FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Curiosidades: quem inventou o leite condensado?

ESPAÇO ABERTO

EM 27/12/2019

0
3

Para conhecer a origem do leite condensado, é preciso voltar ao século 19, quando o leite comum era vendido nas ruas. Isso fez surgir um problema: o crescimento das cidades, com mais pessoas morando nessas áreas, pedia que mais leite fosse comercializado. Só o que o produto começou a estragar antes de chegar a todos.

Foi aí que, por volta de 1856, o norte-americano Gail Borden teve uma ideia: evaporar parte da água do leite e acrescentar açúcar para que ele durasse mais. Com a Guerra Civil Americana (entre 1861 e 1865), o leite condensado ficou popular por ser mais calórico e manter os soldados alimentados.

Pouco tempo depois, o produto chegou à Europa pelas mãos dos irmãos George e Charles Page e da Nestlé, que popularizou o leite condensado pelo mundo. Ao Brasil, a novidade chegou em 1890, em embalagem que trazia estampada uma camponesa – daí o nome Leite Moça.

Doce militar

Mas o leite condensado só ficou tão popular em nosso país por causa da invenção do brigadeiro. Em 1945, Eduardo Gomes, um Brigadeiro da Aeronáutica, concorria à Presidência da República. Para ajudá-lo, eleitoras misturaram chocolate ao leite condensado, criando um doce vendido para arrecadar dinheiro para a campanha. Era o brigadeiro.

O brigadeiro Eduardo Gomes perdeu as eleições. Mas o docinho ficou muito famoso. Daí em diante, o leite condensado ganhou espaço em diversas outras receitas, como o também delicioso pudim feito com ele.

As informações são da Recreio Uol.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.