Ao longo dos anos as variedades de sabores marcaram nossa infância. Um desses é o famoso "requeijão cremoso" que até hoje está em nossa mesa no café da manhã e da tarde. O requeijão cremoso nos remete a casa dos nossos avós, com toda família e primos reunidos. Além disso, apresenta uma grande versatilidade de consumo: no pão, bolacha, torrada e até mesmo em receitas culinárias.
De acordo com a Portaria nº 359 do Ministério de Agricultura (BRASIL, 1997), o "Requeijão Cremoso é aquele obtido por fusão de uma massa coalhada dessorada e lavada, obtida por coagulação ácida e/ou enzimática do leite, com adição de creme de leite e/ou manteiga e/ou gordura anidra de leite e/ou butter-oil." No produto poderão ser adicionadas especiarias ou outras substâncias alimentícias.
Sua textura deverá ser cremosa, fina, lisa ou compacta, sua consistência untável ou fatiada e seu sabor levemente ácido, opcionalmente salgado para o requeijão ou requeijão cremoso. O produto deverá apresentar cor e odor característicos, podendo ser encontrado em variados formatos. (BRASIL, 1997).
Em uma alimentação balanceada, o consumo de requeijão pode ser benéfico em virtude da presença de cálcio. O cálcio ajuda na coagulação do sangue, contribui na composição dos ossos e dentes, e no funcionamento do sistema nervoso e imunológico.
Tenham uma ótima leitura, até próxima!
Leia também:
- Como o requeijão é produzido nos laticínios?
- A massa de requeijão pode ser obtida por diferentes coagulantes?
- Requeijão: tecnologias de fabricação da massa básica - Parte 1
- Requeijão: tecnologias de fabricação da massa básica - Parte 2
- Requeijão: qualidade da matéria-prima e sua importância para o produto final
Referências
PICCOLO, K. C. Avaliação do Efeito da Enzima Transglutaminase no Processo de Produção de Requeijão Cremoso. São Caetano do Sul, 2006. Disponível em: <https://maua.br/files/dissertacoes/avaliacao-efeito-enzima-transglutaminase-processo-producao-requeijao-cremoso-051030.pdf.>Acesso em: 02 dez 2021.
BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Portaria nº 359, de 04 de Setembro de 1997. Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Requeijão ou Requesõn. Disponível em: <https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/portaria-ma-359-de-04-09-1997,675.html.> Acesso em: 02 dez. 2021
RODRIGUES, F. Requeijão Cremoso. 2015. Disponível em: <https://www.queijosnobrasil.com.br/portal/tudo-sobre-queijo/85-requeijao-cremoso.> Acesso em: 11 dez. 2021.
IDEIANUTRI. Benefícios do Requeijão. Predileto - Sabor & Tradição. 2020. Disponível em: https://produtospredileto.ind.br/noticias/beneficios-do-requeijao-34. Acesso em: 31 jan. 2022.
*Fonte da foto do artigo: shutterstock