ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Futuro aberto a ideias

ESPAÇO ABERTO

EM 15/03/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

Por Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor da ESPM.

Com o olhar liberal econômico do novo governo, está cada vez mais presente a defesa de maior abertura e integração do Brasil no comércio mundial. Para o agro, a médio prazo, isso significaria buscar estratégias para conquistar novos mercados, fomentar transações com produtos alimentares de maior valor agregado, desenvolver serviços tecnológicos para todo espectro do complexo agroindustrial e criar inteligência de marketing para competir em mercados maduros e conectado ao consumidor. Enfim, vai chegar a hora de buscar inovações em produtos e novas competências em gestão, para as quais não demos ainda foco mais forte.

Encontramos um exemplo interessante dessa cultura diferente de agribusiness na Dinamarca, onde há 11 anos foi criado o Nordic Food Lab (“Laboratório de Alimentos Nórdicos”, em tradução livre), ligado ao Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Copenhagen. Com abordagem científica e humanística multidisciplinar – e pesquisadores de países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia – a instituição estuda a conduta alimentar das pessoas em várias etnias, o uso de ingredientes novos e técnicas culinárias ou de processamento com maior potencial para o sabor. Visa aumentar a diversidade da oferta de alimentos da região, privilegiando um enfoque de inovação e saúde.

Outro exemplo instigante, daqui do Brasil, aliás: uma máquina (B.Blend) capaz de preparar bebidas quentes e frias – como refrigerantes, sucos de frutas, chás e café, a partir de cápsulas similares àquelas que se vê em cafeteiras. Ideia que pode mexer no conceito de consumo, processamento, players e logística dessas categorias de produto. Por enquanto, o projeto engatinha no mercado, mas aparentemente é proposta voltada ao consumidor do futuro, pois tem afinidade com valores de consumo das novas gerações, como o fato de ser digital, simples, de fácil mobilidade e com menos resíduos plásticos.

Ainda em território brasileiro, encontramos empreendedores que estão desbravando a China, longe dos holofotes da soja ou de proteínas animais. Cafeicultores mineiros que estão ensinando os chineses a trocar seu tradicional chá por cafés finos do nosso país, a maior parte em café verde. Recebem cerca de 15% a mais do que o preço médio da bebida e fazem uma ação mais ousada sobre o mercado, trabalhando o hábito de beber café entre a população chinesa mais jovem, surfando a atração cada vez maior que os hábitos de consumo ocidentais exercem sobre a juventude urbana daquele país.

Nesses três exemplos, chamo a atenção não tanto para os fatos em si, mas para o que eles contêm de estratégia empreendedora. Neles se observa aposta para o futuro, foco em valor agregado, valorização da ciência & tecnologia e visões consistentes de marketing. Devemos entender o lugar de nosso agronegócio no mundo, em bases mais amplas de oferta e qualidade. As oportunidades – para uma economia do nosso porte e já protagonista na produção de alimentos – podem ser imensas. E, aproveitá-las, não é só missão de governo. É missão de todo o complexo agroindustrial – de preferência devidamente integrado. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures