5

Você gostaria de saber o que a sua vaca está dizendo em tempo real? Imprevistos acontecem e nos dias de hoje não podemos estar 24 horas observando nossas vacas.

Mas e se você conseguisse ter seu rebanho na palma da sua mão?

O sistema de monitoramento das vacas ajudou o Robson André Yurkoski (carinhosamente conhecido como Robinho) e a sua família a garantirem a qualidade de vida que seu pai sempre esperou para seus animais quando começou a criação a 36 anos atrás. Seu pai, José Adenir Yurkoski e sua mãe, Angélica Yurkoski, iniciaram sua criação com quatro animais. Ao longo do tempo a propriedade foi crescendo e investindo em tecnologia e melhoramento genético, além do sistema de confinamento que foi adotado a 7 anos.

Figura 1 - Família Yurkoski, exemplo de sucessão familiar bem sucedida

A Leitaria Yurkoski é uma propriedade familiar onde José e seus filhos Robson, José Junior e Andressa investem cada vez mais para o sucesso de sua produção. Possuem apenas um funcionário para auxilio geral e atualmente contam com 80 animais em lactação, com perspectiva de chegar a 110 animais até a metade do ano de 2021,e média de 39 litros/dia.

O sistema de monitoramento 4.0 da COWMED para detecção de cio, vaca doentes e nutrição de precisão foi adotado a quase dois anos e meio com o objetivo de entender mais sobre o comportamento dos animais.

Hoje já estamos bem adaptados ao sistema, sabemos lidar com ele. Os animais transmitem muitas coisas, muitas informações para gente. Nós temos absorvido bastante coisa, tem ajudado muito na parte de identificar alguma anomalia antes de se agravar. Tanto na parte de mastite, que tem pouca incidência, mas que as vezes acontece, quanto na parte de doenças, como a pneumonia, que afetam bastante hoje em dia as propriedades em geral.”

Segundo Robinho a perspectiva do monitoramento era alinhar a reprodução, a nutrição e a saúde dos seus animais, para que pudessem ter todo o conforto e bem-estar necessário para desempenhar toda sua capacidade genética.

Produção, saúde e reprodução caminham juntos. Então não dá pra deixar um ficar para trás. Temos buscado quase sempre uma nutrição adequada, alinhada para os animais. Buscando bastante saúde, até na parte de qualidade de leite também.”

Figura 2 - Bem-estar animal e genética andando juntos

Através do sistema de monitoramento da COWMED, a família Yurkoskie outras tantas pelo Brasil afora acompanham em tempo real a ruminação, atividade, ócio, consumo e ofegação dos seus animais. A tecnologia no campo é crucial para que as fazendas consigam medir a saúde e o bem-estar dos seus animais pela ótima das vacas, e que esta visão potencialize sua capacidade produtiva e reprodutiva.

O Robinho confia no sistema de monitoramento 4.0 da COWMED e aconselha: “O sistema vem para nos aproximar mais da nossa própria vaca. Então se você tem um sistema hoje que te oferece todo o monitoramento desses animais, toda a parte de reprodução, saúde, atividade, toda a parte do estresse térmico. Você estará eliminando muitos problemas. Então entrar no sistema Cowmed é uma ótima alternativa para todos que gostam de vacas e estão na atividade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint