ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colostro bovino: características e funções

CRUZADINHA

EM 21/10/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

Um estudo realizado por Reis et. al. (2018) mostrou que a criação de bezerras gera um custo em torno de R$571,03 no Brasil. Tendo em vista todo esse gasto, o produtor rural deve se aplicar boas práticas que garantam a evolução desses animais de forma saudável. O fornecimento de colostro adequadamente é o primeiro manejo que o produtor deve se atentar. 
 

O que é colostro?

colostro é uma secreção produzida pelas glândulas mamárias dos mamíferos nos primeiros dias pós-parto. Essa secreção é uma fonte nutricional completa do neonato.

Em geral, quando comparado com o leite, o colostro apresenta menores níveis de lactose e maiores concentrações de gordura, proteínas, sais minerais, vitaminas, hormônios e, principalmente, imunoglobulinas G (IgG) (MCGRATH et al., 2016; URUAKPA et al., 2002).


Qual é a função do colostro?

A função mais importante do colostro é fornecer anticorpos (células de defesa) para o organismo do bezerro. Estas células de defesa, também chamadas de imunoglubulinas (Ig), não passam pela placenta da vaca e, em função disso, todos os bezerros nascem completamente sem defesa contra bactérias, protozoários e vírus causadores de doenças.

 

Quando fornecer o colostro?

Ao nascer, o bezerro deve consumir imediatamente o colostro, pois a absorção do epitélio intestinal das imunoglobulinas ocorre efetivamente nas primeiras horas de vida tendo declínio na absorção acima de 6 horas (RUFINO et al., 2014), logo deve ser avaliado se há dificuldade para o bezerro ingeri-lo.

 

Qual quantidade de colostro ofertar?

O volume de a ser ofertado varia de acordo com a qualidade do colostro ofertado, pois a quantidade de anticorpos existentes no leite apresenta diferenças entre as raças bovinas, idade da vaca e oferta nutricional. Vacas mais velhas produzem colostro de melhor qualidade, assim como vacas que consumam alimentos de boa qualidade nutricional.

Espera-se que no mínimo 2 litros sejam ingeridos nas primeiras 6 horas, sendo que alguns autores recomendam 4 litros logo após o nascimento e completar até o volume equivalente a 10-15% do peso do bezerro nas primeiras 24 horas, de preferência ofertando com intervalos de 4 horas.

Sabendo da importância de realizar corretamente o manejo e o oferecimento do colostro para os bezerros já nas primeiras horas do dia, manter um banco de colostro nas propriedades leiteiras é uma excelente estratégia para garantir que as bezerras recém-nascidas recebam a quantidade necessária de colostro de qualidade, permitindo que possuam imunidade neonatal até o amadurecimento de seu sistema imune.

Ofertar corretamente e um colostro de qualidade para os animais recém-nascidos é de extrema importância, e agora que você já relembrou alguns ponto, que tal fixar o conhecimento com essa cruzadinha? 

Confira esses artigos para você pegar algumas dicas:

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures