ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O sumiço da vaca esquisita

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 05/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
8

A vaca esquisita sempre foi, e provavelmente vai continuar sendo, umas das maiores dúvidas do produtor rural dentro do seu rebanho. Mas, o que é a vaca esquisita? Ela pode ser apenas aquela vaca que queria ser a primeira a entrar na linha de ordenha ou no piquete e hoje ela estava no fim de rebanho, ou seja, é a vaca que está diferente do que ela sempre apresentou, e aí vem a dúvida, ela está doente?

Primeiro, que isso era e é notado por pessoas que gostam do que fazem, como o produtor de leite, mas essa é uma pergunta difícil, e só com um acompanhamento e atenção a essa vaca podemos responder. Às vezes é apenas um desconforto, porém em outros casos é algo mais grave, como uma mastite ou uma pneumonia por exemplo, e com essa atenção o diagnóstico era feito mais precocemente.

Entretanto, a vida do produtor de leite mudou muito. O número de vacas por propriedades cresceu, os sistemas e as ordenhas se automatizaram, o tempo de contato e manejo dos animais vem caindo e com isso, a vaca esquisita vem sumindo dos rebanhos e quando notamos ela, já é a vaca doente, que já está com sinais clínicos da doença muito aparentes e pode ser tarde demais.  

Quando ocorre a perda de uma vaca que poderia ter sido salva, sem contar o “valor no bolso”, existe uma dúvida que fica, “eu poderia ter feito algo diferente?”. E para conseguir fazer diferente é preciso adotar manejos e estratégias.

Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico chegando cada vez mais ao campo, existem no mercado uma série de sensores, os quais coletam dados 24 horas por dia, que passam por análises e identificação de padrões, sendo possível reconhecer comportamentos dos animais e com isso, identificar alterações neles muito antes que a percepção humana.

O monitoramento animal passou a ser realidade e uma estratégia efetiva no controle e cuidado rebanho, um exemplo disso são as coleiras da COWMED, onde pelo uso de um software são emitidos alertas de saúde das suas vacas, no seu celular, através um aplicativo. Sendo os alertas de saúde divididos em 3 tipos: o desafio, a observação e o grave, de acordo com a intensidade da alteração.

Figura 1 - Vaca com alerta de saúde devido a elevada alteração de comportamento

No gráfico acima, o software alertou para estado grave do animal, sendo indicada avaliação imediata da vaca, entretanto, cerca de três dias antes o primeiro alerta foi efetuado, sendo ele o status desafio. Portanto, utilizando esse sistema, mudanças nas nossas vacas podem ser detectadas com antecedência, e assim agilizar o tratamento e evitar o agravamento da doença.

Hoje, com a vaca esquisita sendo cada vez menos perceptível, podemos aliar as nossas percepções, nem sempre corretas, aos dados que estão a nossa disposição.

Desse modo o monitoramento animal vem como um grande aliado do produtor, é muito mais rápido, prático e efetivo acompanhar os gráficos da sua vaca de longe, no conforto da sua casa, ao lado da sua família, a ficar olhando-a durante todo o dia. Foi-se o tempo em que gestão e análise de dados de uma fazenda era algo dispensável!

Nathan Biavatti

Acadêmico de Medicina Veterinária da UFSM

Analista de Sucesso do Cliente

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures