O Dairy Global analisou detalhadamente a inflação nos países europeus e os impactos sobre produtos lácteos, como leite, queijo e manteiga. E, em um mergulho adicional, a conferência Idele em Paris, em junho deste ano, explorou a inflação recorde de alimentos, o consumo e o comércio de laticínios.
Em sua apresentação, Christine Goscianski, do serviço de economia Idele, lembrou ao público que 2022 foi marcado por uma inflação recorde de alimentos. A UE-27 registou um crescimento dos preços dos alimentos no consumidor de quase 12% em 2022 em comparação com 2021. Este crescimento foi inferior em alguns países como a Irlanda (+6,9%) e França (+7%) e superior em outros (+12,6% na Alemanha , +13% em Portugal, +14,5% na Polônia). Este aumento dos preços alimentares foi acompanhado por um aumento da cota de mercado das marcas de distribuição (+2,3% em Espanha, +1,4% na Alemanha, +0,5% em França).
“O início de 2023 foi marcado por uma forte aceleração na subida dos preços dos alimentos na Europa, com um aumento das vendas de produtos de consumo com desconto (+1 ponto entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023)”, disse Goscianski, que acrescentou que o consumo de produtos lácteos, no entanto, manteve-se bastante bom em 2022 na UE-27, mas deve cair em 2023 sob o efeito da alta inflação de alimentos.
Alemanha: inflação recorde de alimentos
Em 2022, a Alemanha experimentou um aumento de 20-40% no preço dos produtos lácteos em relação a 2021: +21% para o queijo Emmental e leite UHT, +22% para o Gouda, +41% para a manteiga. Isto levou a uma quebra nas compras de produtos lácteos, que foi marcada em leite líquido (-6% nos últimos 12 meses, -9% em março de 2023) e queijos frescos (-7% nos últimos 12 meses, -9% em março de 2023).
Após uma forte alta de preços que impactou o mercado de orgânicos, o leite orgânico está perdendo mercado para sucos de vegetais e leite produzido a pasto. Por último, a inflação dos produtos alimentares na Alemanha levou a um aumento do comércio de produtos lácteos, afetando tanto as exportações como as importações.
França: Queda na balança comercial
Na França, há quatro aspectos a considerar em relação à inflação:
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aumento de +7,9% nos preços dos laticínios em 2022 nas lojas, com maior aumento para a gordura láctea (+11,7%) e preços ainda maiores nas lojas no início de 2023;
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queda de -2,5% nas vendas de lácteos em 2022 nas lojas, sendo a maior queda da manteiga (-6,8% em 12 meses);
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arbitragem do consumidor: compre menos e reduza a escala (aumento do uso de marcas próprias, menos produtos orgânicos comprados, sucesso de descontos);
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uma forte deterioração da balança comercial, com explosão das importações em valor.
Itália: Inflação entre as mais baixas
Apesar da inflação dos alimentos estar entre as mais baixas da Europa, a Itália experimentou um aumento nos preços dos alimentos de 10 a 20% em 2022, dependendo do produto: +9,8% para o leite UHT, +20,8% para a manteiga.
“O início de 2023 fica, no entanto, marcado por um abrandamento desta subida dos preços dos alimentos, sobretudo dos lácteos”, disse o orador, que acrescentou que a participação de mercado dos descontos passou de 17,5% das vendas em valor em 2019 para 20,6% em 2022, apesar de uma subida muito acentuada dos preços neste canal.
A participação dos orgânicos nas compras domésticas italianas caiu de 3,9% em 2021 para 3,6% em 2022. O ano de 2022 também viu um aumento no valor do comércio com a inflação (tanto para importações quanto para exportações), mas um saldo contraído.
Reino Unido: Inflação forte
Os preços dos alimentos aumentaram 16,9% em 2022 e dispararam no início de 2023 (+33% para leite, +39% para queijo cheddar em abril de 2023). Enquanto as vendas de laticínios caíram, o queijo está se mantendo melhor.
“Também observamos uma queda na faixa de consumo de produtos lácteos, e os volumes de leite de marca estão diminuindo em um ritmo mais rápido do que os produtos de marca própria”, disse Goscianski.
As vendas em volume de leite orgânico caíram acentuadamente (-13,5% em 2022/2021 em comparação com -5,6% para leite não orgânico). Em 2022, os produtos lácteos orgânicos representaram 2,9% do volume total de varejo de produtos lácteos. Finalmente, tal como nos restantes países europeus, as exportações em volume avançam mas com um saldo que se deteriora em valor.
Conclusão
Os produtos alimentares são agora mais afetados pela inflação do que outros produtos:
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Preços de consumo: +9,1% na UE-27;
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Preços dos alimentos: +18,2% na UE-27.
Fonte Eurostat: janeiro-abril 2023/janeiro-abril 2022
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Entre os alimentos, os lácteos são fortemente impactados pela inflação;
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Arbitragem de consumidores diante da inflação: quantidades menores compradas, mais marca própria, menos orgânicos, sucesso de desconto. As vendas de produtos lácteos nas lojas parecem estar melhorando.
Compras em lojas na França em 2022 (em volume):
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Carne bovina: -6,4%;
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Ovos: -1,6%;
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Laticínios: -2,5%;
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Frutas e vegetais: -5%;
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Peixe: -12%.
Inflação geral mais baixa por algumas semanas, com inflação de alimentos caindo levemente em maio.
As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.