FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Método CRISPR leva Nobel de Química: você sabe o que é?

POR GESTÃO PEC

ESPAÇO ABERTO

EM 15/10/2020

1 MIN DE LEITURA

0
1

Prêmio Nobel de Química , “Pelo desenvolvimento de um método de edição gênica”.

Inicialmente, as nossas congratulações as pesquisadoras a francesa Emmanuelle Charpentier e a norte-americana Jennifer A. Doudna pela pesquisa de uma vida toda, cominando no Prêmio Nobel de Química, bem como a toda equipe envolvida.


Emmanuelle Charpentier, à esquerda, e Jennifer Doudna, à direita, criadoras do sistema de edição genética CRISPR.MIGUEL RIOPA / AFP

Edição genética é o mecanismo pelo qual podemos alterar uma porção do DNA dos seres vivos, inclusive animais e humanos. A descrição da tarefa é fácil. Difícil é a execução.

O material genético é composto basicamente por 4 moléculas: ‘A’denina, ‘T’imina, ‘G’uanina e ‘C’itosina. Para termos uma noção, todo o sistema computacional é escrito por códigos binários – 1 e 0 – e estamos impressionados dia após dia com a sua complexidade e capacidade de realizações de atividades.

Agora, imagina um sistema com 4. Isso é o nosso material genético. Para contextualizar, os bovinos possuem aproximadamente 22 mil genes e 2,9 bilhões de bases nitrogenadas (A, T, G e C).

A grande dificuldade é em identificar, localizar, recortar e reparar o fragmento de DNA desejado. Em uma vastidão que é o nosso núcleo. Seria como procurar uma agulha no palheiro, sendo o palheiro minúsculo e a agulha mais ainda.

O CRISPR é conhecido como uma "tesoura biológica". O seu mecanismo é baseado em um sistema de proteção bacteriano contra os vírus, no qual as bactérias retiram um fragmento de RNA dos vírus e introduzem no seu material genético. Aí, quando são atacadas, novamente, já possuem os mecanismos de defesa específico.

O uso desta técnica possui diversas vantagens que já vêm sendo desenvolvida a mais de 20 anos: identificação de mudanças genéticas em doenças degenerativas e câncer, manipulação do genoma para aumentar a produção animal, plantas mais resistentes, mosquitos que não transmitem doenças, etc.

Esta técnica já foi testada em animais de produção como suínos, salmão, bovinos e outros. É uma realidade que cada vez se aproxima da nossa mesa.

A ciência salva vidas e alavanca o mundo.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint