Há vida no solo!!!

Publicado por: e

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As pessoas, de modo geral, vêem o solo como um componente inorgânico do sistema de produção. O solo, no entanto, é repleto de vida. Ele abriga uma enorme quantidade de microrganismos, que interferem no ciclo de nutrientes como, por exemplo, o fósforo.

Carneiro et al. (2004) conduziram um experimento com o objetivo de avaliar a influência do método de plantio (direto ou convencional) sobre indicadores biológicos associados ao ciclo do fósforo na região do cerrado. Os indicadores considerados nesse trabalho foram: o fósforo da biomassa, que funciona como reservatório de fósforo; a população de fungos e bactérias totais e solubilizadoras de fosfato; e a atividade da fosfatase ácida, que atua na mineralização do fósforo orgânico. A área experimental foi desmatada em 1978; entre 1978 e 1986 a área foi cultivada com cultura anuais; e de 1986 até o início do experimento a área ficou em pousio. As amostras de solo foram coletadas em duas profundidades (0 a 5 cm e 5 a 20 cm) em duas épocas do ano (julho e janeiro) (Tabela 1).

Tabela 1. Fósforo na biomassa microbiana (mg de P/g de solo), fungos totais (FT; ufc/g de solo), fungos solubilizadores de fosfato (FSF; ufc/g de solo), bactérias totais (BT; ufc/g de solo), bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF; ufc/g de solo), atividade da fosfatase ácida (mg de p-nitrofenol/g de solo.hora) e matéria orgânica (g/kg) em amostras coletadas em julho e janeiro nas profundidades de 0 a 5 cm e 5 a 20 cm em áreas sob plantio direto e plantio convencional.

Clique aqui para ver a tabela.

Os dados apresentados na Tabela 1 mostram que, com a adoção do plantio direto, houve aumento nas quantidades de fungos e bactérias totais e solubilizadores de fosfato, na atividade da fosfatase ácida e no teor de matéria orgânica da camada de 0 a 5 cm do solo durante a estação chuvosa. Esse resultado comprova a influência da forma de utilização do solo sobre a sua fertilidade e a sua qualidade como um todo.

Comentários dos autores:

O experimento conduzido por Carneiro et al. (2004), apesar de não envolver áreas de pastagem, desperta uma série de questões interessantes com relação aos sistemas de produção animal a pasto. Uma delas é com relação aos métodos de análise de fertilidade do solo e recomendação de adubação. Atualmente, os aspectos "biológicos" do solo não são considerados nas análises de fertilidade que, por sua vez, servem de base para as recomendações de adubação. Os resultados de Carneiro et al. (2004) mostram que a atividade de microrganismos pode interferir de forma marcante na disponibilidade de fósforo para as plantas. O mesmo certamente ocorre com outros nutrientes como, por exemplo, o nitrogênio. Esse fato explica, em parte, os resultados inesperados obtidos com a adubação em situações de campo. A busca por parâmetros que expressem o efeito da atividade de microrganismos sobre a disponibilidade de nutrientes e sobre a fertilidade do solo poderá auxiliar técnicos e produtores na definição das doses e formas de aplicação dos fertilizantes.

Bibliografia

CARNEIRO, R.G.; MENDES, I.C.; LOVATO, P.E.; CARVALHO, A.M.; VIVALDI, L.J. Indicadores biológicos associados ao ciclo do fosfato em solo de Cerrado sob platio direto e plantio convencioal. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 39, p.661-669, 2004.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Marco A. A. Balsalobre

Marco A. A. Balsalobre

Acessar todos os materiais
Patricia Menezes Santos

Patricia Menezes Santos

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?