ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uruguai produz leite para 20 milhões de pessoas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/06/2023

2 MIN DE LEITURA

0
7

O valor do setor lácteo no Uruguai é de tal magnitude que, destacou o Instituto Nacional do Leite (Inale), todos os anos gera leite suficiente para alimentar 20 milhões de pessoas, ou seja, seis vezes mais que a população do Uruguai, com uma produção que é obtida em apenas 5% do território nacional.

Esses dados compõem o conjunto de números e conceitos que o Inale divulgou no dia mundial do leite, em primeiro de junho, para definir um setor de alta relevância produtiva, econômica e social, que transcende um dia especial.

A Inale se associou a esta comemoração divulgando a mensagem apresentada pela Federação Pan-Americana do Laticínios (Fepale): "A cadeia leiteira contribui para o desenvolvimento econômico dos territórios e o progresso das populações rurais, cuida especialmente do meio ambiente e da sustentabilidade, gera qualidade empregos e fornece produtos com valor nutricional único e essencial para o ser humano.”

Com relação aos dados divulgados por Inale, destaca-se que o setor lácteo no Uruguai é o que gera as maiores receitas de exportação medidas por hectare. O Uruguai também é o 7º maior exportador mundial de leite.

Da produção de leite (2,200 bilhões de litros por ano), 70% é exportado para mais de 60 mercados e o restante é para consumo interno.

Além disso, 90% da produção é processada em complexos industriais no Uruguai, onde há uma constante melhoria dos processos com crescente incorporação tecnológica e padrões de qualidade de acordo com os mercados mais exigentes. Brasil com 26%, Argélia com 27% e Rússia com 14% são atualmente os principais mercados.

Com base nos blocos regionais, 37,8% são exportados para destinos na América do Sul, 30% para a África, 14% para o mercado russo e 11% para a Ásia, sempre citando os recordes de maior destaque.
 

Receita crescente

Com base nos dados atualizados pelo Inale, em 2022 o Uruguai atingiu um recorde de receita com exportações de lácteos, com US$ 925,2 milhões, 23% a mais que em 2021.

No primeiro trimestre de 2023, foram exportados US$ 228,9 milhões, 13% a mais que no mesmo período do ano passado.

Já o consumo anual do Uruguai é de 230 litros de leite por pessoa, mais que o dobro do consumo médio mundial.

O leite fresco pasteurizado, disponível diariamente aos consumidores, é livre de hormônios de crescimento, antibióticos, metais pesados e contaminação radioativa.

Existem cerca de 3.300 produtores de leite no Uruguai. 73% enviam sua produção para a indústria e 27% produzem queijo artesanal no local. Uma fazenda média tem cerca de 150 vacas leiteiras, em 250 hectares e com uma produção média de 18 litros por vaca por dia. Existem 20.000 pessoas ligadas ao setor leiteiro. Nas fazendas, predomina o trabalho familiar e na indústria a maioria são trabalhadores permanentes

O Inale destaca que os bovinos são alimentados predominantemente a pasto e a céu aberto. Além disso, o Inale destacou a qualidade genética do rebanho e que há 100% de rastreabilidade do gado. As pessoas do setor estão integradas em várias organizações, o que tem fomentado o trabalho associativo. Essa força tem sido um pilar fundamental para promover o dinamismo do setor.

Os estabelecimentos entregam leite de qualidade às indústrias e recebem assistência técnica e financiamento. Este vínculo é a base histórica do setor leiteiro do Uruguai, conclui a análise de Inale.

As informações são do El Observador, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures