ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Telemedicina para vacas?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 18/11/2021

4 MIN DE LEITURA

0
1

Dois anos de profundas e avassaladoras mudanças em nossas maneiras de viver mediante ao cenário imposto pela pandemia nos deparamos com uma realidade totalmente nova, o confinamento. Surgiram novos hábitos de consumo, novas maneiras de nos entreter, novas formas de trabalhar e até de ir ao médico. A maioria dos setores da economia precisaram fechar suas portas frente à crise sanitária, o que não ocorreu no setor de produção agropecuária que, por estar naturalmente longe de grandes aglomerações e focos de transmissão, permitiram seguir trabalhando e produzindo alimentos.

As transformações que estamos vivendo no mundo exigem formas de trabalhar e tomar decisões, estas baseadas em dados, o que favoreceu o desenvolvimento de novas Startups, no setor agropecuário não é diferente. Segundo o relatório Radar Agtech Brasil 2020/2021, elaborado a partir de uma parceria entre Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), SP Ventures e Homo Ludens Research and Consulting, com apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) o número de startups ativas é 40% maior em relação à edição anterior, pré-pandemia, o que confirma a digitalização do setor.

Todas estas mudanças, entre elas a necessidade de trabalhar a distância, devem ser vistas com olhares positivos. Imaginemos um médico acompanhando à distância seu paciente com sintomas leves de Covid-19. E porque não um médico veterinário, ou o próprio produtor, receber um alerta de que um animal está com alterações de seu comportamento ou acompanhar a evolução de um caso clínico de uma doença em uma vaca. Praticar telemedicina em vacas? Mas, do que se trata? O termo telemedicina tem origem na palavra grega ‘tele’, que significa distância.  Assim, a telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação. Diagnosticar e tratar vacas à distância? Não é disso que se trata. Intervenções presenciais sempre serão necessárias, análises clínicas avaliando os sintomas do animal. A questão é identificar mudanças sutis no comportamento de uma vaca que indiquem que ela pode não estar bem, que este animal está apresentando um comportamento fora de seu padrão considerado normal. Acompanhe o exemplo abaixo:

Caso de anaplasmose.

Imagem 1: caso de anaplasmose

Neste caso podemos observar um caso em que a vaca passou a mudar seu padrão de comportamento no dia 30/09/21 com um aumento gradual de ócio (linha azul), ou seja, essa vaca começou a ficar mais parada. No dia seguinte, dia 01/10/21, o caso seguiu evoluindo onde apresentou uma queda no seu padrão de ruminação (verde), provavelmente passou a comer menos por estar já em desconforto, alterando seu status para animal em desafio. Até o momento fica-se com uma incógnita sobre o que está acontecendo com esta vaca, apenas sabemos que algo de errado está acontecendo e que um olhar mais cuidadoso deve ser dado a ela. O caso seguiu evoluindo negativamente e, no dia 04/10/21 com status de animal em observação, uma avaliação clínica foi feita e o animal foi diagnosticado com tristeza parasitária bovina e devidamente tratado. O próximo passo foi avaliar a resposta dela ao tratamento, que neste caso, foi assertivo pois já no dia 06/10 teve seu status alterado para normal, voltando ao seu padrão de comportamento anterior ao caso da doença.

Mais um caso semelhante, entretanto, com um diagnóstico um pouco mais tardio e com um tempo de recuperação um pouco maior.

Caso de anaplasmose.

Imagem 2: caso de anaplasmose.

Neste caso observamos um animal com alteração de comportamento que se iniciou no dia 13/07/21 e uma alteração de status no dia 14/07 para animal em desafio. A evolução foi gradual e o caso se agravou, no dia 18/07 o status foi alterado para grave e somente então foi feita a análise clínica do animal e o diagnóstico de tristeza parasitária bovina. Com o animal devidamente medicado seguimos observando remotamente sua resposta ao tratamento, que desta vez ocorreu de forma mais lenta tendo status alterado para normal somente no dia 23/07/21, ou seja, 5 dias depois.

É fato que cada animal responde de forma diferente ao tratamento feito, entretanto observamos que animais diagnosticados e tratados com intervalo de dias maior a partir da primeira alteração de status tem uma recuperação mais lenta frente aos diagnosticados e tratados com intervalo menor depois da primeira alteração de saúde. 

Detectar visualmente alterações sutis nos comportamentos dos animais é algo difícil, pouco provável de que aconteça. Com a evolução de tecnologias capazes de monitorar o comportamento das vacas e o crescente desenvolvimento da inteligência artificial, é cada vez mais fácil e rentável adquirir tais ferramentas que alertem pessoas sobre as pequenas mudanças de padrão comportamental que os animais estão sofrendo e possibilitar diagnósticos e tratamentos mais precoces, bem como o acompanhamento remoto destes para avaliar a resposta ao tratamento e fazer, se necessário, mais intervenções é uma prática de telemedicina. 

O mundo em que vivemos, com margens de lucro cada vez mais apertadas, custo dos insumos subindo absurdamente e pouca margem para erros exige mais certeza nas tomadas de decisão. Ações mais rápidas e assertivas se transformam em mais dinheiro para o caixa das fazendas.

Para saber mais clique aqui.

 

Ezequiel Alan weberEzequiel Alan weber

Tecnólogo em Gestão do Agronegócio, MBA em Gestão Financeira.

Analista de marketing Cowmed

 

Referências

Radar-Agtech-Brasil-2020-2021-Embrapa-SP-Ventures-Homo-Ludens-Relatorio-Final.pdf (radaragtech.com.br)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures