ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Orgânico, A2 e UHT, são tantas opções!

CRUZADINHA

EM 07/07/2023

3 MIN DE LEITURA

1
2

Com a crescente necessidade em atender diferentes públicos e nichos de mercado, o universo do leite vem se diversificando. Antes, o leite que era conhecido somente como algo nutritivo vindo das mimosas, hoje nas prateleiras podemos ver diferentes tipos de leite, com vários tipos de processamentos, envases, classificações e novidades como por exemplo o leite A2 e o orgânico. Bora conhecer alguns deles: 

Leite orgânico

Esse tipo de leite vem de vacas criadas em sistemas de produção orgânicos, ou seja, são alimentadas com pastagens cultivadas sem uso de fertilizantes químicos. Além disso, o uso de medicamentos veterinários é restrito, sendo permitido apenas o tratamento com medicamentos naturais ou homeopáticos em caso de necessidade.

Com isso, os produtos de leite orgânico devem seguir as regulamentações específicas para obter a certificação orgânica, que varia de acordo com o país e a instituição responsável pela certificação. Essas regulamentações visam garantir que as práticas de produção sejam favoráveis ??e que os produtos finais sejam livres de resíduos químicos à saúde.

No Brasil, esse mercado tem crescido bastante nos últimos anos, acompanhando uma preocupação mundial em relação a questões ambientais, de sustentabilidade e de qualidade dos produtos.

Leite Longa Vida

O leite longa vida, também conhecido como leite UHT (Ultra High Temperature) ou de caixinha, é um tipo de leite que passa por um processo de esterilização em alta temperatura, permitindo que ele tenha uma vida útil mais longa em comparação ao leite fresco.

O leite pode ser armazenado em temperatura ambiente por meses, sem necessidade de abastecimento, desde que a embalagem esteja lacrada. Uma vez aberta, a embalagem precisa ser refrigerada e o leite consumido em alguns dias. Por isso, o leite longa vida é uma opção conveniente para muitas pessoas.

Leite Zero Lactose 

O leite zero lactose é uma variedade de leite que foi tratada para remover ou reduzir significativamente o teor de lactose. A lactose é um açúcar encontrado naturalmente no leite e em outros produtos lácteos, e algumas pessoas têm dificuldade em digeri-la devido à deficiência de uma enzima chamada lactase. 

É importante ressaltar que o leite zero lactose não é adequado para pessoas com alergia ao leite, pois a alergia é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, e não à lactose. Para pessoas com alergias ao leite, é necessário evitar completamente o consumo de produtos lácteos, apesar do leite A2 poder ser muito benéfico nestes casos.

O leite zero lactose está amplamente disponível em muitos supermercados e pode ser usado como um substituto do leite regular em receitas e consumo direto. Ele oferece uma opção para pessoas com intolerância à lactose desfrutarem dos benefícios nutricionais do leite com proteínas e vitaminas, sem os efeitos negativos da lactose não digerida.

Leite Carbono Neutro 

O termo "leite carbono neutro" refere-se a uma prática relacionada à produção de leite que busca minimizar ou compensar as emissões de carbono associadas à sua produção e não a uma diferença no produto em si.

Para tornar o leite "carbono neutro", é necessário adotar uma série de medidas que reduzam as emissões de carbono em todas as etapas da produção, desde a alimentação dos animais até o transporte e o processamento do leite. Algumas delas são: alimentação sustentável, gestão de resíduos, conservação do solo e da água, investimento em projetos de compensação de carbono, como reflorestamento ou compra de créditos de carbono, etc. 

A neutralização completa das emissões de carbono associadas à produção de leite pode ser um desafio, mas a implementação dessas medidas ajudará a reduzir significativamente o impacto ambiental dessa indústria. Além disso, a conscientização dos consumidores e o apoio a produtores comprometidos com práticas sustentáveis incentivam a adoção de técnicas mais amigáveis ao meio ambiente. 

Qual leite é o seu preferido? Conte aqui nos comentários! 

Conhecimento em dia, hora de cruzadinha! 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GABRIELA CAMPOS

DORES DO INDAIÁ - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 13/07/2023

Leite A2 não é indicado para alérgicos! Cuidado! Corrijam a informação!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures