Resumo do dia de campo de irrigação de pastagens realizado em Botucatu no dia 14/06/2012

Resume o que foi colocado no evento e mostra como quem não participou poderá ter acesso ao material do dia de campo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

RESUMO DO DIA DE CAMPO REALIZADO EM BOTUCATU DIA 14 DE JUNHO DE 2012

O “Dia de Campo de Irrigação de Pastagens” realizado em Botucatu pela Leite São Paulo e o CATI – Escritório Regional de Botucatu, destinado a produtores de leite e técnicos teve 49 participantes.

O evento teve o apoio da FMVZ/UNESP-Botucatu, do Escritório Regional de Botucatu do SEBRAE-SP, e o patrocínio das seguintes empresas: CRV Lagoa, Alta Genetics, NandanJain, Franklin Eláectric, Irriga Rural, Somar Irrigação e Maré Shopping.

O Eng. Agr. Júlio Romeiro, do CATI/Botucatu fez uma apresentação abordando os seguintes temas:

• Regime Pluviométrico, disponibilidade hídrica e crescimento da pastagem;

• Estimativas da da demanda hídrica da pastagem em sistema rotacionado;

• Origem e disponibilidade da água para irrigação;

• Aspectos legais da utilização da água para irrigação;

• Dimensionamento e manejo do sistema de irrigação ( pontos a serem observado, como, quando e quanto irrigar );

• Tipos de irrigação de pastagens por aspersão ( em malha, convencional, comparativo malha x convencional )

• Outros sistemas de irrigação

Na sequência, o Prof. Dr. Fernando Mendonça, da ESALQ, fez apresentação abordando:

• Pastejo rotacionado x irrigação ( filosofia de utilização: só pasto x pasto + complementação – escolha da espécie forrageira – sobressemeadura para uso de pastagem no inverno);

• Custo de energia para irrigação de pastagem ( períodox tempo de irrigação – irrigação noturna, tarifa alternativa );

• Automatização de sistemas ( Manual x automático: analise comparativa );

• Nutrição da pastagem em sistema rotacionado irrigado;

• Custos para irrigar pastagens ( custos diretos, custos indiretos).

• Principais pontos a serem observados na elaboração de um projeto de irrigação ( Eng. Agr. Júlio Romeiro – CATI );

• Análise do custo benefício: escolha do sistema a ser utilizado Prof. Dr. Fernando Mendonça – ESALQ );

Depois do almoço os participantes foram à Fazenda Moura, para ver o sistema de irrigação operando e o manejo geral do rebanho leiteiro da fazenda.

De volta à Unesp, foram feitas as seguintes apresentações:

• Metas e características das propriedades ( Eng. Marcello de Moura Campos Filho – Leite São Paulo );

• Importância genética do rebanho para viabilizar o sistema ( Méd. Vet. Marco Aurélio Bergamaschi – Embrapa Pecuária Sudeste ).


No encerramento, Fernando Mendonça, Júlio Romeiro e Marcello de Moura Campos Filho ressaltaram a necessidade assistência técnica que o produtor tenha um bom projeto e a orientação necessária para o bom desempenho técnico e econômico de um sistema de pastejo rotacionado irrigado.

Destacaram também que o produtor de leite que quiser permanecer na atividade precisa buscar tecnologia para ganhar escala, produtividade e competitividade  e que a irrigação na produção de volumosos e pastagem é uma das ferramentas que o produtor pode utilizar para isso.


Produtores de leite e técnicos que não participaram do evento e tiverem interesse em receber o material do dia de campo, poderão solicitar à Leite São Paulo pelo e-mail leitesaopaulo@mpc.com.br , enviando endereço para remessa e telefone para contato.

Marcello de Moura Campos Filho
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?