Margareth Mathias DellatorreMargareth Mathias Dellatorre é Zootecnista e Coord. Técnica Bioprotection - NAH - Brasil |
1 - A mosca doméstica (Musca doméstica) pode se tornar um problema na propriedade e não apenas um incômodo?
Sim. As moscas podem causar grandes prejuízos, principalmente quando a infestação aumenta, e isso ocorre nos períodos mais quentes e úmidos do ano.
2 - Quais problemas e prejuízos que as moscas causam em uma propriedade, onde tenha animais em produção (leite, carne e ovos)?
Elas disseminam doenças através das patas, asas, abdome e fezes, por exemplo, mastites, diarréias, queratoconjutivite, salmoneloses e etc. Também provocam stress permanente nos animais. Por consequência, ocorre queda na produtividade, aumento no custo com tratamentos e menor rentabilidade para o produtor.
3 - Elas podem transmitir doenças para o homem (zoonoses)?
Sim. Além dos prejuízos causados na produção, as moscas também são responsáveis por problemas sociais, causando estresse nos funcionários e nos vizinhos e pela contaminação de alimentos transmitindo diversas doenças a crianças e adultos.
4 - Como se desenvolve (ciclo de vida) a mosca?
As moscas desenvolvem-se através do processo denominado metamorfose completa, ou seja, compreendendo os estágios de ovo, larva, pupa e adulto. O ciclo se completa entre 7 e 35 dias, dependendo da temperatura e umidade.
5 - Onde as moscas se proliferam?
A fêmea põe seus ovos numa grande variedade de substratos orgânicos em putrefação, decomposição ou fermentação, tanto de origem animal quanto vegetal, daí sua particular preferência por estercos, fezes e lixo. Alguns exemplos desses substratos são: esterco de suínos, esterco de aves, esterco de bovinos (principalmente o de bezerros em aleitamento), fezes humanas (latrinas abertas), esterco de eqüinos, lixo doméstico e etc.
6 - Por que no período de outubro a março a infestação de moscas é maior?
Isso ocorre devido ao clima. Pois nessa época do ano a temperatura é elevada e a umidade é maior, devido às chuvas. O ciclo da mosca nesse período se completa em 7 dias.
7 - Qual a capacidade reprodutiva da mosca doméstica?
A fêmea vive em torno de 30 dias e nesse período chega a pôr em média 700 ovos. Um único casal pode gerar até 125.000 descendentes em 4 semanas. A mosca doméstica em países tropicais pode produzir até 30 gerações.
8 - Como controlar a infestação de moscas domésticas?
O correto controle das moscas domésticas deve compreender, um bom manejo do esterco e do lixo, esse tipo de matéria orgânica proporciona um ambiente favorável ao desenvolvimento das larvas das moscas. Deve-se adotar um produto com ação larvicida (seletivo) para o controle das larvas e outro produto adulticida para o controle das moscas adultas, dessa forma conseguirá interromper o ciclo da mosca obtendo um controle adequado.
9 - Quais os produtos da Novartis Saúde Animal para o controle de moscas domésticas?
A Novartis Saúde Animal tem o AGITA ® 10 WG que é um adulticida fulminante e o NEPOREX® 50 SP que é um larvicida seletivo.
10 - Como funciona o AGITA ® 10 WG?
O AGITA ® 10 WG atrai e mata as moscas adultas. Ele atrai porque possui açúcar e feromônio sexual na formulação, e mata após ingestão, porque o princípio ativo thiametoxam é um adulticida fulminante que atua no sistema nervoso central do inseto. Conforme o método de aplicação e as condições ambientais, AGITA ® 10 WG pode ter um efeito residual de até 4 a 8 semanas.
11 - Como se aplica o AGITA ® 10 WG?
O AGITA ® deve ser diluído em água e pode aplicar de três formas: pincelado, pulverizado ou em cordões embebidos (barbante).
12 - Qual a indicação de uso do AGITA ® 10 WG?
É indicado para combater moscas em instalações rurais, estábulos, granjas de aves e suínos e haras. AGITA ® aplica-se nos locais mais frequentados pelas moscas, tais como: superfícies aquecidas pelo sol, corpos cilíndricos (canos, fios, arames, cordões e etc.), esquadrias de janelas, paredes e etc. Também pode ser aplicado sobre painéis (placas PVC ou madeira) para colocar nos locais de alojamento do plantel.
13 - Qual a toxicidade do AGITA ® 10 WG?
O AGITA ® tem um perfil de segurança incomparável, sendo muito mais seguro que os principais mosquicidas encontrados no mercado mundial. O AGITA ® 10 WG foi desenvolvido para uso em ambientes de alojamento e produção animal, sendo mais seguro para os usuários, não prejudicando o plantel e nem agredindo o ambiente quando usado corretamente. A DL50 é de 1.563 mg/kg.
® Marca Registrada Novartis, AG, Basiléia, Suíça.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta publicação sem a autorização da Novartis Saúde Animal. Novembro de 2010
Tire suas dúvidas e saiba mais entrando em contato pelo box abaixo: