Na reunião do dia 16 do Conselho de Ministros da Agricultura da União Européia um dos principais pontos de debate foi a situação do setor lácteo. Com menos de duas semanas para o fim das cotas de produção de leite, depois de mais de três décadas de vigência das mesmas, duas opiniões diferenciadas ficaram claras.
Por um lado, um grupo de países (o dos grandes produtores de leite do norte da UE) ficou muito satisfeito com o desaparecimento do sistema de cotas e levantou a necessidade de traçar estratégias para aumentar as exportações comunitárias de produtos lácteos.
Por outro lado, outro grupo (países principalmente do sul) manifestou preocupação com o desaparecimento do sistema, que pode implicar um aumento da produção e, portanto, volatilidade e pressão sobre os preços. Por este motivo, solicitou à Comissão que examine medidas que sirvam como uma rede de segurança para proteger os agricultores e os seus rendimentos.
A Comissão Europeia não espera um disparo na produção de leite em 2015. Estima-se um aumento de apenas 1% em relação a 2014. Este baixo valor é consequência da produção reduzida no primeiro trimestre de 2015 (e último trimestre do ano com cotas de produção) para evitar as multas por excesso de oferta, o que compensará os aumentos de produção de leite a partir de 1 de Abril.
A COPA-COGECA, organização de produtores e cooperativas, reiterou o seu pedido para que o dinheiro arrecadado pelas multas por excesso de produção seja reinvestido no setor leiteiro, para auxiliar na adaptação à nova situação.
A reportagem é do Agrodigital S.L, traduzida pela equipe MilkPoint.
UE: opiniões divididas sobre o fim das cotas de produção
Na reunião do dia 16 do Conselho de Ministros da Agricultura da União Européia um dos principais pontos de debate foi a situação do setor lácteo. Com menos de duas semanas para o fim das cotas de produção de leite, depois de mais de três décadas de vigência das mesmas, duas opiniões diferenciadas ficaram claras.[...]
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.