ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Redução de açúcar: oportunidade para os lácteos?

KENNYA SIQUEIRA

EM 05/04/2019

4 MIN DE LEITURA

0
12

Houve uma época em que a gordura era o inimigo público número 1 em termos de alimentação, depois vieram os carboidratos e o sal. Agora é a vez do açúcar. 9 em cada 10 pesquisas sobre tendências para alimentos e bebidas em 2019 fazem referência à redução de açúcar.

Pesquisas recentes indicam que o açúcar é tão viciante quanto a cocaína e o consumo excessivo está ligado a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Além disso, os alimentos com alto teor de açúcar contribuem para um dos maiores problemas da humanidade atualmente: a obesidade. Por isso, a redução de açúcar nos alimentos tem sido foco das discussões em saúde pública mundiais e muitos países já introduziram impostos sobre o açúcar adicionado aos alimentos para combater a epidemia de obesidade no mundo. Pesquisa publicada em 2017 no British Medical Journal, estima que um imposto de 20% reduza a prevalência de obesidade de 1,5 a 10%.

No Brasil, a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), assinou em novembro do ano passado, o Compromisso para Redução de Açúcar em Lácteos. O acordo contempla redução de açúcar em produtos como: bebidas lácteas fermentadas, bebidas lácteas não fermentadas prontas para o consumo, iogurtes e outros leites fermentados, iogurte grego, iogurte grego com calda, leites fermentados e petit suisse. A meta é retirar 144 mil toneladas de açúcar como ingrediente dos produtos alimentícios processados no Brasil até 2022, já que ¼ do açúcar consumido pelos brasileiros está em produtos industrializados. Para os produtos lácteos, a redução de açúcar deve chegar até 53,9%.

Com isso, a indústria de laticínios, assim como a indústria de alimentos como um todo, está sendo forçada a reduzir o teor de açúcar e se concentrar no desenvolvimento de alternativas naturais aos adoçantes artificiais. No Brasil, embora o preço e a conveniência ainda sejam prioridades, fazer escolhas saudáveis e encontrar alternativas de lanches saudáveis é cada vez mais importante. Segundo a Mintel, 47% dos consumidores mundiais dizem que estão trabalhando para minimizar sua ingestão de açúcar. Estima-se que o mercado mundial de alimento sem açúcar tenha uma taxa de crescimento acumulado composta de 10,16% entre 2017 e 2021 (Research and Markets, 2018).

Pesquisas do IRI mostram que 58% dos consumidores de várias gerações estão evitando o açúcar, sendo que 50% evita adicionar açúcar a seus alimentos e bebidas e 30% evita consumir produtos com açúcar na lista de ingredientes. Dos que evitam o açúcar, 85% o fazem por motivos de saúde e 58% por peso. Estima-se que 45% verifiquem o número de gramas de açúcar em um produto antes de comprá-lo, enquanto 55% verificam que tipo de adoçante é usado.

De acordo com a Nielsen, a demanda dos consumidores se desviou do açúcar e outros adoçantes para produtos sem adição de açúcar e aqueles que contém estévia ou fruta do monge. A categoria açúcar e adoçantes apresentou queda na comparação, tanto no valor vendido (-2,1%) quanto em unidades (-3%) nas 52 semanas até 28 de julho de 2018. Essa categoria apresentou queda de consumo nos últimos 4 anos: -4,5% em valor e -4,1% no volume vendido. Por outro lado, as vendas de produtos que contêm estévia cresceram 17% na semana de 31 de agosto de 2018 comparado com a mesma semana do ano anterior, apresentando assim, desempenho semelhante ao de produtos sem adição de açúcar.

Portanto, a estévia tem se mostrado uma grande alternativa para a indústria de alimentos adoçar seus produtos. Os produtos adoçados com estévia tem se saído melhor nas categorias indulgentes, tais como sobremesas geladas, chocolate e bebidas de frutas. A fruta do monge também tem se destacado, especialmente nos produtos lácteos, em que os leites sem lactose usando fruta do monge apresentaram 155% de aumento nas vendas nas 52 semanas que antecederam o dia 7 de abril de 2018. A fruta do monge também tem sido sucesso nas categorias de cereais (+24%) e barras de cereais (+20%).

Algumas alternativas ao açúcar que as indústrias de laticínios devem estar atentas são: guayusa, rhodiosa rósea, erva mate, moringa e algas. Essas opções fizeram parte de um levantamento de mercado realizado pela Nielsen nos EUA, que analisou a trajetória de crescimento de 30 ingredientes de acordo com a sua maturidade e estágio de incubação.

Apesar da medicina Ayuvérdica não ter se destacado, os ingredientes associados a esta prática (açafrão, ashwagandha e moringa) têm mostrado forte crescimento dos produtos e vendas. Dentre os ingredientes Ayvérdicos, o açafrão é o produto mais maduro em termos do entendimento dos consumidores das suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, assim como pela sua disponibilidade no mercado. O açafrão registrou US$ 11 bilhões em 2018 e foi encontrado em mais de 100 produtos nos EUA. De acordo com a pesquisa da Nielsen, 60% dos consumidores que compraram açafrão fizeram isso para prevenir uma condição de saúde e 24% compraram para tratar uma condição de saúde.

No entanto, ashwagandha e moringa ainda estão nos estágios iniciais de inovação. Moringa, uma planta verde rica em nutrientes que prospera em climas quentes e secos como a África Ocidental e a América do Sul tem mostrado sinais de ingrediente prodígio, ultrapassando ingredientes similares como a ashwagandha e destronando o reinado da couve como a verdura mais densa em nutrientes. Mas moringa tem apenas 3% de penetração no mercado americano.

Porém, à medida que a informação sobre estes ingredientes chega ao consumidor, aumentam-se as oportunidades para a indústria de laticínios inovar e prosperar neste cenário de demanda crescente por produtos mais naturais e saudáveis. Apresenta-se assim uma oportunidade para agregar mais valor ainda ao leite e seus derivados.

KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures