ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

COWMED na Fazenda com Marjori Ghellar

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 30/11/2020

2 MIN DE LEITURA

0
3

A Fazenda Bom Sucesso, localizada em Tuparendi noroeste do Rio Grande do Sul, está prestes a completar 30 anos de existência. A família Ghellar, fundou a fazenda em 1991 e desde lá vem investindo para melhorar a produção. Em 1995 já trabalhavam com 60 animais em sistema semiconfinado, em 2013 foi construído o primeiro Free Stall da fazenda, e no ano de 2019 foi construído mais um galpão, também em sistema Free Stall, para alojar as vacas secas e novilhas.

Atualmente a propriedade conta com 150 vacas em ordenha e muita tecnologia para ajudar no manejo. Todo esse investimento tecnológico tem como objetivo melhorar a reprodução dos animais, reduzir custo de mão de obra e otimizar o tempo de serviço.

Marjori Ghellar, uma das sócias da fazenda, com formação em Gestão Financeira e responsável pela sanidade e reprodução da fazenda nos conta o motivo de aderir ao sistema COWMED e seus principais benefícios.

Em 2017 compramos animais de um rebanho de fora, que trouxe um surto de tristeza parasitária elevando muito a taxa de mortalidade, foi então que começamos a pesquisar sobre o monitoramento e em setembro de 2018 o implementamos. Logo no início do uso do sistema já reduzimos em 15% a taxa de mortalidade.

O principal motivo dessa redução drástica na mortalidade segundo a produtora é a identificação precoce de problemas sanitários e o acompanhamento da sua evolução utilizando as coleiras de monitoramento COWMED.

“Hoje eu consigo prever com antecedência de 2 a 3 dias alguma anomalia, acompanhar a evolução dos animais ao tratamento curando-os mais rapidamente. Onde antes eu tinha que estar prestando atenção em 150 vacas o tempo inteiro, agora consigo me focar naquelas que realmente precisam da minha atenção.”

Para a produtora é imprescindível se criar uma rotina de acompanhamento dos alertas, ela dá algumas sugestões para quem está pensando em utilizar o monitoramento COWMED.

Dicas da Marjori:

Analise os gráficos, não adianta ter um sistema de monitoramento e não olhar os gráficos.

-Vá até o animal e observe sinais clínicos ou diferença no comportamento, animais alertados tiveram com certeza alguma alteração.

Procure entender cada vez mais o sistema e o comportamento das suas vacas, é um aprendizado diário.

Além do monitoramento sanitário, Marjori também ressalta da importância do sistema no acompanhamento reprodutivo.

“Logo que colocamos as coleiras, tivemos um incremento de 5-6% na reprodução, começamos a pegar cios de vacas que não víamos antes.”

O software e aplicativo COWMED permitem não somente a visualização do comportamento das suas vacas, mas todo gerenciamento do seu rebanho e acompanhamento das suas principais taxas zootécnicas.

O monitoramento COWMED é um sistema de inteligência que busca traduzir a opinião das suas vacas, não somente gerando alertas reprodutivos e sanitários, mas melhorando sua tomada de decisão na fazenda, bem como o tempo empregado em cada tarefa.

“Eu consigo ganhar tempo! Sem o monitoramento eu precisava estar prestando atenção em 150 animais o tempo inteiro, agora consigo focar naqueles que apresentam alguma anomalia. Além de que consigo antecipar o tratamento dessas vacas, diminuindo as perdas que teria com vacas doentes.

Sabendo que perder um animal é muito caro, o sistema se paga facilmente."

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures