Venezuela comprará gado leiteiro da Argentina

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Depois de ter recebido suas primeiras 50 mil toneladas de óleos combustíveis da Venezuela para enfrentar a crise energética, a Argentina começará a vender a este país, a partir do segundo semestre deste ano, entre 15 e 25 mil novilhas e bezerras da raça holandesa, como parte do convênio que as duas nações firmaram para troca de combustível por vacas.

"Já há um pedido concreto por parte da Venezuela para comprar nossos animais", anunciou o presidente da Associação de Criadores de Gado Holandês Argentino (ACHA), Máximo Russ, na Mercoláctea 2004, exposição leiteira organizada pelo La Nación e pela revista Infortambo, que terminou no último domingo (9/5).

Apesar de ainda faltar a Argentina firmar um protocolo sanitário para exportação dos animais em pé com a Venezuela, os produtores estão entusiasmados com a possibilidade de comercializar com preços muito bons seus animais.

"Os animais poderiam ser vendidos com um preço entre US$ 700 e US$ 1400 por cabeça", disse o presidente da ACHA, que também informou que há 10 dias uma delegação de funcionários venezuelanos visitou a Argentina para dar andamento a esta operação comercial.

Nas negociações entre as duas nações já está sendo discutida a possibilidade de que o pagamento aos produtores argentinos seja realizado através de fundos fiduciários que interviriam nas operações para exportar os animais.

"Nossa intenção é abrir um registro de produtores que poderiam estar em condições de vender a este país e determinar, por outro lado, a quantidade de animais disponíveis, para levar adiante os negócios. Vamos mandar animais de qualidade. Isto será interessante para nós e para os produtores deste país. A Argentina tem condições ideais para abastecer as nações que estão buscando desenvolver sua produção de leite", comentou Russ.

Atualmente, a Argentina conta com 2,5 milhões de fêmeas da raça holandesa entre bezerras, vacas e novilhas. Destes, 1,7 milhão são constituídos por vacas. Se as exportações à Venezuela se concretizarem nos próximos meses, será a primeira vez que o gado em pé da Argentina da raça holandesa voltará ao exterior depois da crise iniciada em 2001 com o ressurgimento da febre aftosa no país.

Fonte: La Nación, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?