ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual o segredo para o pequeno produtor se manter e evoluir na atividade leiteira?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/08/2022

2 MIN DE LEITURA

0
6

Atualizado em 30/05/2023

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, o Brasil produz cerca de 35 bilhões de litros de leite por ano. A atividade está presente na maioria dos municípios do país e grande parte desta produção origina-se de pequenos produtores ou são fruto de produção familiar. 

Durante o Interleite Brasil 2022, entre os diversos temas discutidos, um chamou a atenção do publico em geral. Leomar e Marisa, produtores do Sítio Aliança em Santana do Itararé/PR, contaram como seus queijos produzidos em uma propriedade de apenas 10 hectares, conseguiram conquistar prêmio em concurso da França.


Agregar valor na produção de leite: um diferencial de sucesso

Durante uma feira do produtor, em 2017, é que aconteceu o ponto de partida para Leomar e Marisa iniciarem a produção dos queijos. “Fomos desafiados a produzir queijo, não somos de família queijeira. Naquela época fazíamos três peças de queijo por dia, passamos a fazer 70, e no primeiro dia de feira vendeu tudo. Foi aí que teve início a nossa história com o queijo”, contou.

O desafio durante a feira fez com que a família se desse conta do potencial que tinham com o leite, faltava apenas agregar valor para a produção. “Não sabíamos o que fazer para agregar valor. Estávamos trabalhando genética, estava indo bem, mas precisávamos fazer mais alguma coisa com o leite. E foi a partir da feira, um desafio para nós, que descobrimos o potencial do queijo e pensamos: é isso, vamos investir no queijo!”, comentou Marisa.

Leite de qualidade é essencial

Pequenas produções não são (e nem devem ser) sinônimos de produção com baixa qualidade. “Qualidade do leite, pra nós, é essencial”, destacou Leomar. “Se a gente tiver um leite bom, podemos fazer um queijo ruim. Mas se nós tivermos um leite ruim, jamais faremos um bom queijo”, completou Marisa evidenciando a importância de manter a qualidade do leite produzido.
 

Controle de dados da produção leiteira

O tamanho da propriedade não é motivo para ter uma produção desorganizada. O pequeno produtor precisa coletar dados e analisá-los, verificando pontos de melhoria e evoluindo a eficiência do negócio. “Meu gado é todo registrado, e temos todos os controles de dados de natalidade, prenhez, inseminação, de tudo dentro da propriedade. Não é porque somos pequenos que vamos ser relaxados” ressaltou Leomar em sua palestra.


A busca pelo conhecimento é fundamental

A produção de leite está em constante atualização. Buscar informações sobre as novidades e tecnologias do setor é essencial para se desenvolver tecnicamente e melhorar a rentabilidade da sua propriedade.

Marisa ressaltou esse ponto em sua palestra: “Nós nunca sabemos de tudo e estamos sempre em construção. Nós sempre buscamos informações e trazemos para a prática, adaptando para a nossa realidade pois não é tudo que conseguimos fazer sempre. Mas a gente estuda muito”, disse.

Esse e outros assuntos foram tema do Interleite Brasil 2022 e você ainda pode aproveitar! O evento está gravado e ficará disponível para inscritos até dia 08 de setembro. Clique aqui e adquira o acesso ao conteúdo do evento.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures