ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

7 estratégias para aumentar a taxa de prenhez da sua fazenda

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 14/01/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0

O aumento da taxa de prenhez é de grande importância para todo produtor de leite, pois através dela conseguimos monitorar o desempenho reprodutivo e, consequentemente, ter um aumento na produção.  

Para calcular esta taxa devemos calcular primeiramente a taxa de serviço, que é a porcentagem de vacas inseminadas em relação às vacas aptas à reprodução, ela irá informar a eficiência da inseminação na sua propriedade. Outro parâmetro a ser avaliado é a taxa de concepção, que resulta na porcentagem de vacas gestantes em relação ao total de vacas que foram inseminadas. Ela irá representar a acurácia do processo de inseminação da fazenda. E é através destes resultados que conseguimos calcular a taxa de prenhez que representa o número de vacas prenhez do rebanho em relação ao número de vacas aptas em um intervalo de 21 dias. 

A Cowmed sabe que a taxa de prenhez tem extrema importância e está diretamente relacionada com a rentabilidade da fazenda, devido a sua eficácia em monitorar o desempenho reprodutivo das vacas. Sendo assim, vamos contar 7 estratégias que irão auxiliar você, produtor rural, a melhorar a taxa de prenhez do seu rebanho. Seguindo estas estratégias você poderá fazer a diferença na reprodução e produção da sua propriedade. 

Prenhez

1. Novilhas com trato reprodutivo desenvolvido.

Para realizar o primeiro serviço as novilhas devem atingir a puberdade e apresentar trato reprodutivo totalmente desenvolvido. Caso não estejam desenvolvidas, ao inseminar ou acasalar podemos comprometer as altas taxas de concepção que são esperadas nesta categoria.

2. Respeitar o período de espera voluntário (PEV)

Este período pode variar de acordo com a raça, grau de sangue, época do ano, ordem de parto e doenças puerperais. Varia de 45 a 60 dias, podendo ter intervalos mais curtos de 30 dias ou mais longos de 90 dias. É de grande importância que este período seja respeitado, mesmo com a ocorrência de cio antecipado, pois é neste momento que ocorre a recuperação do sistema reprodutivo.

3. Detectar corretamente o cio

Ter eficácia na detecção de cio é fundamental, visto que este pode ser o fator mais limitante para o desempenho reprodutivo do seu rebanho. E hoje em dia existem ferramentas para te auxiliar nesta tomada de decisão. Através da avaliação do comportamento das suas vacas e sinais de cio.

4. Contar com ótimos inseminadores

O inseminador é de extrema importância quando estamos falando dos resultados da taxa de concepção e serviço. Pense sempre em investir na capacitação da mão de obra para o sucesso do seu rebanho e para a valorização do seu funcionário. Saber observar cio, executar uma inseminação da forma correta, saber o momento mais adequado, manter a higiene pessoal, dos materiais e animais é primordial.

5. Utilizar sêmen de qualidade

Deve-se primar por um sêmen de qualidade, já que o mesmo é responsável por 50% do sucesso de uma gestação. O armazenamento e descongelamento devem ser feitos da forma mais correta possível, e em caso de monta natural cuidar da sanidade e fertilidade dos touros.

6. Redução de intervalos de parto

O período de serviço determina o intervalo de parto e é uma fase muito importante pois reflete na fertilidade do rebanho. A redução do intervalo de parto gera como resultado um aumento significativo da produção por vaca dia. Segundo a Fundação Rodge, a cada 30 dias a menos no intervalo entre partos a produção de leite pode aumentar até 8%. 

7. Bem-estar animal é fundamental

Os lugares estressantes, estresse térmico, alta lotação e a baixa disponibilidade de água podem afetar diretamente a fase inicial da gestação das vacas levanto a uma alta taxa de mortalidade embrionária. Não devemos descuidar também da sanidade do animal, qualquer doença grave pode levar a abortos e a repetição de cio.

Estas estratégias podem ser resolvidas com um manejo diferenciado e bem realizado. Mas também pode-se contar com auxílio de tecnologias para facilitar, já que o dia a dia do produtor de leite não é nada fácil. Se o seu objetivo é ter uma maior lucratividade na sua produção, você deve estar sempre atento a sua taxa de prenhez. Aumentando a taxa de prenhez terá como resultado um maior número de vacas gestantes e uma queda nos dias improdutivos, com menores chances de descarte de animais. 

Acompanhamento Cowmed

Com o sistema de monitoramento da Cowmed você poderá saber quando seu animal está em cio e o melhor horário para inseminação. Também pode registrar o inseminador e qual sêmen utilizado, levantando a eficácia das inseminações e qualidade do sêmen utilizado. Você pode registrar o período de espera voluntário (PEV) esperado por sua propriedade e acompanhar os resultados e status do seu animal. Tudo isso e muito mais, na palma da sua mão.

Quer saber mais sobre como a Cowmed pode te auxiliar nesta e em diversas outras estratégias para melhorar o desempenho e rentabilidade da sua propriedade? Clique aqui e saiba mais.

 

Manuella Fajardini Ilha InácioManuella Fajardini Ilha Inácio

Zootecnista

Equipe de Marketing Cowmed

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures