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Osteoporose

POR VANERLI BELOTI

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/09/2015

1 MIN DE LEITURA

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Com o passar do tempo nossas células ósseas não são repostas com a velocidade necessária. O resultado disso é que os ossos ficam porosos. Por isso, o nome dessa doença é osteoporose.

O cálcio é essencial para a constituição do esqueleto e devemos ingerir 1g de cálcio por dia; os mais idosos devem ingerir 1,3g por dia. O leite é a principal fonte de cálcio na alimentação humana, pois qualquer outro alimento tem muito menos cálcio que o leite. Um litro de leite tem 1 g de cálcio, e, por isso, se tomarmos 1 copo de leite por dia, já ingerimos ¼ da quantidade diária necessária de cálcio. Uma fatia de queijo equivale a um copo de leite e o iogurte tem ainda mais cálcio. Assim, 2 fatias de queijo, mais 1 copo de iogurte e 1 copo de leite já representam a quantidade diária de cálcio necessária.

Outro alimento rico em cálcio é a sardinha. O cálcio está presente em pequenas quantidades nos alimentos de origem vegetal, e é absorvido com mais dificuldade do que o cálcio presente nos alimentos de origem animal. Mas, não basta ingerir o cálcio; ele precisa ser absorvido e a vitamina D é essencial para a absorção do cálcio. A vitamina D está presente em vários alimentos, mas, depois de ingerida, deve ser ativada pelos raios solares. É importante que o sol incida diretamente na nossa pele. Assim, cobrir todo o corpo ou usar protetores solares que impedem a ação de raios solares impede a ativação também da vitamina D.
 


Mas, cuidado, não é preciso exagerar: 15 a 20 minutos no sol de manhã são suficientes! Embora alguns médicos recomendem o sol do meio dia mesmo, mas por pouco tempo. Outra coisa importante: é possível armazenar o cálcio nos ossos na infância, para reutilizá-lo na fase adulta, quando ocorre perda de cálcio. Por isso, deve-se estimular o consumo de lácteos pelas crianças.

Hoje vemos a substituição do leite por refrigerantes. Os refrigerantes, além de não conterem cálcio, retiram o cálcio dos ossos. O café também prejudica a absorção de cálcio do leite.  Nesse contexto, os exercícios são fundamentais, porque os músculos fortes ajudam a proteger os ossos de fraturas e a atividade física estimula a fixação de cálcio nos ossos. Então, leite, derivados de leite, vitamina D, sol e atividade física são as nossas armas contra a osteoporose!

VANERLI BELOTI

Especialista em Patologia Molecular pela UEL, Mestre em Microbiologia pela UEL, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP e Pós-doutora em Qualidade do Leite pela Universidad de León/ Espanha. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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