ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diarréia: faça uma lista e confira duas vezes

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/10/2002

3 MIN DE LEITURA

0
0
Quando você considera ter um problema de diarréia na fazenda? Quando o número de bezerros com diarréia é muito alto? Quando mais que uma certa porcentagem dos bezerros está doente? Ou depende do grau de desidratação dos bezerros doentes?

Nenhum destes parâmetros isoladamente irá satisfazer a todos. Independente da sua definição de diarréia para os bezerros, um fato continua sendo ponto pacífico: todos gostariam de ter menor número de animais com diarréia e que elas fossem menos severas.

Em alguns casos as diarréias ocorrem sem um padrão constante, uma hoje, outra daqui alguns dias. Em outras situações, no entanto, elas ocorrem de forma regular, por exemplo, sempre aos 5 a 7 dias de vida. Os bezerros comem bem até esta idade e as fezes são normais, depois, por dois ou três dias, eles têm consumo irregular. Nesta situação, se a criptosporidiose for o único problema, as fezes só terão uma cor amarela mais clara e serão ligeiramente mais moles que o normal. A maioria destes bezerros quase não requer cuidados e só terão atraso no desenvolvimento por uns poucos dias.

Por outro lado, se nesta idade de 5 a 7 dias os bezerros tiverem uma infecção bacteriana os cuidados são outros. As fezes poderão apresentar qualquer coloração e muito provavelmente serão líquidas. A maioria destes bezerros irá necessitar suplementação líquida além do leite que estão consumindo. Muitos deles terão seu sistema imunológico suficientemente deprimido para sucumbirem a uma infecção pulmonar secundária. Nestas condições os animais irão atrasar no crescimento de 7 a 10 dias.

Se o objetivo é prevenir ao invés de tratar os casos de diarréia, como deve ser o procedimento adotado? Em primeiro lugar mantenha anotados todos os tratamentos realizados. De posse desses dados, tente encontrar algum padrão regular de ocorrência. Existe alguma faixa de idade na qual os bezerros regularmente têm diarréia? Quando ocorrem mudanças de manejo (alimentação, alojamento, descorna, etc...) os animais apresentam diarréia?

Observe que isto não se aplica a surtos de diarréia. Nesta condição a probabilidade maior é que a causa seja epidêmica, por algum agente contagioso. Neste caso o veterinário deve ser consultado o mais rápido possível.

Alguns itens podem ser conferidos para facilitar a identificação do problema. Para eventos que ocorram precocemente (menos que duas semanas de vida) a higiene é, com freqüência, a maior responsável. Nestes aspecto, a lista a ser conferida (duas vezes) envolve fatores ligados ao colostro e ao manuseio dos equipamentos:

  • Eu enxáguo todo meus equipamentos após qualquer uso, em água morna, com detergente, para remoção de proteínas e sugidades antes da lavagem propriamente dita.
  • Eu lavo meus equipamentos após qualquer uso com água cuja temperatura nunca cai abaixo de 50o C em qualquer momento da lavagem (temperatura conferida com termômetro).
  • Eu lavo meus equipamentos após qualquer uso com água clorada.
  • Eu enxáguo todos meus equipamentos após qualquer uso em solução ácida para abaixar o pH e retardar o crescimento bacteriano.
  • Eu deixo todo meu equipamento pendurado para secagem rápida, retardando o desenvolvimento bacteriano
  • A água que uso para preparação de sucedâneos lácteos e lavagem dos equipamentos não contém contagens significativas de bactérias ambientais (p. ex. E. Coli) ou parasitas (p. ex. Giárdia).

    Para diarréias que ocorrem mais tardiamente (3 a 7 semanas de idade), a coccídia é o parasita mais provável. Neste caso, confira o seguinte:

  • Se eu estou fornecendo leite, estou adicionando um agente anticoccidiano já a partir da segunda semana de vida.
  • Se estou fornecendo um sucedâneo de leite ele já contém um agente anticoccidiano ou eu o estou adicionando a partir da segunda semana de vida.
  • O concentrado que estou utilizando possui um agente anticoccidiano em quantidade suficiente de forma que em um quilo deste produto existe produto suficiente para ser efetivo no momento da desmama.

    Comentário do autor: em se tratando de diarréias, a prevenção é sempre a melhor opção. A identificação do agente causador normalmente é muito difícil mas, em alguns casos, algumas características como a época de ocorrência, ou a própria aparência das fezes permite a identificação do agente com boa probabilidade. A higiene sempre é fator determinante na incidência de diarréia.

    Fonte: Leadley, S and Sodja, P, 2002. Scours: Make a List and Check it Twice. Calving Ease, October.
  • 0

    DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

    5000 caracteres restantes
    ANEXAR IMAGEM
    ANEXAR IMAGEM

    Selecione a imagem

    INSERIR VÍDEO
    INSERIR VÍDEO

    Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

    Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

    SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

    Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

    Assine nossa newsletter

    E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

    Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
    Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

    Você já está logado com o e-mail informado.
    Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

    MilkPoint Logo MilkPoint Ventures