Réplica ao Eremildo - o laranja do Laranja

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O artigo do professor Laranja, "l'enfant terrible"do leite, tem muita literatura, mas nenhuma novidade. Tudo que ele escreveu sobre a Portaria 56 estamos carecas de saber, como estão também dezenas de técnicos, os mais categorizados do Brasil no assunto, que participaram de sua elaboração. Será que todos estão errados e só ele certo ?

Pela posição que ocupa, esperávamos do professor Laranja idéias mais brilhantes, mas infelizmente ele preferiu se enveredar pelo caminho mais fácil, que é criticar por criticar. Aliás, comportamento típico de pessoas mais interessadas no holofote da mídia do que apresentar soluções para um problema.

A Portaria 56 pode não ser a ideal, mas é a possível. Se fôssemos esperar o Brasil resolver todos seus problemas para depois editá-la, teríamos que fazer a mesma coisa com o Código Penal, com a Lei da Responsabilidade Fiscal, com o Código de Defesa do Consumidor, que já trouxeram grandes benefícios para o país, sem falar na Lei Áurea.

Apenas os "idiotas da objetividade", como dizia Nelson Rodrigues, defendem a arcaica tese: primeiro progredir, depois mudar. Não podemos ficar vendo a banda passar, temos que ir atrás dela. O professor Laranja, o garoto travesso do leite, caiu numa esparrela intelectual ao escolher o personagem Eremildo para falar por ele. Sem saber, Eremildo acabou sendo o laranja do Laranja.

Um dos principais atributos de uma lei é a legitimidade. Isso a Portaria 56 tem de sobra. Ela é transparente, porque de sua elaboração participaram todos segmentos do setor, produção, indústria, distribuição, pesquisa, técnicos, universidade, consumo, sem exceção.

Foram mais de dois anos de debates, inclusive com várias audiências públicas, durante as quais foi dado a quem quer que seja o direito de manifestar livremente suas idéias. Quem não se manifestou perdeu o bonde da história e agora não adianta chorar o leite derramado.

Dando este assunto por encerrado, lamentamos que o professor Laranja tenha usado em seu artigo ironia não cabíveis a um documento tão importante para o futuro do leite no Brasil.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

OSMAR COELHO BARBOZA
OSMAR COELHO BARBOZA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - TRADER

EM 20/05/2002

A atual situação qualitativa do mercado primário de leite certamente não chegou ao atual estágio por culpa do prof. Laranja. O que não podem são as liderenças antigas, como é hábito no Brasil, desqualificarem o debate, criando divergências que não acrescentam, e com isso interditam a discussão.
Qual a sua dúvida hoje?