ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Suas vacas estão perdendo produção e tem a eficiência diminuída quando as temperaturas aumentam? Você não sabe como avaliar?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 26/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
2

O estresse térmico em vacas de leite é um dos principais problemas enfrentados pelos produtores na época mais quente do ano. Estresse pode ser entendido como mudanças ambientais severas, as quais são capazes de afetar a fisiologia, comportamento e a produção; o estresse térmico ocorre quando o ganho de calor da vaca é superior a taxa de perda, implicando na saída da sua zona de conforto.

Essa saída da zona de conforto implica em várias alterações nas funções biológicas, isso é visível nas suas vacas, na fazenda, através do aumento da frequência cardíaca e respiratória, animais ofegantes e com salivação excessiva, vacas inquietas e em pé, sem deitar, diminuição no consumo, e como resultado pode ocorrer, diminuição da produção, da qualidade do leite e da eficiência reprodutiva.

Isso pode ser observado em todo o lote, mas também individualmente em determinadas vacas e isso precisa ser observado e levado em consideração, visto que existe uma influência genética a essa característica, portanto identificar vacas e famílias de vacas que sejam mais resistentes ao aumento de temperatura se torna importante, como podemos ver no gráfico abaixo, onde considerando 10 vacas com as mesmas condições ambientais, algumas apresentam frequências respiratórias diferentes, como por exemplo, a vaca “Pintadinha” tem uma frequência respiratória aumentada, se comparada as outras vacas, conforme aumenta a temperatura.

Gráfico da variação da frequência respiratória individual ao decorrer do dia

Figura 1: Gráfico da variação da frequência respiratória individual ao decorrer do dia

Fonte: Informação pessoal, cortesia professor Marcelo Cecim

Hoje, o monitoramento pode ajudar com essa tarefa de identificar esses animais com a frequência respiratória aumentada, utilizando as coleiras da Cowmed, você pode acompanhar a ofegação de suas vacas. Vacas com ofegação elevada devem ser acompanhadas de perto, visto que o estresse calórico pode agravar outras doenças que as vacas já possuem, além de indicar um possível problema sanitário que leve essa vaca a sentir dor e, como consequência, levar ao aumento da frequência respiratória.

Vaca com ofegação elevada e diagnóstico de laminite

Figura 2: Vaca com ofegação elevada e diagnóstico de laminite.

Portanto, o monitoramento da ofegação do rebanho se torna importante, a medida que selecionar vacas mais resistentes ao calor se torna necessário e que vacas com ofegação podem estar querendo nos dizer sobre um possível problema sanitário e nós precisamos escutar o que as vacas nos dizem através dos gráficos, olhar as vacas e identificar essas necessidades,  a partir disso tomar decisões, sejam elas individuais ou de rebanho, visando manter a produção e eficiência reprodutiva de cada vaca, consequentemente do rebanho.

Para saber mais clique aqui.

 

Referências:

OLIVEIRA, F.S. et al. Efeito do estresse térmico sobre os parâmetros fisiológicos e bioquímicos de ovinos criados em clima tropical. PUBVET, Londrina, V. 6, N. 16, Ed. 203, Art. 1359, 2012.

REAGRO. Rehagro. Estresse térmico em vacas leiteiras: como identificar. 2018. Disponível em: https://rehagro.com.br/blog/estresse-termico/. Acesso em: 23 nov. 2021.

 

Nathan BiavattiNathan Biavatti

Acadêmico de Medicina Veterinária

Analista do Sucesso do Cliente

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures