ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa: UFG testa eficácia de técnica biológica para o controle do carrapato em bovinos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/11/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Uma pesquisa do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está testando a eficácia de uma técnica biológica para o controle do carrapato dos bovinos. A pesquisa utiliza fungos que infectam o carrapato, causando uma doença nele e matando-o na pastagem.

Segundo o professor e coordenador das pesquisas, Éverton Kort, os fungos utilizados são do gênero Metarhizium, muito utilizados no controle biológico das cigarrinhas, que acometem pastagens e a cultura da cana.

Esses fungos não são patogênicos para humanos e outros vertebrados, e sua utilização representa uma proposta sustentável. A ideia da pesquisa é criar um produto a ser aplicado no campo que seja capaz de infectar o carrapato no momento em que este vai ao solo para fazer a oviposição.

A equipe de pesquisa tem produzido vários testes em laboratório e semicampo (ambiente externo parcialmente controlado). Os testes de laboratório vem apresentando resultados promissores; os testes de semicampo, com controle parcial de variáveis, também já mostraram eficácia.

E como funciona?

Nesses testes, o fungo em formulação particulada é aplicado na pastagem e produz conídios, que são células capazes de infectar os carrapatos; em seguida, carrapatos são distribuídos nesses locais para avaliação da eficácia do produto.

O professor explica que esses fungos, na verdade, estão presentes naturalmente no ambiente. A técnica aumenta a quantidade deles na pastagem de forma a diminuir a população de carrapatos fazendo com que ambos voltem ao equilíbrio natural no ambiente. Os fungos são bastante resistentes e exigem condições de temperatura e umidade próximas daquelas que os carrapatos necessitam para sobreviver no local.

UFG desenvolve técnica para controle de carrapatos de bovinos

O professor ressalta que o método biológico é uma alternativa a mais ao uso de produto químico e não descarta sua utilização. Mas explica que apesar do grande número de produtos disponíveis, poucas classes químicas são altamente efetivas contra o carrapato, o que leva a associação dessas classes pela indústria para aumentar sua eficácia. Por isso, ressalta Éverton Kort, é preciso criar novas alternativas que auxiliem o produtor, e é essa a intenção da pesquisa.

Parcerias e financiamento

A pesquisa é uma entre diversas outras realizadas no IPTSP e na Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG envolvendo o controle de carrapatos em bovinos, cães e também os que parasitam humanos. O professor relata que para chegar aos resultados com os fungos foram feitas parcerias com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Arroz e Feijão, e Faculdade de Farmácia da UFG. A pesquisa conta com recursos da Capes, CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

Vale a pena ler também: 

Startup desenvolve produto para controle biológico de carrapatos

Secretaria de Agricultura de SP desenvolve produto para auxiliar no combate a carrapatos em bovinos

As informações são do Diário de Goiás. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures