Sugestão à Kátia Abreu e ao ministro Wagner Rossi

Comenta as colocações da presidentre da CNA e do ministro Rossi sobre a necessidade da atualização da política agropecuária ser tratada como "questão de Estado".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Sugestão à Kátia Abreu e ao Ministro Wagner Rossi


Em reunião com o Ministro Wagner Rossi, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, disse que o fortalecimento do setor agropecuário depende de uma política moderna que reúna mecanismos públicos de subvenção e instrumentos privados de mercado e que profissionalize o produtor rural. Kátia Abreu pediu ao ministro Rossi que a atualização da política agrícola seja tratada como "questão de Estado" pelo Governo da presidenta Dilma Rousseff. O Ministro disse que concordava com a necessidade de atualização do modelo de política agrícola e que é determinação da presidenta que o Governo dê respostas rápidas e eficientes às demandas do setor produtivo.

Concordo plenamente com a necessidade e urgência de atualização política da política agropecuária, e digo mais, creio que precisamos de planejamento setorial para que a agropecuária não seja conduzida aos trancos e barrancos. Lembro que Roberto Rodrigues quando ministro, comentando as crises na nossa agropecuária, disse que o MAPA vivia de apagar incêndios por não ter mecanismos eficazes para prevenção de incêndios.

Política e planejamento setorial adequado não se faz com intervenções pontuais e ocasionais, mas é preciso mecanismo permanente para tratar dessas questões.

Por várias vezes no Espaço Aberto do Milkpoint, e na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do MAPA, defendi a idéia de que precisávamos de um grupo permanente para tratar da política e planejamento do setor leiteiro para tirar a pecuária leiteira nacional do atraso e falta de competitividade em que se encontra e o Brasil possa deixar de ser importador de leite. Infelizmente, apesar de meu esforço e persistência, não consegui vender idéia. Talvez se essa idéia fosse defendida pela CNA poderíamos hoje já ter um mecanismo adequado para tratar da política e do planejamento do nosso setor leiteiro e caminhado um pouco direção da atualização que a presidente da CNA quer e que o ministro Rossi concorda.

Se queremos que o Governo trate da atualização da política agropecuária como "questão de Estado", precisamos dar o exemplo e tratar dessa questão na CNA e no MAPA com a importância e prioridade que queremos. Nesse sentido deixamos a sugestão para que a presidente da CNA converse com o ministro Rossi, se não seria oportuno que cada Câmara Setorial do MAPA constituísse um grupo um grupo de trabalho permanente, coordenada por representante do MAPA e com participação de representantes dos principais elos da cadeia, para tratar da política e planejamento setorial.

Marcello de Moura Campos Filho
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/05/2011

Prezado Kinikinau

Agradeço seu comentário.

Embora remota, como muitos brasileiros, tenho índios nos meus antepassados. Concordo que os índios já tinham vinculação com as terras de Mato Grosso muito antes de Cabral chegar aqui.

Realmente muita gente não percebe que a maioria dos índios não vive da mesma forma como quando aqui chegaram os primeiros brancos, e que muitos, como seu povo vivem da agricultura e pecuária como seu povo.

Abraço

Marcello de Moura Campos Filho
Kinikinau
KINIKINAU

MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 31/05/2011

Gostaria de deixar meu comentário aos leitores e ao Sr Ministro Wagner, sou indígena do MS, pertenço a um povo que vive da agricultura e pecuária e não somos nômades como diz o desinformado ministro. Gostaria que ele soubesse que os primeiros invasores de terras foram os não indígenas, os indios apenas tiveram que obedecer e ficar quietos em confinamentos chamados de aldeia. O Indio não quer tomar terras de produtores rurais, apenas queremos uma política humana voltada para nossa justa causa.
Essa matéria foi extraída de um comentário que rola pela net: "Tudo isso, como diz o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi "numa das terras mais abençoadas por onde passou, porque é fértil e voltada para a agricultura" ( Diário do MS 16/05/11). Na mesma ocasião o ministro soltou uma pérola muito do agrado do público presente à abertura da 47ª Expoagro . Referindo-se aos índios Guarani disse "Temos que combater essa política que pretende beneficiar nômades, que não possuem nenhuma vinculação histórica com as terras produtivas do Mato Grosso do Sul". (Diário do MS, idem)"
Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2011

Prezado Dorival Bispo
Agradeço o comentário.

Palavras se perdem com o vento. É preciso que os produtores coloquem esse assunto em follow up para, nos momentos oportunos, cobrarmos a CNA, para que essas idéias sejam implementadas.

Abraço

Marcello de Moura Campos Filho
Dorival Bispo
DORIVAL BISPO

JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO

EM 01/02/2011



Marcelo.
Boa noite parabens pelas suas palavras A cenadora Katia Abreu e ao ministro Waginer Rossi realmente precizamos com urgencia defender o nosso Agro negossio pois e dele que sai todo o alimento da nossa Naçao. E tambem a nossa balança comercial estamos perto dos cimguenta por cento .
Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2011

Prezado Alcides de Amorim Ramos

Agradeçoo comentário.

A presidente da CNA fez a solicitação ao Ministro e naturalmente deve colocar o assunto em follow up para fazer as cobranças nos momentos certos para que se tenha o resultado esperado.

Da mesma forma, deixamos aqui a sugestão para que a CNA proponha grupos permanentes para estabelecimento da política e planejamento setorial. É preciso que os produtores coloquem essa sugestão em follow up para fazer as conbranças à CNA nos momentos certos para que esses grupos sejam implementados.

Grande abraço

Marcello de Moura Campos Filho
Alcides de Amorim Ramos
ALCIDES DE AMORIM RAMOS

OUTRO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/02/2011

Parabéns Marcelo pela sugestão. Vamos ficar de guarda para verificar em que momento o nosso governo vai tratar do assunto, que para mim é de extrema importância e vital para o mundo.
Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/01/2011

Prezado Paulo Roberto Viana Franco

Agradeço o comentário.

Concordo plenamente com você que é extremamente importante os produtores participarem de suas entidades de classe, de forma que o que viesse para os grupos de trabalho viessem de baixo para cima, levando em conta as colocações e reais necessidades dos produtores.

Se o procedimento fosse esse, além de apurar as reais e legitimas reivindicações dos produtores, daria força para mobilizar a categoria, como acontece em outros paises, dando o pêso político necessário para que as reivindicações sejam atendidas. General que não consegue mobilizar os soldados não ganha guerra - liderança rurais que não conseguem mobilizar os produtores não tem força para que as reivindicações sejam atendidas, seja pelo Governo, seja por outros elos da cadeia produtiva!

E eu pergunto, porque isso não acontece?

No meu modo de ver devido os dirigentes das entidades que representam produtores não estarem preocupadas com isso e terem criado um abismo entre eles e os produtores. A CNA , através das Federações Estaduais e dos Sindicatos Rurais tem grande capilaridade para chegar aos produtores, ouvi-los discutir as reivindicações e depois mobiliza-los na luta para que essas reivindicações sejam atendidas. Mas isso não tem acontecido, pelo menos no que se refere à pecuária de leite.

Portanto. aproveito suas considerações para mais uma sugestão para a Kátia Abreu: se ela realmente quer que a atualização da política agriprcuária seja tratada pelo goiverno como "questão de Estado" é preciso que as mudanças comecem na própria CNA, envolvendo os produtores, através das Federações Estaduais e Sindicatos Rurais, primeiro na discussão dos problemas e caracterização das reivindicações, e depois na mobilização para que essas reivindicações sejam atendidas.

Abraço

Marcello de Moura Campos Filho
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO
PAULO ROBERTO VIANA FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/01/2011

Concordo com a sugestao, mas gostaria de que a mobilizacao mais importante seria unir os produtores nas suas entidades de classe e colocasse com elo inicial da cadeia produtiva, com a imprtancia que deveria ter. Todos os estudos do grupos de trabalho deveria partir das reais necessidades dos produtores ou seja de baixo para cima e nao uma imposta de cima para baixo, sem escutar os produtores. Paulo Viana
Qual a sua dúvida hoje?