Uruguai: produtores terão aumento de 13% a partir de março

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O presidente da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL) do Uruguai, Wilson Cabrera, disse que a entidade solicitou ao Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) um aumento de 13% no preço do leite cota a partir de março. Este seria o primeiro aumento em um ano.

O leite cota no Uruguai é uma das variáveis mais importantes, que reflete no preço do produto ao consumidor. O pedido foi entregue ao MGAP para ser estudado conjuntamente com a Junta Nacional de Leite, existindo grande probabilidade de o pedido ser aceito.

Para que a equação financeira seja favorável para o interesse dos produtores, deve ser levada em consideração a evolução dos insumos, tais como sementes, fertilizantes e mão-de-obra. Cabrera disse que, atualmente, a incidência de chuvas está preocupando os produtores, uma vez que estas poderiam causar danos aos investimentos feitos nas pastagens com o objetivo de suportar o inverno.

Os dados sobre os insumos são proporcionados pela Cooperativa Nacional dos Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) uma vez que a cooperativa recebe leite de 90% dos produtores do país - cerca de 2,4 mil produtores.

Cabrera disse que está preocupado também com a situação da informalidade, devido ao fato de que aqueles que trabalham neste esquema não pagam os impostos, além de não ter controles sanitários que são normas do setor. Calcula-se que são 200 mil os litros diários de leite que se encontram no mercado irregular no Uruguai.

No que se refere à rentabilidade do setor, apesar de Cabrera reconhecer que no último ano esta melhorou, ainda não está suficiente. A melhoria foi registrada devido à baixa na produção de leite na região e a tênue reafirmação do mercado local, o que faz com que se espere para um futuro imediato uma melhoria com relação aos anos marcados pela crise.

Com relação ao endividamento do setor leiteiro do Uruguai, Cabrera afirmou que é de US$ 90 milhões, o que é muito para os parâmetros nacionais. Os produtores esperam ir saldando as dívidas à medida que a situação do setor confirme sua melhora, apesar de os produtores menores estarem com uma posição mais comprometida.

Fonte: Diariolarepublica.com, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?