A iniciativa da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, de lançar o Programa de Certificação da raça durante o 3º Mundial do Queijo 2024 em São Paulo, foi uma estratégia inteligente para promover os produtos derivados da raça. Ao escolher o centro financeiro do país e um evento de renome internacional como o Mundial do Queijo, a associação ganha visibilidade e credibilidade para o programa.
Os aspectos fundamentais para obtenção dos selos, garantem excelência e atendem às demandas cada vez mais exigentes dos consumidores por alimentos seguros e éticos. Além disso, incorporam valor à cadeia leiteira que tem um papel social na manutenção dos indivíduos no campo, evitando sobrecarga e marginalização em centros urbanos.
Por isso, o objetivo principal da certificação é agregar valor aos produtos, colocando a sociedade a um clique da produção, da pecuária e do campo. Os selos terão um QR Code agregado que, após escaneado, irá direcionar o consumidor ao certificado, à história da propriedade, redes sociais e material audiovisual que mostra a origem e a realidade da produção pecuária brasileira.
Através dos selos “Produto Jersey Certificado” e “Produto Jersey Sustentável”, a entidade irá certificar que o processo de obtenção do produto segue as diretrizes do Programa de Certificação, que são: rastreabilidade, segurança alimentar, bem-estar e sanidade animal. Além das diretrizes de sustentabilidade e responsabilidade social adicionais aplicadas ao selo “Produto Jersey Sustentável”. O cumprimento das diretrizes será conferido através de auditorias.
A certificação é destinada a propriedades e a unidades de beneficiamento de carne e leite, que possuam capacidade de segregação ou que façam o beneficiamento exclusivo de matéria-prima originária de propriedades certificadas no protocolo. Sendo assim, os selos são destinados aos mais diversos produtos lácteos e cárneos oriundos de animais da raça Jersey.
Além disso, ao introduzir o selo Produto Jersey Sustentável, a associação vai além das exigências básicas de certificação, incorporando critérios de sustentabilidade e responsabilidade social na produção de alimentos. Isso reflete uma preocupação crescente com a conservação do meio ambiente e a responsabilidade social para com as comunidades envolvidas na cadeia produtiva do leite.
Ao subsidiar a participação de seus associados no Mundial do Queijo, a Jersey Brasil não apenas promoveu os produtos certificados, mas também ofereceu uma oportunidade valiosa para os produtores mostrarem seus produtos para um público internacional, consolidando a posição da raça Jersey como uma referência em qualidade e sustentabilidade no mercado de laticínios.
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