ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

E se o maior custo de produção não for monitorado?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 17/11/2020

3 MIN DE LEITURA

1
6

A maior parte do custo de produção do leite está relacionado a nutrição das vacas. Visto que 55% do custo de produção está ligado a nutrição podemos tirar algumas conclusões óbvias, como por exemplo, o sucesso da fazenda depende em grande parte do que as vacas ingerem, e sabemos que diminuir gasto não é igual a aumentar lucro.

Devido à grande importância da nutrição, tanto financeira como para a produção de leite, deve-se ter muita atenção a esse fator. Cada fase da vida de uma vaca tem suas especificidades e seus desafios, portanto o comportamento ingestivo também irá se alterar conforme as exigências do animal.

A grande questão é: Como acompanhar de forma precisa a nutrição nas fases de lactação?

Através do módulo nutrição, disponível no sistema de monitoramento da COWMED, torna-se uma tarefa fácil acompanhar o comportamento de consumo das vacas. Com os gráficos hora a hora dos animais e dos lotes, média de ruminação dos lotes, é simples e prático analisar os dias e horários que as vacas alteraram o consumo, avaliar variações de ruminação relacionadas a trocas de dietas, alteração de algum ingrediente da dieta, manejos nutricionais, troca de equipamentos ou da pessoa responsável pelo trato, alterações nos horários de trato, etc. Essas análises ajudam na tomada de decisões em tempo real antecipando consequências negativas como por exemplo queda de produção de leite ou gordura, que terão impacto financeiro negativo.

Conseguimos acompanhar a diferença de impacto nutricional nas imagens abaixo, de fazendas diferentes, porém com o mesmo sistema de produção.

No gráfico 1 acima, observa-se o comportamento das vacas de um lote cujo a dieta está bem ajustada, homogênea e constante, assim como o manejo geral do lote, pois podemos ver que a linha verde de ruminação é praticamente uma reta, comprovando a eficácia da dieta.

Já no gráfico 2 abaixo, observa-se o comportamento das vacas de um lote do mesmo tamanho que o anterior, com produção muito semelhante, porém as oscilações do comportamento demonstram que o manejo nutricional não está bem ajustado.

Como podemos observar no gráfico 2, a variação de ruminação na linha verde demonstra que os animais não tem uma rotina alimentar, gerando muita variação, o que é indesejado na nutrição animal.

No caso acima a alteração foi causada pela abertura de um silo onde havia silagem mofada, isso ocasionou queda na produção e na gordura no leite. Observe que antes da troca de silagem o lote mantinha comportamento estável. A variação de comportamento, quando comparado um dia com outro, era praticamente nula. Já após a troca da silagem a ruminação tem grande variação de um dia para outro.

A variação do tempo de ruminação indica que a dieta consumida pelas vacas não está homogênea, levando a problemas como perdas na quantidade e qualidade do leite e casos de acidose ruminal, o que pode gerar perdas de 20 até 30% de produção do lote.

A imagem a seguir mostra uma análise feita após a troca de dieta no mesmo lote. Observa-se que com a dieta “B” as vacas do lote aumentaram 40% o tempo de consumo em relação ao período da dieta “A”, mostrando assim que a troca de dieta foi bem conduzida e trouxe benefícios a fazenda.

Tendo o monitoramento dos lotes durante a nutrição, nas fases de lactação a COWMED consegue de forma muito precisa alertar os seus clientes em tempo real quando ocorrem alterações comportamentais para que o produtor possa ter ciência do problema e agir da melhor maneira possível, assim evitando perdas de produção, problemas de saúde decorridos de alguma dieta desajustada e previsão de produção, sabendo que os insumos disponíveis aos animais estão tendo a performance desejada.

Por Julio Sauthier, Zootecnista e CSM da COWMED

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIS EINAR SUÑE DA SILVA

ANÁPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/11/2020

Julio. Boa Tarde. Custo alimentar chega á 80%? Assustei.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures