Autor do artigo: Fabrício Nascimento, produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul.
Com certeza está ganhando dinheiro quem investe no que dá retorno. Não existe lucro sem investimento. Mas é preciso direcionar os investimentos. Investir no que é preciso, não no que é bonito. Correção de solo é o primeiro investimento, depois dele vem a alimentação. Independente do sistema que você use, você precisa de solo fértil para ter uma alimentação de qualidade e em quantidade.
Saúde e reprodução vem na sequência, lembrando que uma alimentação saudável e balanceada reduz bastante os problemas de saúde e reprodução. Investimento em bem-estar animal. Tudo o que der conforto para a vaca ela responde em leite, aumentando o tão almejado lucro.
Investimentos em genética dá para colocar por último. Já que o que trava a produção e o lucro na maioria das vezes não é genética, e sim fome. É preciso ver a propriedade como uma empresa, fazer a gestão da propriedade e a gestão das pessoas. Investir em treinamento das pessoas envolvidas. É preciso ser eficiente em todos os aspectos para conseguir ganhar dinheiro com o leite.
Assim como qualquer empresa, tem uns que se destacam e outros que abrem falência. Mas, para cada produtor que abandona a atividade alegando que não dá lucro, existe um produtor eficiente e tendo lucro e, é ele que compra as vacas do pecuarista falido. Se existe alguém ganhando dinheiro com leite, é sinal de que é possível. É preciso seguir os líderes, copiar os produtores de sucesso e aprender com eles para tornar nossa atividade lucrativa.
Seguimos correndo atrás do lucro, porque atrás do prejuízo não adianta. Viva o leite. Ame o que faz e ganhe dinheiro produzindo leite!