ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sabia que agora a CowMed avisa você sobre o descarte do leite?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 27/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
2

Você sabe que produzir leite de qualidade é um grande desafio e demanda alguns cuidados importantes e extrema atenção. Quem aqui já esqueceu de descartar o leite com resíduos de antibióticos e acabou perdendo uma noite de sono e teve aquela “dorzinha no bolso”?

Pois é, a produção de leite com qualidade e sem resíduos de antibióticos é uma exigência das Instruções Normativas 76 e 77 publicadas no ano de 2018, as penalidades existentes nessas normativas faz com que você, produtor rural, fique sempre atento no manejo dos animais que, estão sob tratamento de antibióticos, para evitar a contaminação por resíduos do medicamento utilizado.

Os antibióticos são substâncias indesejáveis no leite, dois fatores importantes devem ser levados em consideração, um deles são questões de saúde pública, pois a presença desses resíduos de antibióticos no leite pode ter um efeito adverso na microflora intestinal humana e o consumo por tempo prolongado pode causar resistência. Outro fator são os problemas tecnológicos em produtos fermentados, o que causa alguns problemas a nível de indústria e o produtor acaba sendo punido. 

Mas então, o que fazer para evitar essa substância indesejável no leite?

  1.  Aplique medicamentos nos animais mediante recomendação do médico veterinário;

  2. Fique atento ao período de carência;

  3.  Descarte TODO o leite da vaca tratada pelo tempo determinado na carência;

  4. Quando aplicar medicamentos intramamários TODO o leite do animal deverá ser descartado;

  5.  Leia a bula e rótulo do medicamento e sempre observe as informações;

  6.  Identifique os animais em tratamento e os ordenhe por último.

Pensando em todas essas questões e da importância de se ter um controle no descarte desse leite, a empresa de monitoramento animal CowMed, que tem por objetivo traduzir a opinião da vaca, traz ao mercado uma nova atualização no seu software de gestão. No módulo controle leiteiro temos agora uma lista do descarte de leite, nele o produtor poderá acompanhar o tempo de carência de suas vacas em tratamento, em uma listagem exclusiva para esses animais, evitando equívocos na hora do manejo e isso tudo de uma maneira simplificada e na palma de sua mão, basta ter acesso a um smartphone. 

E como funciona?

 

Controle leiteiro/ descarte do leite

1. Ao registrar um evento de saúde, o usuário do software da CowMed poderá registrar se o leite precisa ser descartado ou não e qual a data e hora que o animal pode voltar para a ordenha.

Registro de evento de saúde

2. Uma listagem no menu "controle leiteiro" chamado de "Descarte da produção" será listados os animais que estão "em tratamento" e não podem ser ordenhados.

Menu Controle Leiteiro

3. Com base no período informado para retorno da ordenha, o sistema emitirá um alerta para o smartphone do cliente de que determinado animal está liberado novamente para a ordenha,  4 horas antes do horário previsto para a liberação.

Notificações CowMed

A CowMed é uma empresa que tem por objetivo facilitar o dia a dia do produtor, e lembrando que a presença de resíduos de antibiótico no leite é prejudicial à saúde humana. Por isso é necessário ter uma atenção rigorosa no manejo desses animais em tratamento.

 

Júlia Fernandes AiresJúlia Fernandes Aires

Mestra em Zootecnia

Analista de Sucesso do Cliente da CowMed

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint