ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comportamento alimentar, o que as vacas me dizem?

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 29/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

O sistema de monitoramento da Cowmed, além de auxiliar nos aspectos reprodutivos e sanitários, também colabora na tomada de decisão dos aspectos nutricionais. Dentro do módulo de nutrição um dos recursos que podem auxiliar o nutricionista da fazenda é a análise de picos de consumo.

Os picos de consumo representam os momentos em que ocorre o maior número de animais em atividade, um dos principais movimentos caracterizados como atividade é o ato de consumo de alimento, onde as vacas apresentam o comportamento padrão de sobe e desce da cabeça.

Hoje vamos detalhar melhor como esse recurso pode ser utilizado na prática. Primeiramente, acesse o módulo 'Nutrição>Lotes Monitorados' e selecione o lote que deseja analisar. Como demonstrado na figura 1.

Software COWMED-Módulo Nutrição, aba lotes monitorados.

Figura 1: Software COWMED-Módulo Nutrição, aba lotes monitorados.

Ao clicar no módulo você entrará dentro do ambiente do lote, que conterá gráficos e análises de cada grupo de animais. Para acessar os picos de consumo clique em 'Análise de Consumo', como demonstrado na figura 2.

Software COWMED- Módulo Nutrição, aba análise de consumo

Figura 2: Software COWMED- Módulo Nutrição, aba análise de consumo

Nesta imagem está demostrado o comportamento do lote, na linha verde é representada a ruminação média dos animais e a linha vermelha os picos de consumo dos mesmos (tempo em que elas sobem e descem sua cabeça ao se alimentar). Esta análise é importante para analisar o comportamento dos animais frente a alguma mudança na dieta, podendo avaliar trocas de dietas e idas ao cocho.

Aprofundando mais os dados é possível observar que estes animais possuem 5 picos de consumo por dia definidos em diferentes horários que se repetem todos os dias. Os picos de consumo maiores representam os horários de trato, enquanto os menores representam quando o trato é “empurrado”, método comum de se observar nas propriedades, para estimular os animais ao consumo em horários alternados ao trato, como podemos observar na figura abaixo.

Software COWMED-Comportamento de picos de consumo do lote 2

Figura 3: Software COWMED-Comportamento de picos de consumo do lote 2

Acompanhar esses dados pode ajudar a entender melhor o comportamento padrão do rebanho, levando-se em consideração o número de vezes que os animais do lote consomem, mas principalmente quedas de consumo em picos específicos.

Observe na figura 4 que nos dias 02/05 e 03/05 este grupo de animais teve o seu primeiro pico de consumo do dia (provável primeiro trato) mais elevado que nos dias anteriores e posteriores, cabe a equipe da fazenda entender o que motivou este aumento e suas quedas.

Software COWMED- Comportamento alimentar do lote 2 no período de 01/05/21 a 05/05/21

Figura 4: Software COWMED- Comportamento alimentar do lote 2 no período de 01/05/21 a 05/05/21

O mais importante deste gráfico é entender o comportamento de ingestão dos animais, e ajustá-lo através de avaliações. Esta deve ser uma prática comum na propriedade, de avaliar junto com seu nutricionista a intensidade e a quantidade de picos de consumo, e validar se os animais estão comendo o desejado ao longo do dia.

O sistema de monitoramento da COWMED, procura auxiliar o produtor de leite e os técnicos responsáveis pela fazenda na tomada de decisão. Ouvindo a opinião da vaca. Quer saber mais sobre esse recurso e sobre a COWMED? Procure nossa equipe, estamos aqui para ajudar você a interpretar suas vacas, 7 dias por semana.

Quer saber mais? Clique aqui.

 

Jordani Borges CardosoJordani Borges Cardoso

Graduanda de Zootecnia pela UFPel

Equipe Marketing Cowmed

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures