ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo adequado reduz riscos de bicheira em bovinos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/03/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

O controle de ferimentos em bovinos deve ser uma prática constante do pecuarista. Sangue e secreções, de lesões recentes, atraem moscas, aumentando os riscos de miíases, conhecidas como bicheiras.

A infestação por larvas da mosca varejeira (Cochliomyia hominivorax) provoca lesões nos animais. As larvas desenvolvem-se nos tecidos superficiais dos bovinos, provocando perda de peso e, em casos mais graves, a morte. O impacto econômico está relacionado à redução da produtividade de carne e leite, desvalorização do couro em consequência das lesões e gastos com medicamentos utilizados no tratamento preventivo e curativo.

O clima quente e úmido favorece a multiplicação desses parasitas. Por isso, nesta época, o produtor deve redobrar a atenção.

De acordo com a pesquisadora Márcia de Sena Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), a bicheira pode ocorrer em qualquer parte do corpo do animal, onde, por algum motivo, a pele tenha sido lesada (descorna, umbigo mal curado, cortes em geral). As moscas colocam seus ovos nas bordas das feridas. Após a eclosão das larvas, que ocorre rapidamente, permanecem no animal por até oito dias.

Alguns cuidados no manejo ajudam a diminuir os riscos da bicheira. Fazer a limpeza adequada e desinfetar o cordão umbilical dos bezerros recém-nascidos com álcool iodado.

Monitorar as vacas no pós-parto em relação a ferimentos na região vulvar, assim como a presença de excreções no corpo. É recomendado manter essas regiões limpas e desinfetadas.

Após qualquer intervenção cirúrgica, como castração ou descorna, o local da lesão deve ser tratado e protegido com repelentes para evitar a instalação de larvas da mosca.

Outra dica é evitar procedimentos cirúrgicos rotineiros nos meses mais quentes, quando as infestações de moscas são maiores.

Segundo a pesquisadora, o controle desses parasitas tem sido realizado por meio do uso intensivo de pesticidas e drogas, o que levou ao desenvolvimento da resistência. A limpeza da propriedade para evitar infestações por moscas e o cuidado dos ferimentos é uma forma importante de controle e de diminuir a incidência das bicheiras.

E na sua propriedade? Como você lida com esse problema? Envie um comentário para nós! 

As informações são da Embrapa. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures