ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Planejamento de silagem e dimensionamento de silo

POR RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

E RAFAEL RODRIGUES MONTEIRO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2006

6 MIN DE LEITURA

21
7

Atualizado em 31/03/2021

Uma das práticas mais comuns em fazendas leiteiras, para alimentação do gado, é a produção e conservação de silagem. Mas ainda há muita dúvida quanto ao planejamento e o dimensionamento do silo. Confira neste artigo! 

 

Por que produzir silagem para vacas leiteiras?

É reconhecido que a estacionalidade de produção das plantas forrageiras é um dos entraves enfrentado pelos produtores, conduzindo a uma diminuição na eficiência de produção de ruminantes.

O decréscimo na produção de forragens é devido à diminuição da disponibilidade de luz, significando que os dias tornam-se mais curtos, há uma queda na temperatura média e diminuição acentuada nos níveis pluviométricos, alterando dessa forma todos os processos metabólicos da planta.

Uma opção para suprir a baixa disponibilidade e qualidade de volumoso no período seco do ano é a conservação de forragem, a qual visa manter o nível de suprimento de alimento derivado da bovinocultura para a população (Reis et al., 2006). Com a conservação o produtor consegue manter disponibilidade e qualidade de alimento de maneira mais uniforme ao longo do período de suplementação.

No Brasil vem sendo crescente o aumento de animais alimentados com volumosos conservados em pelo menos um período de sua vida produtiva. Segundo estudo realizado pelo site BeefPoint o número de animais confinados em 2005 foi de 666.065 nos maiores confinamentos do país, mostrando um aumento de 20,35% sobre a pesquisa de 2004, mostrando a grande importância da silagem no contexto nacional.

Dessa forma, o planejamento de volumosos é de extrema importância, visto que tanto a falta ou sobra de silagem acarreta em aumento dos custos dentro da propriedade. Um erro comum é o mau planejamento da quantidade de forragem a ser ensilada, podendo faltar alimento conservado, obrigando o produtor a voltar com esses animais ao pasto; uma outra alternativa seria a compra de silagem de outra propriedade, possibilidade esta não muito viável, a qual encarece a produção e dificulta o manejo. Assim, para minimizar esses problemas é necessário pensar em alguns fatores:

  • Que tipo de silo eu disponho na propriedade?
  • Quantos animais vão ser alimentados com essa silagem?
  • Por quanto tempo esses animais vão ficar confinados?

 

Tipos de silo

Os silos mais comuns de serem encontrados são os trincheira, os silos de superfície e os silos cilíndricos, havendo em cada um destes, vantagens e desvantagens em seu uso.

É preciso tomar alguns cuidados após a escolha do silo, como: colocá-lo o mais próximo possível dos animais, facilitando o carregamento e o descarregamento da silagem e em local onde não comprometerá uma futura expansão das instalações e que tenha a facilidade de manejar possíveis efluentes.

  • Silos do tipo cilíndricos são pouco utilizados, devido, em grande parte, ao seu manejo ser difícil, apesar de proporcionar boas condições para a fermentação da forragem.

 

  • Silos do tipo trincheiras são os mais comuns nos dias atuais devido a sua facilidade de carregamento, de compactação, de descarregamento e seu custo de construção. Esse tipo de silo pode ter a forma de um trapézio, aproveitando as irregularidades do terreno ou a forma de um retângulo quando o terreno for muito plano. Independente da forma do silo, deve-se atentar a largura mínima da base do silo, pois essa que possibilitará a entrada do trator para uma boa compactação. Geralmente é recomendada uma largura mínima de duas vezes a largura entre os pneus traseiros do trator.

 

  • Silo de superfície é o mais econômico, e, por não haver nenhum tipo de estrutura fixa, pode ser feito mais perto do local onde estão os animais, devendo-se atentar em relação a compactação, pois, não havendo paredes, é necessário um maior tempo de trabalho. Para confeccionar esse tipo de silo, o material deve ser depositado em camadas, compactado e coberto com lona plástica.


Como calcular a capacidade de um silo?

A capacidade de um silo depende de três fatores principais:

 

  • Volume;
  • Nível de compactação;
  • Teor de matéria seca.


Cálculo da capacidade do silo trincheira

Para silos trincheira, que geralmente possuem formato de um trapézio com a base inferior menor que a base superior o cálculo é realizado da seguinte forma:

Exemplo:

Um silo com 4 m de base inferior(b), 5 m de base superior (B), 2 m de altura (A) e 10 m de comprimento (C), tem o seguinte volume:

 

  • Área da face de silo: [(B + b) / 2] x A = 4,5 x 2 = 9 m2 
  • Volume total do silo: 9 m2 x 10 m = 90 m3


Se o silo possuir bases iguais (4 m) o volume será:

  • Área da face do silo: (B x A) = 4 m x 2 m = 8 m2
  • Volume total do silo: 8 m2 x 10 m = 80 m3

Cálculo da capacidade do silo de superfície

Silo do tipo superfície (trapezoidal) pode ter seu volume estimado da mesma maneira do silo trincheira, mais será difícil chegar a uma estimativa precisa.

 

Cálculo da capacidade do silo cilíndrico

O cálculo para silos cilíndricos depende da fórmula (π x r2) e multiplicá-la pela altura do silo.

Exemplo: Um silo com raio de 1,5 m (r) e 10 metros de altura (A), seu volume será:

 

  • Área da face do silo: π x (1,5 m)2 = 3,14 x 2,25 m2 = 7,07 m2
  • Volume total do silo: 7,07 m2 x 10 m = 70,70 m3

 


Multiplicando-se o resultado do volume pela densidade de compactação, será obtido a quantidade de forragem a ser ensilada.

Volume do silo (90 m3) x densidade constante (620 Kg/ m3) = 90 m3 x 0,62 t/ m3 = 55,8 t de MV

É importante salientar que para diferentes culturas, diferentes teores de MS e diferentes graus de compactação existe variação na densidade da forragem.

 

Quantidade de silagem por animal

Supondo-se que se trate de um rebanho de vacas leiteiras (50 animais), com média de peso vivo de 450 Kg, comendo 2,5% do peso vivo em matéria seca da ração total (11,25 Kg de MS), com relação volumoso:concentrado 60:40.

Neste caso, a quantidade de silagem para cada animal é de 6,75 Kg de MS, se o alimento conservado apresenta 28% de MS, a quantidade de material verde oferecido a cada animal será de 24,11 Kg de silagem fresca.

 

Quantidade total de silagem a ser produzida

Se a necessidade de volumoso conservado for para 180 dias:

  • 1 vaca: 24,11 Kg silagem/dia/vaca
  • 50 vacas: 24,11 x 50 = 1205,5 Kg silagem/dia
  • 50 vacas em 180 dias: 1205,5 x 180 = 217 toneladas de silagem.


Com essas informações, pode-se estimar a quantidade de silagem a ser utilizada durante o ano, porém a quantidade estocada deverá ser maior que o consumo dos animais, devido às perdas que ocorrem na ensilagem, processo fermentativo, retirada e fornecimento.

Para o exemplo anterior, assumindo perdas totais de 15%, com consumo previsto de 217 t de silagem fresca, será necessário ensilar:

  • Quantidade a ser consumida: 217 t de MV
  • Quantidade a ser ensilada: 217 t/(100 - % perdas)
  • Assim: 217 t/(100-15) = 255 t MV


Pode-se observar que com um planejamento e cálculos simples o produtor tem a capacidade de estimar a quantidade de volumoso conservado, que será utilizado durante o período seco e o tamanho do silo que será necessário, podendo optar pelo silo que mais se adequar a suas condições.


Referências bibliográficas

OLIVEIRA, J.S. Manejo do silo e utilização da silagem de milho e sorgo. In: CRUZ, J.C. et al. (Ed.) Produção e utilização de silagem de milho e sorgo. 1.ed. Sete Lagoas: EMBRAPA, 2001.p. 473-518.

REIS, R.A.; NUSSIO, L.G.; COAN, R.M.; et al. Adequação ao uso de alimentos volumosos: custos de produção e desempenho comparativo. In: COAN, R.M. et al. (Ed.) Confinamento: gestão técnica e econômica. 1.ed. Jaboticabal, 2006. p. 113-136.

RESENDE, F.D.; SIGNORETTI, R.D.; COAN, R.M.; et al. Terminação de bovinos de corte com ênfase na utilização de volumosos conservados. In: REIS, R.A. et al. (Ed.) Volumosos na produção de ruminantes. 2.ed. Jaboticabal: Funep, 2005. p 83-106.

RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

Zootecnista pela Unesp/Jaboticabal.
Mestre e Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP.
Gerente de Nutrição na DeLaval.
www.facebook.com.br/doctorsilage

RAFAEL RODRIGUES MONTEIRO

21

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONALDO GOMES DELFINO

IACIARA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/07/2019

Tenho dez vacas holandesas e gostaria de saber quanto de ração devo dar pra cada uma dia
KARINY LIRA

RECIFE - PERNAMBUCO - ESTUDANTE

EM 24/01/2019

Parabéns pelo artigo.
Gostaria de saber, se possível, como fazer para calcular a produçãode em toneladas de MV desilagem do milho caatingueiro em uma área com 4 hectares? Desde já agradeço.
KARINY LIRA

RECIFE - PERNAMBUCO - ESTUDANTE

EM 24/01/2019

Boa noite, você poderia por favor explicar como cálculo a produção em toneladas de milho caatingueiro em uma área de 4 hectares? Como saber quanto produzirá de silagem em MV?
Desde já agradeço imensamente.
KarinyLira
HÉLIO DA SILVA

IGUATU - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 12/06/2018

Confinamento: 50 cabeças
PV Médio: 300kg
IMS 11,25kg/cabeças dia
150 dias x 50 bois x ims 11,25 = 84,375 Toneladas.

50 cabeças de boi, consumirão 84,375 tolenadas em 150 dias.
RAUL ANDREI DE ASSIS DANTAS

FORTALEZA - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 26/10/2017

Amigos, boa tarde.

Alguém sabe informar a densidade de compactação do Capim elefante ?
ADAMA

DOURADOS - MATO GROSSO DO SUL - ESTUDANTE

EM 21/08/2017

Fábio Adriano

24,11= (6,75x100)/28
CARLOS

ANÁPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/03/2017

Boa tarde,



Tenho uma pergunta, no caso de calculo do cilindro, considera-se somente a perte sobre a superficie? ou tem no subsolo, formando um cilindro inteiro? pois acredito que teria que dividir o resultado por 2, pois se for só o que esta acima da superficie.
FÁBIO ADRIANO

CORRENTE - PIAUÍ - ESTUDANTE

EM 30/01/2017

Como foi encontrado o valor 24,11 kg de silagem fresca para cada animal?
PAULO ARRUDA

EM 20/11/2016

QUERO PREPARAR VOLUMOSO PRA 50 BOIS QUE ENTRARÃO PARA ENGORDA  COM

COM MÉDIA DE 300KG DE PESO VIVO E PASSARÃO 150 DIAS CONFINADO. COMO PROCEDER NESSE CASO?
RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/11/2016

Prezado Felcio,



Sugiro assitir o video neste link que poderá esclarecer algumas dúvidas.

https://www.youtube.com/watch?v=EI8aOnCQipM

Fique a vontade para questionar após assistí-lo.

Atenciosamente

Rafael Amaral
FELCIO MANOEL ARAUJO

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 14/11/2016

Caro amigo Rafael estar muito difícil de entender os cálculos longe assim,pois teria um calculo mais simplês do solo aéreo para saber a quantidade de volume .

Pois tem número aí que não estão condizendo no que estar sendo visto no desenho,também achei cálculos de  MS  que não consigo entender tipo 60:40

Você poderia ensinar o mais simples ?

Fazendo um favor ?
FELCIO MANOEL ARAUJO

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 14/11/2016

Tá muito confuso meu amigo dr.Rafael no papel longe fica difícil pra entender,pois o silo aéreo ficou complicado pois tem número que não existe aí no cálculo.ta muito confuso meu irmão  em saber calcular quantas tonela das em um silo de superfície teria que ser mais simples na prática.

Obrivado
ELIAS NAZARETH DE OLIVEIRA

GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/11/2015

ola bom dia tem como vc passa pra mim  + ou - o que eu vou gasta para m,im confina 15o novilhas com a media de 300 kgs cada e quanto tempo vou gasta pra abate?

RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 19/05/2009

Prezado Valério Pagliarini Garcia,

O valor 3,14 é um valor fixo. Talvez a configuração do texto prejudicou o entendimento.
Mais essa letra parecida com um N, é o símbolo "pi", que equivale a 3,14.

Atenciosamente
Rafael Amaral
VALÉRIO PAGLIARINI GARCIA

OUTRO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 15/05/2009

Muito bom o artigo.
Para calculo do silo cilindrico você usou a fórmula p x (1,5 m)2 = 3,14 x 2,25 m2 , 3,14 deve ser o n. Não sei como obte-lo
obrigado
RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 04/09/2008

Prezado lLucas Reichelm Costa,

Se a roça for bem conduzida, de 40 a 45 toneladas de massa verde/ha.
Atenciosamente.

Rafael
LUCAS REICHELM COSTA

CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 02/09/2008

Muito bom o artigo.

Gostaria de saber se tem como saber a quantidade em toneladas de silagem que 1 hectare de milho produzirá. Qual o valor, em media ?

Desde já obrigado!
RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 25/04/2008

Prezado Adilson Dal Curtivo,

Este texto lhe traz informações necessárias para a realização deste cálculo. Sugiro a leitura do artigo "Como dimensionar o silo trincheira" publicado dia 23/01/07 no site milkpoint, na seção sobre conservação de forragens.

Atenciosamente.
Rafael Camargo do Amaral
ADILSON DAL CURTIVO

NOVA ESPERANÇA NOVA LARANJEIRAS - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/04/2008

Poderiam me enviar alguma coisa sobre como faser cálculo de silo trincheira para 15 vacas em lactação.

Obrigado!
RAIMUNDO LUIZ NUNES VAZ DA SILVA

SALVADOR - BAHIA - PESQUISA/ENSINO

EM 04/12/2006

Gostei do artigo, sintético mas bem estruturado e esclarecedor do aspectos relacionados ao cálculo. Muito útil para quem está planejando o silo ou elaborando silagem.
MilkPoint AgriPoint