Doenças respiratórias em ovinos: segunda no "ranking" de prejuízos econômicos

As doenças respiratórias representam a segunda causa de perdas econômicas em um sistema de produção de ovinos, perdendo apenas para as verminoses. As bactérias e vírus são os maiores responsáveis por essas enfermidades, que se manifestam com a presença dos fatores predisponentes de estresse, tais como: transporte, variações climáticas, ventilação inadequada, desequilíbrio nutricional, confinamento e desmama.

Publicado por: e

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 26
Ícone para curtir artigo 4

As doenças respiratórias representam a segunda causa de perdas econômicas em um sistema de produção de ovinos, perdendo apenas para as verminoses.

As bactérias e vírus são os maiores responsáveis por essas enfermidades, que se manifestam com a presença dos fatores predisponentes de estresse, tais como: transporte, variações climáticas, ventilação inadequada, desequilíbrio nutricional, confinamento e desmama. Geralmente ocorre uma virose, com conseqüente infecção secundária por bactérias.

A Pasteurelose, causada pela bactéria Pasteurella haemolytica, destaca-se como a principal enfermidade pulmonar em ovinos.

Os surtos começam com mortes súbitas e sem a presença de sinais clínicos característicos. O envolvimento respiratório se torna mais evidente ao longo do surto, aparecendo quadros de pneumonia aguda, febre, depressão, perda de peso, secreção nasal, tosse e ruídos pulmonares anormais.

O animal pode ser acometido em qualquer idade, independente da raça e do sexo, sendo que cordeiros entre 2 semanas a 2 meses de idade são os mais acometidos.

A transmissão ocorre por inalação de partículas contaminadas. Também pode ocorrer a transmissão por contato direto, como por exemplo, um cordeiro lactente infectado através de uma ovelha portadora de mastite causada por P. Haemolytica.

Em cordeiros, a taxa de morbidade e mortalidade pode chegar a 40 e 5%, respectivamente. O curso da doença geralmente é de três dias, embora possa ocorrer morte em apenas 12 horas. A recuperação total dos animais pode ser observada em 14 dias (se corretamente tratados).

O diagnóstico é feito através dos achados clínicos, necropsia (hemorragia pulmonar e lesões ulcerativas na faringe e laringe), exame histopatológico e isolamento da bactéria.

A Mycoplasmose também é uma doença respiratória de grande importância para ovinos. Conhecida como pneumonia enzoótica, é causada pela bactéria Mycoplasma sp. Acomete animais de diferentes idades, porém, cordeiros com menos de um ano de idade geralmente são os mais infectados (maior incidência entre 5 a 10 semanas de vida).

Os cordeiros contaminados apresentam tosse crônica e dificuldade para respirar, além de secreções nasais mucopurulentas e febre. Para um diagnóstico preciso, realiza-se a necropsia, exame histopatológico e Elisa (método de detecção de anticorpos).

Tratamento e prevenção das doenças respiratórias bacterianas

Como mencionado anteriormente, as doenças infecciosas do trato respiratório são causadas pela combinação de agentes infecciosos (bactérias e vírus) e causas predisponentes (estresse).

Uma conduta racional para o controle e prevenção das doenças respiratórias seria a obtenção de diagnóstico clínico e laboratorial preciso e técnicas de manejo que minimizem as causas de estresse (fatores predisponentes).

Como toda patologia de origem bacteriana, deve-se utilizar antibióticos como tratamento principal. As oxitetraciclinas de longa ação apresentam bons resultados contra a pasteurelose.

Está se tornando cada vez mais difícil obter um diagnóstico etiológico específico, pois os problemas respiratórios parecem estar sendo causados por infecções múltiplas. Nestes casos, recomenda-se utilizar antibióticos de amplo espectro, como as cefalosporinas.

Métodos profiláticos como a minimização das alterações climáticas, manejar os cordeiros e suas mães em galpões cobertos durante as primeiras semanas de vida, taxa de lotação adequada dos galpões-maternidade e de confinamentos, assim como boa ventilação, apresentam boa eficiência no controle e profilaxia dessas infecções.
Ícone para ver comentários 26
Ícone para curtir artigo 4

Material escrito por:

Vicente de França Turino

Vicente de França Turino

Acessar todos os materiais
Giovana D´Andréa Pavão

Giovana D´Andréa Pavão

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Simone Taboada Duarte
SIMONE TABOADA DUARTE

QUARAÍ - RIO GRANDE DO SUL - OVINOS/CAPRINOS

EM 30/06/2024

Meu cordeiro é estou criando porque a mãe morreu só que está com tosse parece que está engasgando o que posso dar ele anuda não tem mês ?
Sueli Isabel
SUELI ISABEL

EM 22/04/2024

Minha carneira esta ruminando mais quando começa a ruminar começa a soltar saliva pelo nariz e boca mais logo passa e começa a comer dinovo isso acontece varias vexes no dia
Maria pedrina da Silva Santana
MARIA PEDRINA DA SILVA SANTANA

ELESBÃO VELOSO - PIAUÍ - OVINOS/CAPRINOS

EM 10/07/2022

Minha ovelha 🐑 está com nariz saindo catarro e fica rugindo os dentes agora ela está caída qual o medicamento pôr favor me fala
Maria Aparecida dos anjos silva
MARIA APARECIDA DOS ANJOS SILVA

MUCURICI - ESPÍRITO SANTO - OVINOS/CAPRINOS

EM 15/03/2023

A minha também tá gostaria d saber o q e bom , ela não caiu o umbigo ainda e tá com catarro
Ana Paula Felix Cordeiro
ANA PAULA FELIX CORDEIRO

BURITIS - RONDÔNIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 02/12/2021

Meu carneirinho tá com tosse a 5 dias é tá piorando o que devo dar pra ele,meu e-mail
anapaulafelixcordeiro@gmail.com
Leila Cybeli De Alencar Neves
LEILA CYBELI DE ALENCAR NEVES

SANTANA DE PARNAÍBA - SÃO PAULO

EM 06/04/2021

Pra todos por aqui, o link é só uma maneira pra entender o que está acontecendo! Tratamento e medicação só com um veterinário. E procurem logo!
Paulo Alexandre Rodrigues Da cruz
PAULO ALEXANDRE RODRIGUES DA CRUZ

VIANA DO CASTELO - VIANA DO CASTELO

EM 23/01/2021

O que fazer para baixar a febre a um cordeiro e também tem a barriga muito inchada nao faz as necessidades
Célia Campagnaro
CÉLIA CAMPAGNARO

CAMPO LARGO - PARANÁ

EM 18/08/2020

Nossos carneiros começaram com tosse, como se estivessem engasgados, e em 2dias já morreu, será que isto é algo contagioso?
Koji Shirakawa
KOJI SHIRAKAWA

EM 20/07/2020

Pode ser anemia. Aplique ferro b12, verifique na bula a dosagem de acordo com o peso.
Irailton  gama santos
IRAILTON GAMA SANTOS

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 15/07/2020

Catarro em Carneiro o que fazer?
Elinaldo Santos Silva
ELINALDO SANTOS SILVA

MORRO DO CHAPÉU - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 20/05/2020

Que medicamento posso da em ovelhas com catarro
Fernando Silva
FERNANDO SILVA

EM 13/07/2020

que medicamento posso dar em codeirnho com catarro
Elinaldo Santos Silva
ELINALDO SANTOS SILVA

MORRO DO CHAPÉU - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 11/05/2020

Que medicamento devo aplicar em ovelhas com problemas pulmonares e respiratórios
Zacarias Tesoura Nhamal
ZACARIAS TESOURA NHAMAL

MOCAMBIQUE - ESTUDANTE

EM 21/08/2019

caro meu sr Erico DOS SANTOS COSTA, ao seu curso tem varias formulas que tem enrriquecer a sua inteligencia e a vida, mas bem , voce deve ser capaz de interprentar as condicoes da pecuaria. a escrever......
Jamilson Machado dos Santos
JAMILSON MACHADO DOS SANTOS

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - OVINOS/CAPRINOS

EM 28/11/2018

O artigo é excelente, porém, a dúvida é como identificar verme no pulmão.
nilson xavier dos santos
NILSON XAVIER DOS SANTOS

ITAPURA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 13/04/2018

bom dia.. cuido de alguns ovinos como carneiros nos últimos dias morreu uma carneira ela soltou uma espuma branca pela larina e tem um outro que esta com muita tosse a dias oque pode ser meu email nilson.santos@damhaagro.com.br .. o que pode ser
ernando lobo
ERNANDO LOBO

BARROCAS - BAHIA - ESTUDANTE

EM 29/09/2017

existe riscos a saúde se consumir carnes de um animal resfriado?  (Ovino)

Risco de transmissão pra humanos ?
Zilma de Novaes Silva freire
ZILMA DE NOVAES SILVA FREIRE

CABROBÓ - PERNAMBUCO - ESTUDANTE

EM 09/03/2017

Eu tenho um borrego e ele está triste e está saindo uma gosma dá boca, o que pode ser? Como devo tratar?Meu email é Zilma Novaes Silva@gmail.com
teresinha demari
TERESINHA DEMARI

VIAMÃO - RIO GRANDE DO SUL

EM 16/11/2015

olá!

Achei bem interessante o tema

porém tenho uma duvida, tenho um filhote de ovelha que esta sem forças não consegue levantar .

estou dando leite de mamadeira ele aceita ,estou preocupada ele não tem forças pra levantar apesar de tentar.

o que será isso
elias guedes da silva
ELIAS GUEDES DA SILVA

ANASTÁCIO - MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 01/09/2015

queria saber meu carneiro morreu babando o que aconteceu, meu email: eliasguedes04@hotmail.com
Jaime de Oliveira Filho
JAIME DE OLIVEIRA FILHO

ANGATUBA - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 30/09/2013

Levi provavelmente a temperatura e corrente de vento sejam os fatores,
LEVI GOMES DE SANTANA
LEVI GOMES DE SANTANA

MARANHÃO - OVINOS/CAPRINOS

EM 29/09/2013

Gostaria de saber as condições climaticas para criação de ovinos, principalmente de minha região.Pois  tenho uma pequena criação.Fiz um galpão de 10 m x 6.0 m, porém construir proximo ao um riacho. mas percebo que o rebanho não querem dormir no galpão, sempre querem dormir ou passar a em cima numa chapada. Gostaria de saber por que isto ocorre.
Qual a sua dúvida hoje?