FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

O que quer dizer homogeneizado, padronizado e integral?

POR VANERLI BELOTI

INDÚSTRIA

EM 26/06/2014

26
4
O que quer dizer homogeneizado, padronizado e integral, palavras que vêm escritas no saquinho de leite?

Clique aqui para ouvir o áudio e entenda o significado de cada um desses termos!
 
 
Esses termos não têm nada a ver com a qualidade do leite. Na verdade, eles têm a ver com a quantidade de gordura e a forma como ela se encontra no leite.

O leite sai da vaca com, aproximadamente, 3,5% de gordura. Isso depende, principalmente, da raça do animal. As vacas da raça Jersey podem dar leite com mais de 5% de gordura e as vacas da raça Holandesa dão menos gordura, 3,3% em média.

O leite integral é aquele que tem mais de 3% de gordura que é o mínimo determinado pela legislação para esse tipo de leite. Mais se o leite sair da vaca com mais de 3%, apesar de se chamar integral, a indústria pode retirar do leite a gordura que exceder a 3%.

Mas porque a indústria retiraria gordura do leite? É por que é a partir da gordura que é produzido o creme de leite e a manteiga. Em outros países, como na Espanha, o leite integral tem no mínimo 3,6% de gordura.

A gordura do leite é muito importante tanto para o sabor do leite quanto para a saúde. As vitaminas A, D e E estão ligadas à gordura do leite, também chamada de nata ou de creme. Isso quer dizer que o leite desnatado é o leite sem gordura e praticamente desprovido dessas vitaminas.

Então integral é o leite que tem no mínimo 3% de gordura. E o padronizado?

O leite padronizado é aquele que tem exatamente 3% de gordura, nem mais nem menos. O leite semi-desnatado tem entre 0,6 e 2,9% de gordura, pouco menos que o integral, e o desnatado tem que ter menos de 0,5% de gordura.

E homogeneização, o que é?

A Homogeneização é um processo tecnológico que quebra a gordura em partículas menores e agrega essa gordura à proteína do leite. Esse processo evita a formação da nata dura, que fica boiando na superfície do leite, e que muitos consumidores não gostam. Quando o leite não é homogeneizado, essa gordura tende a ficar grudada no saquinho quando se abre o leite. 
 
Então, do ponto de vista do consumidor, o leite homogeneizado é um leite que não forma nata, independente do teor de gordura que ele tem.

VANERLI BELOTI

Especialista em Patologia Molecular pela UEL, Mestre em Microbiologia pela UEL, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP e Pós-doutora em Qualidade do Leite pela Universidad de León/ Espanha. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

26

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA SILVA

ARARUAMA - RIO DE JANEIRO

EM 07/01/2019

O leite integral enlatado tem as mesmas propriedades do integral de saquinho ?
NEIVA MATIAS

EM 13/06/2018

Eu gostava quando ficava aquela gordura na embalagem .o leite era mais puro eu tenho visto que o de saquinho esta igual ao de caixa. sem gosto!
ALANA MORGANA

SÃO JOÃO DE MERITI - RIO DE JANEIRO

EM 09/11/2018

Concordo plenamente! Era uma delícia, ficava uma pastinha em cima, tinha nata quando fervia. Podia comer ou colocar no cuzcuz! Saudades desse tempo!
CAMILA VARGAS

EM 02/04/2018

A informação de que o leite de saquinho, (com periodo de validade bastante curto, por isto, remete a um produto mais fresco e natural, livre de químicos.) é melhor do que o leite de caixinha, procede?
Passei a dar o leite de saquinho a minha filha por causa desta informação. Porém, também tenho dúvida quanto a necessidade de fervê-lo ou não, antes de consumir.
PEDRO CARVALHO

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 29/08/2018

Olá Camila, o leite de saquinho passa pelo processo de pasteurização rápida (75 °C/15s), assim, em relação ao leite UHT (130°C/4s), conserva melhor os nutrientes do leite, mantendo suas características sensoriais mais próximas do leite cru. Nenhum deles é acrescido de qualquer agente químico conservante, umas vez que o método de conservação é exatamente pelo processamento térmico. O leite UHT dura mais tempo pois é um método de esterilização, eliminando 100% dos microrganismos presentes.
RICHARD CASTRI

BARROCÃO - MINAS GERAIS

EM 16/03/2018

Boa tarde gostaria de saber como fazer o leite misturar a cachaça de maneira que ao congelar a mistura eles não se separem? E possível?
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 20/12/2016

Sim, João Batista, os mais antigos têm esse hábito de ferver, que vem da época em que se comprava o leite cru, e aí era necessário mesmo. A pasteurização é justamente pra não precisar ferver, e conservar melhor as propriedades do leite cru, integridade de proteínas, enzimas, e parte das bactérias benéficas, sem que ele cause qualquer problema ao consumidor, a pasteurização é feita a uma temperatura mais bvaixa que a fervura, por isso, as alterações são bem menores. Quanto ao teor de gordura, o leite desnatado tem mesmo um sabor mais "fraco", porque a gordura é muito importante no sabor e encorpa o leite. Se você não tem nenhuma restrição médica, consuma sempre o integral, a gordura do leite é muito benéfica, e traz com ela vitaminas importantes como A,D e E, quando se desnata o leite, elas vão embora junto. grande abraço
JOAO BATISTA DA SILVA

ITAPEVI - SÃO PAULO

EM 20/12/2016

O custume de ferver o leite vem da minha mãe que tem a mania de coar essa nata,não sei se tem serventia,mas é porque o leite desnatado é muito fraco e deixei de usa-lo,mas também não sabia que não precisava ferver,o leite perde proteinas ao ferve-lo?
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 19/12/2016

Na postagem de cima, para o Joao Batista, faltou um T no UH. a frase é: ...como no UHT...
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 19/12/2016

Joao Batista, que boa pergunta. Quando a gente fala de nata, se refere à gordura do leite, a separação da gordura, que era muito frequente nos saquinhos de leite. A homogeneização mantém a gordura integrada ao resto do leite, de forma que ela não se separe. A nata a que vc se refere, aquela película que fica na superfície do leite aquecido, a gente chama de nata tbém, mas é proteína, a gordura fica líquida quando o leite está quente. Não tenho explicação para a espuma, talvez algo do processamento térmico desse leite, mas tenho uma pergunta a vc: porque ferve o leite? não ferva não, tanto o leite pasteurizado, como o UH, que é o de caixinha, não precisam e não devem ser fervidos. Apenas aqueça. grande abraço
JOAO BATISTA DA SILVA

ITAPEVI - SÃO PAULO

EM 19/12/2016

Fiquei curioso,porque todos os leites integrais que eu fervi formavam nata na superficie sem precisar esfriar,recentemente comprei o leite Piracanjuba integral,e este ao fervelo não formava esta nata,só um pouco de espuma,achei estranho,já que todos que eu fervi gerava a nata por cima do leite,me ajudem a entender?
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 04/08/2016

Jorge, leite reconstituído é aquele leite feito a partir do leite em pó! Para exportar ou estocar leite, normalmente, se faz na forma de leite em pó. No momento de comercializar, pode-se comercializar como leite em pó mesmo, ou reconstituí-lo, quer dizer, acrescentar água e torná-lo líquido novamente. Esse procedimento deve ser informado na embalagem: Leite Reconstituído. Então, leite reconstituído é um leite líquido que já foi pó. Um prazer responder uma pergunta de tão longe!
abraço
JORGE

ESTUDANTE

EM 04/08/2016

eu gostaria de fazer este pergunta o que seria LEITE RECONSTITUÍDO?
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 22/07/2016

Claudia, o leite homogeneizado tem os glóbulos de gordura menores e não forma nata, Isso porque a gordura forma micela com a proteína, fica mais pesada e não boia como acontece nos leites nao homogeneizados. A absorçao da gordura no leite homogeneizado também é melhor, já que os glóbulos são menores. Quase todos os leites no mercado hoje são homogeneizados, tanto os pasteurizados como os UHT. A gordura do leite é muito benéfica, e trz com ela as vitamnas A, D e E. Se a preocupaçao da nutricionista é o aproveitamento da gordura, o creme de leite fresco (pasteurizado) pode ser interessante para seu filho, além de muito gostoso, com morango e outras frutas! pergunte a ela!!! qualquer dúvida pode entrar em contato novamente! abraço
CLAUDIA JANETE DIAS DE QUEIROZ

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 22/07/2016

Olá, boa noite!
Meu nome é Claudia. Meu filho de 7 anos tem paralisia cerebral e uma enorme dificuldade de ganhar peso. A nutricionista receitou leite homogeneizado. Gostaria de saber mais sobre esse leite.
Desde já agradeço.
PATRICIA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 04/07/2016

O leite pasteurizado, de saquinho, tem que ser fervido em casa?
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 14/07/2014

Arllison, sua pergunta é bem abrangente e em breve teremos uma coluna falando do leite UHT e as diferenças do pasteurizado. Mas pra adiantar, não são produtos equivalentes não. A temperatura mais alta do UHT, maior do que 130 graus, e o pré-aquecimento que ele sofre, a 80 graus por 2 minutos, provocam quebras de proteínas, maior inativação de vitaminas, parte da lactose se transforma em lactulose, as bactérias morrem praticamente todas. As ruins e as boas também. Não sei exatamente o que vc quer dizer com semi-exposição a temperatura, mas a temperatura tem que ser a menor possível e, ao mesmo tempo suficiente pra matar as bactérias que causam doença, e é esse exatamente o conceito de pasteurização, eliminar as bactérias patogênicas e preservar ao máximo as características do leite. abração
ARLLISON BARRA

VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 14/07/2014

Mães que desejam suprir o aleitamento de seus filhos através do leite bovino (vaca) crianças com pouco tempo de vida, devem se atentar ao fato de as mesmas consumirem leite com maior proporção de ômega 3, este leite e proveniente de vacas em regime de alimentação a pasto, vacas zebuinas as mesmas produzem leite com maior proporção de proteína (beta caseína A2) estes são menos alergênicos
ARLLISON BARRA

VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 14/07/2014

Sempre de bom proveito esses estudos e dissertações! Doutora quando falamos em leite pasteurizado podemos relacionar o leite UHT , este e submetido a uma temperatura superior a relatada em seu estudo, o que podemos considerar nas variações do estado fisio quimico do leite??? Este engloba leite integral , semi desnatado e desnatado, quais os benefícios de uma " semi exposição"a uma temperatura inferior a seu beneficiamento??? abraço obrigado!!
KARINA VILLAS BOAS

SERTÃOZINHO - SÃO PAULO

EM 30/06/2014

Obrigada Vanerli Beloti e Alexandre Pereira da Costa.

Já experimentei o leite de saquinho e não notei nenhuma reação com a minha filha. Como ela tem mamado muito pouco o leite artificial, cerca de 90 ml ou menos, eu gostaria de experimentar o leite de vaca para ver se ela mama mais.

Agradeço pelos esclarecimentos.

Abraços,

Karina Villas Boas
ALEXANDRE PEREIRA DA COSTA

POTIRENDABA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/06/2014

Karina
Eu como produtor de leite e preocupado constantemente com a questão da qualidade do leite pois alem de produzir leite fabrico alguns derivados na propriedade, aconselho a fornecer a sua filha leite tipo A integral desde que ela na seja alergica a lactose
VANERLI BELOTI

LONDRINA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 30/06/2014

Karina Villas Boas, o leite pasteurizado (entenda-se leite de vaca em geral) é permitido para crianças maiores de um ano, mas recomendado para crianças maiores de dois anos. Isso porque até dois anos, o leite recomendado é o materno. Como você já está usando um leite que não é humano, é uma opção utilizar um ou outro produto. Para ambos há vantagens e desvantagens, mas nenhuma das desvantagens é tão significativa a ponto de não se recomendar quaisquer dos dois produtos que você questiona. Então vamos direto ao leite pasteurizado, que é um excelente produto. No Brasil atualmente temos apenas dois tipos de leite pasteurizado, não temos mais leites tipo B nem C, temos apenas o tipo A e o leite que se chama apenas Pasteurizado. O leite tipo A é aquele produzido, pasteurizado e embalado na propriedade leiteira, tudo em circuito fechado, sai da vaca é pasteurizado e vai pra dentro do saquinho, garrafa ou galões. O chamado pasteurizado é o que vai para um laticínio para ser pasteurizado e embalado. O leite tipo A é superior em qualidade e é, sem dúvida a melhor opção pra sua filha. No entanto, se tiver dificuldade para encontrar leite pasteurizado tipo A, pode utilizar o Pasteurizado sem problemas. Sobre homogeneizado, integral, etc... no leite homogeneizado a gordura está em glóbulos menores e a digestibilidade é melhorada, além de não formar nata. E sobre o teor de gordura, opte pelo integral, que terá no mínimo 3% de gordura, e é o melhor para crianças e adolescentes. Resumindo a melhor combinação é: leite pasteurizado tipo A, integral, homogeneizado.