ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Highland Cattle: uma das vacas mais antigas do mundo!

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

ESPAÇO ABERTO

EM 08/07/2022

2 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 28/06/2022

De origem Escocesa, mais especificamente das Terras Altas da Escócia e das ilhas Escocesas, a vaca peluda é uma das raças mais antigas que se tem registros, com registros arqueológicos da raça datadas do século 6.
 

História da Highland Cattle

A tradução da sua raça já diz muito sobre sua origem: Highland Cattle ou Highland Cow, significa gado de montanha. A vaca peluda está habituada às condições climáticas extremas, com chuvas fortes e ventos congelantes. Por isso, desenvolveram através de seleção natural uma pelagem grande e espessa. Durante as estações mais quentes, os animais acabam perdendo essa pelagem mais densa e, com a chegada do inverno, nasce uma nova camada de pelo que pode chegar até 30 centímetros de comprimento.

O Highland Cattle possui habilidade em buscar alimentos, o que possibilitou a sobrevivência em montanhas íngremes, onde geralmente o rebanho pasta. Essa raça se alimenta de algumas espécies de plantas que muitos outros bovinos evitam e podem cavar com seus chifres longos através da neve para encontrar plantas enterradas.


Características Highland Cattle

Caracterizada pela cor avermelhada – além dos grandes pelos e chifres enormes –, essa raça tinha outro nome e outra pelagem de dominância. Há muito tempo, elas eram em geral negras e a raça foi chamada de Kyloe.

A rainha Victoria comentou durante uma viagem que preferia as vacas de cor vermelha. Esse comentário aparentemente pequeno levou à criação seletiva da cor avermelhada, então as pelagens pretas diminuíram gradualmente. Hoje, no entanto, podem ter uma variação de muitas cores: preto, branco, prata, amarelo ou tigrado.


Produção da raça Highland Cattle

Highland Cows são criadas para carne, leite e exibição. A carne é mais magra do que outras carnes devido o isolamento fornecido por seus pelos em vez da camada de gordura convencional, apresentando também, menos colesterol.

Os produtores podem produzir carne de Highland Cows com sucesso em terras que, de outra forma, são inadequadas para outras raças de gado, e é por isso que eles são o principal gado no terreno da Escócia.

No geral, o mercado de carne bovina de alta qualidade diminuiu. Especialmente durante a pandemia, as pessoas estão encontrando maneiras de economizar dinheiro em carne e mantimentos. Uma maneira de lidar com esse declínio é cruzar Highland Cows com gado Shorthorn ou Limousin. Essa prática resulta em carne macia e com valor comercial mais barato.

Seu leite tem um alto teor de gordura, até 10%, tornando-as excelentes vacas domésticas. Uma vaca pode produzir cerca de 2 litros de leite por dia, o que é suficiente para uso pessoal.
 

Popularidade da 'Raça Peluda'

A Highland Cow aparece como uma parte essencial dos primeiros registros agrícolas da Escócia. Essas criaturas impressionantes forneciam carne, leite, trabalho e calor durante os meses mais frios e uma companhia gentil e calorosa. Há muito tempo, animais dessa raça eram frequentemente trazidos para dentro de casa para aumentar o calor e protegê-los de roubo. 

Sua pelagem grosso forneceu matéria-prima para muitas necessidades. Suas peles fazem grandes cobertores e tapetes e esposas de agricultores usavam a pelagem da vaca como fio para roupas. Eles também são excelentes animais de trabalho devido à sua força e temperamento suave.

Em 1954, a rainha Elizabeth ordenou que as vacas Highland Cattle viessem ao Castelo de Balmoral, onde ainda vivem hoje. 
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referências

https://www.kilts-n-stuff.com/highland-coo/ 

https://folhago.com.br/blogs/my-pet/agropecuaria/conheca-a-highland-cattle-uma-raca-de-vacas-peludas/46616/ 

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures