Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

UltraCheese consolida crescimento no balanço semestral

A plataforma registrou o maior faturamento bruto desde a sua criação, impulsionada por vendas recordes de todas as marcas. Saiba mais informações aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 25/08/2022 - Atualizado em: 24/08/2022 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Ao fechar o primeiro semestre de 2022, a UltraCheese tem boas notícias para compartilhar com o mercado. A plataforma registrou o maior faturamento bruto desde a sua criação, impulsionada por vendas recordes de todas as marcas que compõem o portfólio: Cruzília, Lac Lélo, Búfalo Dourado e Itacolomy.

Um motivo de comemoração, principalmente em um cenário de queda de captação de leite enfrentado pelas indústrias de lácteos, caracterizado pela redução de 10,3% na aquisição de leite cru em comparação ao primeiro trimestre de 2021 e efeitos climáticos influenciados pela La Niña, que prejudicaram a safra do Sul do Brasil (conforme dados da Estatística da Produção Pecuária, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE).

“Tivemos os maiores preços de leite da história do Brasil no primeiro semestre, e há uma pressão muito grande de margem em virtude dos custos de frete, insumos e embalagem”, analisa Edson Martins, COO da UltraCheese.

Soma-se a isso a redução do poder de compra da população: entre março de 2021 e março de 2022, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) teve alta de 11,3%, o maior dos últimos cinco anos. “O primeiro semestre foi bastante desafiador para o segmento lácteo. Para alcançar um resultado tão expressivo, procuramos ampliar a eficiência na cadeia produtiva”, complementa Martins.
 

Faturamento bate recorde de 2021

O faturamento recorde da UltraCheese segue a máxima de que a união faz a força. “A consciência dos valores e da cultura corporativa são fundamentais para a sinergia das equipes nos processos produtivos e de gestão. Essa convergência, em muito decorrente da qualificação e do potencial das pessoas, permitiu agilidade e assertividade na execução de diversos projetos e ações”, cita Martins.

Ao investir em qualidade e diversidade de produtos em todas as categorias de queijos, a companhia consegue alcançar novas fatias de mercado com diferenciação e preços competitivos, desde o muçarela, manteiga e requeijão do café da manhã, passando pelos queijos nobres e finos como Brie, Gorgonzola, Gruyère e exclusivos como Santo Casamenteiro e Azul de Minas, até queijos de requinte feitos com leite de búfala.

Continua depois da publicidade Agroceres

As marcas que integram a plataforma UltraCheese tiveram um incremento em suas performances: a Búfalo Dourado teve o segundo maior faturamento bruto da história; a Cruzília seguiu dinâmica parecida (com o segundo maior faturamento bruto desde junho de 2021); a Itacolomy registrou, respectivamente, o primeiro e o segundo maior faturamento da marca (em maio de 2021 e de 2022), e a Lac Lélo, que já havia batido o recorde de faturamento em março deste ano, teve em maio seu segundo melhor mês de 2022.
 

Novos produtos e fortalecimento de marcas

“Na conta final, a UltraCheese teve resultados bem acima da média do mercado nos seis primeiros meses. Quando comparado ao primeiro semestre do ano passado, a plataforma cresceu 9% no faturamento e mais de 11% no resultado”, diz Adriano Doré, CFO da UltraCheese.

 “Acredito que seja o reflexo de decisões acertadas que envolvem cada uma das marcas que compõem a plataforma. Estamos buscando oferecer sempre mais qualidade, da origem ao final da cadeia, para ter produtos competitivos”, analisa o COO da UltraCheese Edson Martins.

Da porta para dentro, a gestão de mix foi fundamental para se adequar à realidade atual de mercado e novos hábitos de consumo. A revisão de portfólio, bem como novos formatos de embalagem, adequação das categorias aos canais de venda, melhoria dos processos produtivos, retiradas de linha, extensões e lançamentos de produtos contribuíram para aumento das vendas e fortalecimento das marcas.

Recentemente, a Itacolomy passou por um rebranding, combinando a tradição centenária com um visual contemporâneo, além da extensão da linha queijos cotidianos com os novos Queijo Prato e Muçarela Fatiados; enquanto que a Cruzília lançou o Serra da Mantiqueira, Minas Meia Cura e Brie Aperitivo (merecem destaque as recentes premiações obtidas no Minas Láctea 2022, com a conquista do 1° lugar na categoria Queijo Provolone, e do 3° lugar nas categorias Gouda, Gorgonzola e Produto Inovador, com o queijo Barão de Minas). A Búfalo Dourado, por sua vez, alcançou resultados inéditos com a burrata, e a Lac Lélo ampliou as exportações para os Estados Unidos por meio de parcerias estratégicas.

 

Novos direcionamentos em pauta

Para seguir acelerando o crescimento, algumas medidas estão em pauta. A revisão estrutural e do organograma, eliminando redundâncias estruturais e otimizando departamentos corporativos e fornecedores, além da transformação das unidades fabris em centros de especialidades e a habilitação para exportação das unidades de Cruzília/MG e Trindade/GO.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Outra importante iniciativa é o Plano de Originação, que visa aproximar ainda mais a indústria dos produtores de leite, com diversos projetos para melhoria de qualidade da matéria-prima e desenvolvimento sustentável das propriedades.

“Entendemos que os impactos impostos pela economia, especialmente sobre a atividade leiteira, devem ser combatidos de maneira conjunta. Este desafio é tanto da indústria quanto do produtor, por isso estamos ainda mais próximos dos nossos fornecedores para identificar as oportunidades de melhoria. Nosso papel é também o de ajudar o produtor de leite na gestão e nas práticas para aumentar a produtividade e rentabilidade das propriedades. Todos os elos são beneficiados e fomentamos o crescimento mútuo”, diz Fernando Bertoti, Diretor Industrial e de Originação da UltraCheese.

Também a revisão e o aperfeiçoamento dos processos e procedimentos, envolvendo a padronização dos sistemas e novas implementações decorrentes do projeto de digitalização corporativa, entre elas a adoção da plataforma Sales Force.

Destaque ainda para os planos de captação e retenção de talentos, bem como iniciativas de governança e ESG, englobando o Projeto de Certificação FSSC 22000, a obtenção do Certificado Selo Verde-Energia Limpa e do Certificado Eu Reciclo-Logística Reversa de Embalagens, mais as obras da Unidade de Concentração de Soro em Cruzília/MG e São João do Oeste (SC).

“Todas estas realizações e iniciativas credenciam a UltraCheese a um desempenho ainda melhor no segundo semestre e atestam a credibilidade e excelência do trabalho realizado, consolidando a plataforma entre os principais players do mercado lácteo nacional”, encerra Martins.

As informações são da Assessoria de Imprensa, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?