ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

De volta ao desperdício

ESPAÇO ABERTO

EM 28/08/2018

2 MIN DE LEITURA

0
2

Por Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor da ESPM.

Muito dos alimentos que se produz vão para o lixo. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), por exemplo, divulgou em agosto o seu levantamento anual sobre as perdas de alimentos na rede supermercadista (base 2017) e os números põem a gente para pensar: em frutas, legumes e verduras (FLV) as perdas representaram (considerando-se o seu preço de custo) 6,20% do faturamento líquido desse tipo de produto; em peixes o índice foi 6,02%, em carnes 3,05%, em padaria/confeitaria 4,53% e em comida pronta 6,34%. Em relação a 2016, dois índices pioraram (peixes e comida pronta), os outros três melhoraram ligeiramente. A entidade não informa o valor das perdas em cada caso, mas revela o total: R$ 6,4 bilhões.

São números baseados em pesquisa que envolveu 218 empresas do setor e 2.335 lojas em todo o país, totalizando 10,4 milhões de m² em área de venda e 30.293 checkouts (18ª Avaliação de Perdas em Supermercados). Por isso mesmo, são eloquentes ao evidenciar o enorme problema que é o desperdício de alimentos, pois o varejo supermercadista representa hoje mais de 70% do abastecimento alimentar no país. Por trás dessas perdas, segundo a ABRAS, há furtos, inconformidade de fornecedores e erros administrativos ou de inventário, mas a “quebra operacional” é a principal causa apontada pelo setor, que inclusive adota um rol de procedimentos preventivos, boa parte voltados à prevenção de furtos.

Isso sugere que, talvez, ainda exista um bom potencial de ataque ao desperdício por meio de inovações e gestão de precisão na operação comercial em si, melhorando a acurácia das informações sobre hábitos de compra, cadeias de fornecimento e percepção dos produtos. Tecnologias 4.0 para criar oportunidades associadas à previsão de demanda e níveis de estoque. Inteligência artificial casada com maior conectividade na cadeia de suprimento, permitindo respostas mais rápidas de fornecimento. Reforço de boas práticas em processos-chave da manipulação dos produtos. Marketing educativo com capilaridade pelos circuitos digitais, promovendo maior racionalidade no consumo dos perecíveis.

Os produtos FLV, por exemplo, além de perecíveis e sensíveis a manejo de estoque ou loja, comumente enfrentam rejeições por aparência (tamanho e forma), sem maior fundamentação nutricional. Puras percepções ou crenças de consumo. Mas imagine-se o poder transformador de uma blitz de novos conhecimentos visando aumentar a consciência em seu consumo – com as ferramentas da internet e a partir da inteligência acumulada nos bancos de dados, que permitem fazer o milagre da personalização em massa. As ferramentas estão aí, pois muitos supermercados já fazem isso, só que restritos às ofertas comerciais. É preciso ir além, quando se olha para o consumidor: marketing educativo neles, em nome da sustentabilidade e dos negócios.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures