ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

24% de taxa de prenhez média é possível? A Engenho Velho mostra como

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 01/10/2020

3 MIN DE LEITURA

0
6

Localizada em Imbituva no Paraná, a fazenda Engenho Velho é uma referência em tecnologia e produtividade. Atualmente com 240 vacas em lactação produz aproximadamente 9700 litros de leite e tem índices zootécnicos invejáveis:

- 24% de taxa de prenhez média anual

- 44,36% de concepção em vacas com média de produção diária entre 44 e 46 kg/leite

- Taxa de serviço sempre acima de 60¨

- DEL média de 150

Segundo a veterinária Monique Faure, estes resultados não vieram por acaso, são anos de investimento em tecnologia e melhoramento genético, “Os ótimos resultados foram construídos pouco a pouco, na seleção de uma equipe apaixonada pelo que faz, focada em perseguir performance e que possibilite às vacas manifestarem todo o seu potencial genéticos, bem como em parceiros estratégicos como a COWMED”.

O empenho em utilizar a tecnologia disponível, principalmente considerando a resposta dos animais através do monitoramento COWMED, facilita não somente na detecção de cio e melhor momento para inseminar, mas também detectando precocemente alterações no bem-estar dos animais, permitindo um puerpério rápido e saudável. São análises e cuidados assim que tornam possível um DEL médio sempre abaixo de 180. E com DEL baixo vem o leite alto, comenta Monique.

Mas só implantar a tecnologia não adianta, segundo a equipe da fazenda é imprescindível criar rotinas e protocolos de acompanhamento, tornar os alertas e gráficos comportamentais parte do dia-a-dia da fazenda.

“Como forma de melhorar os resultados, definimos como processo utilizar os horários de cio do COWMED e inseminarmos no melhor horário indicado, tivemos um avanço reprodutivo após levarmos em consideração todos os alertas, conseguimos melhorar as taxas de serviço e concepção” diz o veterinário responsável Lucas Nelsen.

Quando questionado sobre o acompanhamento sanitário do rebanho, Lucas é enfático:

“Neste tempo utilizando os gráficos melhoramos a saúde de inúmeros animais, notamos que os alertas envolvem inúmeras anomalias, e o ponto chave dos tratamentos sempre foi acompanhar a convalescência dos animais tratados, e sabermos se o protocolo utilizado é o indicado para cada caso”.

A equipe formada por Monique, Lucas, Branco Mariozin e o proprietário João Brenner, tem como meta manter sempre a proporção de vacas adultas prenhas ao redor de 50%.

A história da fazenda Engenho Velho

Segundo o proprietário João Brenner, a fazenda está com a família desde 1890 quando a o seu bisavô, imigrante austríaco da região do Tirol, com 30 anos na época, adquiriu a área para exploração e extração da erva mate e de madeira da região. Aproveitando as condições geográficas e hídricas do local, construiu na época um pequeno açude para a geração de energia, inicialmente com a roda d’água e mais tarde com uma locomóvel para tocar a serraria e o moinho de cereais. A atividade madeireira durou até 1945 e a eletricidade gerada foi utilizada para atender a cidade de Imbituva até a década de 1940. Daí a origem do nome da Fazenda - Engenho Velho.

O leite sempre fez parte da equação econômica da propriedade. No início como subsistência e a partir de 1990 com o foco no desenvolvimento de animais de alta produtividade e qualidade. Atualmente a fazenda produz 9700 litros de leite, ordenhando em torno de 240 animais  da raça holandesa, sendo 190 ordenhados por 03 robôs e 50 animais em final de lactação ordenhados em sala de ordenha convencional. O rebanho atual conta com aproximadamente 650 vacas.

Segundo João Brenner o futuro ainda reserva muitas novidades:

“O plano de futuro contempla o crescimento da rentabilidade do negócio, através do aumento da produção de sólidos no leite, venda de animais de alto valor genético e ganhos de produtividade da operação como um todo. Vamos melhorar a taxa de   retorno do investimento feito”.

João acrescenta ainda a importância da reprodução para o futuro do negócio:

“A reprodução é um processo crítico para que isso aconteça. A COWMED tem sido um parceiro de primeira linha neste particular, ao fornecer diariamente, informações qualificadas sobre a saúde dos animais e o momento correto da inseminação, valorizando ainda mais o trabalho de execução do time da fazenda. Os números falam por si!” 

 

 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures