ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Já avaliou o "comer" de suas vacas?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 11/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

Já parou para pensar quantas refeições você fornece para suas vacas e se há resíduo no cocho de alimentação? Não? Então vamos conversar mais sobre isso!

As vacas deveriam comer pelo menos 12 refeições idênticas e distribuídas ao longo do dia, elas devem ruminar muito e não devem selecionar os alimentos, quanto maior a produção de leite, mais importante é isto. Outro fator é que, para que as vacas sejam capazes de ingerir uma grande quantidade de refeições e ruminar tranquilamente, o local deve ser limpo, calmo e sem estresse, de fácil acesso e que tenha uma boa oferta de alimento. 

Os alimentos devem ser palatáveis, o manejo do fornecimento da dieta deve seguir um padrão de horários, lembrando que alimentos frescos sempre estimulam a vaca a ir comer, e para comer elas precisam de água.

Monitoramento CowmedConhecendo esses pontos e fornecendo alimentos de boa qualidade você consegue trabalhar e administrar a dieta de suas vacas, mas já pensou em ter tudo isso na palma da mão, com um sistema que você pode avaliar o comportamento de consumo (comer) de suas vacas. A CowMed tem em seu sistema de monitoramento, um módulo específico sobre nutrição, onde você, produtor ou nutricionista, pode acompanhar o comportamento dos lotes. 

No primeiro gráfico podemos analisar o comportamento de consumo dos animais que recebem poucas refeições durante o dia, observem o pico do comportamento de consumo (linha laranja), está bem elevado indicando que os animais consomem muito em poucas refeições. Lembrando que uma vaca deve comer muitas refeições distribuídas durante o dia, refeições menores fará com que o rúmem se mantenha cheio e a queda de pH é minimizada.

Comportamento de consumo dos animais que recebem poucas refeições durante o dia

No segundo gráfico podemos analisar quando os animais estão em superlotação na linha de cocho, observem o pico do comportamento de consumo (linha laranja), a linha de consumo se mantém baixa com algumas elevações em momentos do dia. Uma vaca que tem limitações no consumo, e não consegue comer ao mesmo tempo que as outras do grupo, normalmente comerá menos, vai deitar-se menos, produzirá menos leite por consequência. 

comportamento de consumo em casos de superlotação do cocho

Portanto, enquanto houver alimento de qualidade e palatável aos animais, com composição correta, disponibilidade, e fornecendo alimento, frequentemente irá reduzir a seleção, os componentes da dieta permaneceram palatáveis por mais tempo por consequência redução das limitações do consumo, também é importante o comportamento de consumo de seus lotes fará com que você tenha uma tomada de decisão mais precisa e assertiva no seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui.

 

Júlia Fernandes AiresJúlia Fernandes Aires

Mestra em Zootecnia

Analista de Sucesso do Cliente da Cowmed

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures