ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Moscas no rebanho: 5 perguntas e 5 respostas

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/11/2022

5 MIN DE LEITURA

0
6

Propriedades voltadas para atividades agropecuárias podem ser alvo de grandes quantidades de moscas. Existe um limite tolerável, mas, ao ultrapassá-lo, potenciais problemas sanitários passam a ser considerados gerando risco de doenças nos animais e prejuízos econômicos.

A infestação das moscas aumenta consideravelmente nos períodos mais quentes e úmidos do ano, como o verão, que tem início no próximo mês. Sabendo disso, o objetivo desse artigo é ajudar você a identificar o problema e controlar de forma prática e rápida, evitando prejuízos na sua produção.
 

Qual mosca está na minha propriedade?

Dentre as moscas mais comuns presentes em propriedades leiteiras, temos:

  • Mosca Doméstica - A mosca doméstica costuma se concentrar perto de criadouros de animais, pois suas larvas alimentam-se de matéria orgânica em decomposição como esterco, matéria vegetal e animais mortos, embora possa percorrer distâncias de até 30 km em curto espaço de tempo.

  • Mosca Varejeira - As moscas varejeiras (de cor verde brilhante, azulada ou cor de cobre) se criam em carcaças em decomposição, em lugares sujos com leite e ovos quebrados, em estercos de animais e, também, em fezes humanas, por serem ricos em proteínas.

     
  • Mosca dos estábulos - É uma mosca hematófaga (alimenta-se de sangue de mamíferos), que ataca diversas espécies, dentre as quais se destacam bovinos, caprinos, ovinos, equinos, cães e até mesmo o homem. É a única mosca picadora que usa as instalações de criação intensiva de animais de produção para criadouro.

A atividade hematófaga (mosca dos estábulos) não é seu aspecto mais nocivo. A ocorrência das picadas durante todo o dia sobre o rebanho, deixa os animais agitados e estressados, diminuindo o conforto animal e, consequentemente, a produção e leite. 

Mesmo as moscas que não possuem o hábito hematófago causam incômodo e desconforto aos animais. É importante identificar o tipo de mosca presenta em sua propriedade para direcionar o tratamento correto. 
 

Quais doenças as moscas podem causar?

As moscas são capazes de disseminar doenças através das patas, asas, abdome e fezes. Entre as possíveis doenças transmitidas por esses insetos, estão:

Além das moscas causarem prejuízos para a produção, os insetos também podem ser vetores de doenças para os humanos através da contaminação de alimentos. Problemas de estresse em funcionários e pessoas próximas à propriedade também ocorrem quando a infestação atinge altos níveis.
 

Como ocorre a proliferação das moscas?

A fêmea da mosca põe seus ovos em substratos orgânicos, geralmente em estado de decomposição ou fermentação, tanto de origem animal quanto vegetal, com particular preferência por estercos, fezes e lixo. O tempo de vida da mosca fêmea é em torno de 30 dias, sendo capaz de pôr, em média, 700 ovos nesse período.

É de extrema importância identificar os locais de proliferação das moscas, visto que, as moscas adultas (que voam) representam apenas 20% do problema. Os outros 80% da infestação ainda estão em desenvolvimento (fase de ovo, larva e pupa) e ficam ocultos sob a superfície dos materiais citados acima.
 

Como controlar as moscas?

O controle de moscas tem como princípio global a higiene. Manter os objetos de trabalho, assim como os equipamentos e instalações limpas é fundamental.

Além disso, destinar corretamente os dejetos da produção, resíduos de alimentos e manejar adequadamente os animais, são práticas que ajudam no combate da proliferação. O correto manejo dos lixos produzidos na propriedade também é essencial, pois estes dejetos proporcionam um ambiente adequado para o desenvolvimento das larvas de moscas. 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo sancionou a Resolução SAA 38/2017 criando o programa de controle e prevenção do surto da mosca-dos-estábulos. As medidas sanitárias para propriedades de produção pecuária incluem:

  • Eliminar o acúmulo de matéria orgânica, principalmente esterco e camas de animais estabulados;
  • Manejar adequadamente o sistema de “compost barn” e similares nas leiterias;
  • Limpeza sistemática de dejetos animais e resíduos alimentares, principalmente em sistema de confinamento e produção leiteira;
  • Evitar o acúmulo de umidade próximo a locais de armazenamento de resíduos e dejetos;
  • Realizar a drenagem do terreno;
  • Eliminar vazamentos nos bebedouros e reservatórios de água;
  • Utilizar armadilhas para controle (tipo bandeira) e outros métodos de controle;
  • Manter áreas sempre limpas, evitando o acúmulo de fezes e urina nos estábulos.

Ações com medicamentos de controle também são eficientes para controlar as moscas. É importante atentar-se para a distinção das fases da mosca e o produto a ser aplicado. Um produto larvicida deve ser aplicado nas larvas e um produto adulticida é o recomendado para moscas na fase adulta. A pulverização dos inseticidas geralmente é feita no ambiente em que se encontra maior proliferação das moscas.

A aplicação de sprays contra moscas ao longo do ano pode se mostrar eficaz na redução da população de moscas e a realização de um planejamento anual de prevenção evitará que no verão as infestações sejam severas.

Inseticidas específicos para pulverização nos animais geralmente não são eficientes. Além de poder intoxicar o rebanho, a ação da mosca de “picar” o animal leva um tempo muito curto, tempo este insuficiente para que o inseticida aplicado no animal seja eficiente o bastante para eliminar a infestação.

As moscas devem ser controladas agregando métodos, eliminando as moscas em suas respectivas fases e mantendo, principalmente, a higiene do ambiente e manejo adequados dos dejetos. 

Procure sempre a ajuda de um profissional qualificado para auxiliar na identificação da infestação e recomendação do melhor método de controle. Cada caso é específico e ações irresponsáveis podem não solucionar o problema e até mesmo agravar a situação. 
 

Alternativas naturais para controle de moscas

Alguns métodos alternativos de controle são aplicados nas propriedades. Plantações de lavanda ao lado de bezerreiros e soluções caseiras/naturais nas instalações são alternativas que alguns produtores encontram para auxiliar o controle das moscas, porém, é necessária a realização de estudos e pesquisas que comprovem a eficácia desses métodos naturais/caseiros. 

Em artigo recentemente publicado, os cocos foram apontados como uma forma alternativa de controle também. Leia mais sobre isso aqui.

Se você conhece algum método natural/caseiro contra as moscas que funcionou na sua propriedade, que tal compartilhar conosco? Comente abaixo quais alternativas funcionaram para sua produção, isso pode ajudar um amigo produtor.
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referências

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures