ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Propriedade Neuberger: profissionalismo, inovação e bem-estar animal

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 15/12/2020

3 MIN DE LEITURA

1
7

A atividade leiteira iniciou em 2008 na propriedade da família do produtor Hiomar Neuberger, com poucos animais era uma atividade secundária, que tinha na produção de grãos a maior concentração de renda até aquele momento.

Aos poucos o plantel de vacas foi aumentando e a atividade sendo cada vez mais observada como estratégica pelos proprietários, uma vez que ajudava muito nos custos da propriedade.

Com o auxilio da Cooperativa Cotrijal a fazenda sempre buscou elevados níveis de profissionalismo e gestão, desde seu início procurando treinamentos, palestras, visitas técnicas e tecnologias inovadoras que pudessem otimizar a produção da fazenda. Além de ser a primeira propriedade da região a investir num sistema de internet visando adaptar a propriedade ao novo mundo, em 2016 a família decidiu investir num sistema de confinamento por Compost Barn visando aumentar a produtividade dos animais que na época girava em torno de 18 à 20 litros de leite

O confinamento entrou em funcionamento em março de 2017, e a partir daí a atividade leiteira ganhou um destaque maior e a produção começou a aumentar gradativamente, mesmo que alguns desafios começassem a surgir a partir deste novo modo de manejo.

Maiara Neuberger, sócia proprietária da fazenda, conta com orgulho a evolução dos resultados da propriedade.

“Atualmente são 3 anos e 8 meses que estamos no sistema, com 60 animais em lactação, média de produção de 37 litros leite vaca/dia, DEL de 158 dias. A propriedade vem trabalhando com acasalamento com alto padrão genético, possui um plantel de 104 animais na propriedade contando os animais em lactação, terneiras, novilhas e vacas secas.”

Maiara ainda conta os focos de trabalho nos últimos anos que levaram a propriedade a chegar nestes resultados.

“Não se tinha um trabalho tão grande com genética, reprodução, saúde das vacas, criação de terneiras e novilhas e a propriedade vem trabalhando muito essa parte ao longo dos últimos 4 anos”.

PECUÁRIA 4.0 – COWMED NA FAZENDA

Em outubro de 2019 juntamente com a Cooperativa Cotrijal a propriedade resolveu adotar uma forma nova de ouvir suas vacas, e optou por monitorar 40 animais do seu rebanho através dos colares COWMED. O objetivo era entender de forma mais concreta e precisa como cada vaca monitorada se comportava ao longo de cada hora do dia, buscando assim não somente melhorar seus índices zootécnicos mas proporcionar mais bem-estar ao rebanho.

Como sempre na sua história, a fazenda queria melhorar, crescer, fosse aumentando os índices reprodutivos através da detecção de cios, como salvando vacas pela detecção precoce de doenças. Atualmente a propriedade conta com 50 animais monitorados e índices zootécnicos de dar inveja.

Índices Reprodutivos da Propriedade Neuberger:

- Taxa de serviço: 69,4%

- Taxa de concepção: 49,4%

- Taxa de prenhez: 34,3%

- DEL médio: 158

“Com os colares, conseguimos melhorar a taxa de serviço do rebanho, através dos alertas de cios”, conta Maiara, mas segundo ela o monitoramento ainda fornece outras ferramentas de auxilio no dia a dia.

“Além doas alertas podemos ver os relatórios dos animais vazios, animais sem nenhuma inseminação, vacas a secar, previsão de parto das vacas, lançar diagnósticos de prenhez positiva ou negativa.”

Quando perguntada sobre como a equipe da fazenda utiliza os módulos de saúde e nutrição de precisão a fazenda é enfática e detalha como o monitoramento dos animais ajuda no dia a dia.

Saúde

Observamos que o sistema de monitoramento da COWMED, na questão da saúde, traz uma ajuda muito grande com os alertas de saúde, ele nos mostra informações precisas, porque é medida a atividade da vaca, tempo de ócio do animal e a ruminação e assim conseguimos entrar logo com uma medicação antecipada e eficaz. São alertas que vão na ordem de animais em desafio, animais em observação até animais em estado grave.

Nutrição

Na parte nutricional o sistema da COWMED fornece a ruminação de cada animal com a coleira, como a média de ruminação do lote, fazendo com que o possamos verificar se teve aumento ou diminuição da ruminação do rebanho, auxiliando na tomada de decisão em trocas de dieta ou eventos de manejo.

Maiara inclusive deixa dicas para quem está começando a utilizar o monitoramento COWMED ou tem interesse em começar a ouvir seus animais.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RENEE LUIS NASCIMENTO GRANATO

IJUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/12/2020

Maiara e família Neuberger parabéns pelo trabalho, dedicação e planejamento para o negócio leite. Vocês estão colhendo os frutos das ótimas sementes que plantaram, gerando benchmarkin para uma cadeia de negócio que necessita de bons exemplos. Vocês, como outras excelentes propriedades de leite no Brasil afora, estão de parabéns.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures