FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Novartis: Como controlar a infestação de moscas domésticas?

Margareth Mathias Dellatorre

Margareth Mathias Dellatorre é Zootecnista e Coord. Técnica Bioprotection - NAH - Brasil


1 - A mosca doméstica (Musca doméstica) pode se tornar um problema na propriedade e não apenas um incômodo?

Sim. As moscas podem causar grandes prejuízos, principalmente quando a infestação aumenta, e isso ocorre nos períodos mais quentes e úmidos do ano.

2 - Quais problemas e prejuízos que as moscas causam em uma propriedade, onde tenha animais em produção (leite, carne e ovos)?

Elas disseminam doenças através das patas, asas, abdome e fezes, por exemplo, mastites, diarréias, queratoconjutivite, salmoneloses e etc. Também provocam stress permanente nos animais. Por consequência, ocorre queda na produtividade, aumento no custo com tratamentos e menor rentabilidade para o produtor.

3 - Elas podem transmitir doenças para o homem (zoonoses)?

Sim. Além dos prejuízos causados na produção, as moscas também são responsáveis por problemas sociais, causando estresse nos funcionários e nos vizinhos e pela contaminação de alimentos transmitindo diversas doenças a crianças e adultos.

4 - Como se desenvolve (ciclo de vida) a mosca?

As moscas desenvolvem-se através do processo denominado metamorfose completa, ou seja, compreendendo os estágios de ovo, larva, pupa e adulto. O ciclo se completa entre 7 e 35 dias, dependendo da temperatura e umidade.

5 - Onde as moscas se proliferam?

A fêmea põe seus ovos numa grande variedade de substratos orgânicos em putrefação, decomposição ou fermentação, tanto de origem animal quanto vegetal, daí sua particular preferência por estercos, fezes e lixo. Alguns exemplos desses substratos são: esterco de suínos, esterco de aves, esterco de bovinos (principalmente o de bezerros em aleitamento), fezes humanas (latrinas abertas), esterco de eqüinos, lixo doméstico e etc.

6 - Por que no período de outubro a março a infestação de moscas é maior?

Isso ocorre devido ao clima. Pois nessa época do ano a temperatura é elevada e a umidade é maior, devido às chuvas. O ciclo da mosca nesse período se completa em 7 dias.

7 - Qual a capacidade reprodutiva da mosca doméstica?

A fêmea vive em torno de 30 dias e nesse período chega a pôr em média 700 ovos. Um único casal pode gerar até 125.000 descendentes em 4 semanas. A mosca doméstica em países tropicais pode produzir até 30 gerações.

8 - Como controlar a infestação de moscas domésticas?

O correto controle das moscas domésticas deve compreender, um bom manejo do esterco e do lixo, esse tipo de matéria orgânica proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento das larvas das moscas. Deve-se adotar um produto com ação larvicida (seletivo) para o controle das larvas e outro produto adulticida para o controle das moscas adultas, dessa forma conseguirá interromper o ciclo da mosca obtendo um controle adequado.

9 - Quais os produtos da Novartis Saúde Animal para o controle de moscas domésticas?

A Novartis Saúde Animal tem o AGITA ® 10 WG que é um adulticida fulminante e o NEPOREX® 50 SP que é um larvicida seletivo.

10 - Como funciona o AGITA ® 10 WG?

O AGITA ® 10 WG atrai e mata as moscas adultas. Ele atrai porque possui açúcar e feromônio sexual na formulação, e mata após ingestão, porque o princípio ativo thiametoxam é um adulticida fulminante que atua no sistema nervoso central do inseto. Conforme o método de aplicação e as condições ambientais, AGITA ® 10 WG pode ter um efeito residual de até 4 a 8 semanas.

11 - Como se aplica o AGITA ® 10 WG?

O AGITA ® deve ser diluído em água e pode aplicar de três formas: pincelado, pulverizado ou em cordões embebidos (barbante).

12 - Qual a indicação de uso do AGITA ® 10 WG?

É indicado para combater moscas em instalações rurais, estábulos, granjas de aves e suínos e haras. AGITA ® aplica-se nos locais mais frequentados pelas moscas, tais como: superfícies aquecidas pelo sol, corpos cilíndricos (canos, fios, arames, cordões e etc.), esquadrias de janelas, paredes e etc. Também pode ser aplicado sobre painéis (placas PVC ou madeira) para colocar nos locais de alojamento do plantel.

13 - Qual a toxicidade do AGITA ® 10 WG?

O AGITA ® tem um perfil de segurança incomparável, sendo muito mais seguro que os principais mosquicidas encontrados no mercado mundial. O AGITA ® 10 WG foi desenvolvido para uso em ambientes de alojamento e produção animal, sendo mais seguro para os usuários, não prejudicando o plantel e nem agredindo o ambiente quando usado corretamente. A DL50 é de 1.563 mg/kg.



® Marca Registrada Novartis, AG, Basiléia, Suíça.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta publicação sem a autorização da Novartis Saúde Animal. Novembro de 2010

Tire suas dúvidas e saiba mais entrando em contato pelo box abaixo:

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CONSOLAÇÃO XAVIER

EM 28/04/2019

Minha casa tem muita mosca, pensei que fosse por causa das fezes da minha cachorrinha mais já tem seis meses que ela faleceu e as moscas continua. O que devo fazer pra me livrar delas?
SEVERINO MARCOS DE OLIVEIRA

SANTA RITA - PARAIBA

EM 09/04/2019

Gostaria de adquirir o AGITA e o NEPOREX em João Pessoa Pb.
PAULO ROBERTO BOAVENTURA LEITE

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - TÉCNICO

EM 02/04/2019

Boa noite.
Onde posso encontrar o AGITA 10 WG em Brasília?
Temos uma Empresa de Desinsetização.
THÊMIS SILVA

EM 31/01/2019

Olá.

Tenho uma casa de campo. Minha preocupação é que tenho muitos cães e gatos. Posso utilizar o Agita com eles? Gostaria de saber também quanto custa o produto e onde comprar. Estou em São José do Vale do Rio Preto-RJ. Grato. Abraço
ROSANA GURGEL RIBEIRO

EM 19/02/2019

Essa também é a minha preocupação. Mas ninguém da Novartis responde.
CLAUDIUS MARCUS MATTOS RAYBOLT

NITERÓI - RIO DE JANEIRO

EM 03/09/2018

Adorei, essa pesquisa sobre moscas domesticas, agora vou cuidar e ficar mais atento ao lixo e avisar meus amigos da necessidades de manter o nosso ambiente limpo.
ABILIO NATIVO DA COSTA

EM 16/04/2018

Boa noite me chamo Abilio usei o Agita na minha lanchonete mas atraio mas moscas por que ? vocês tem algum inseticida bom para esse controle.
FÁBIO MESSIAS

SÃO PAULO - SÃO PAULO - TÉCNICO

EM 28/01/2019

Boa noite SrAbilio:

Para unidades de nutrição ,como a sua ,o ideal será instalar armadilha luminosa com refil depois da entrada ,de preferência na área de mesas ,coloque em altura de 1,75mts ,pois está altura e a ideal do voo deste tipo de praga ,instalados outra na área produtiva ,na área da lixeira ,vc pode instalar tela milimetrada nos acessos e quanto a superfície interna se não for possível piso e azulejo na parede ,faça uma pintura com tinta de piso (vai ajudar muito na limpeza e evita acúmulo de resíduos ) opte por cor clara .
Por último , aplicação com produto residual nos locais de pouso (vc identificará facilmente )pois elas ficam agrupadas em locais já com vestígios característicos (pontinhos pretos ) ,nas luminárias,paredes ,bases ,cordões de luminárias,placas de propaganda .

Se precisar :
Fábio Ramos
Especialista em controle de pragas e consultor para melhorias estruturais preventivas
11993581380